Meu nome é João Paulo Baptista, moro atualmente em São Paulo, mas nasci em Bariri, uma pequena cidade do interior paulista. Sou um dos fundadores da Plata o Plomo e, de vez em quando, me arrisco a escrever alguns textos para o blog. Porém, o post do dia de hoje é muito especial. Vou contar uma história para vocês muito interessante.
Há um mês atrás, estava passando o fim de semana em minha cidade natal, e minha mãe me mostrou uma bolsa (achei linda). Ela era feita toda feita com anéis de latinha e costurada a mão. Fiquei de boca aberta e perguntei para minha mãe quem tinha feito. Ela me respondeu que tinha sido a Dona Tita, minha vizinha há muitooooooo tempo. Fiquei realmente encantado com o trabalho dela e pensei na hora que gostaria de gravar um conteúdo para divulgar sua arte para outras pessoas. Minha ideia era gravar um vídeo que contaria como ela aprendeu a fazer a bolsa, o tempo que demora, materiais, etc…
Pois bem, no último Domingo, dia 28 de Maio, lá fui eu na casa da Tita, acompanhado de minha irmã. Ela topou na hora fazer o vídeo e estava muito a vontade. Expliquei qual era o objetivo do vídeo e comentei algumas perguntas que possivelmente iríamos fazer. Perfeito, começamos a gravar. Mas aí que a suspresa apareceu.
Em meio ao papo, começamos a falar de outros assuntos. Perguntamos sobre a história de vida dela, aprendizados que teve e muitas outras coisas. A Tita tem 85 anos e tem uma saúde de ferro! Faz tudo sozinha (vai ao mercado, cozinha, limpa a casa, cuida de sua cachorrinha, etc). E independente de qualquer coisa, pensei que deveria tentar tirar o máximo de proveito do conhecimento de vida que ela tinha para oferecer. E não poderia ter feito uma coisa melhor.
Acabamos gravando mais de 1h de vídeo. A Tita compartilhou ensinamentos, conselhos e sonhos preciosos. Em vez de sair com um vídeo sobre as bolsas, tivemos um material muito rico sobre a vida. Pensei na hora que gostaria de compartilhar isso com mais pessoas.
Se você já assistiu o vídeo, fico feliz. Independente de qualquer pensamento, filosofia, religião…as palavras dela são de grande sabedoria. Se você ainda não viu, veja abaixo. Tenho muito material gravado com ela ainda e vou compartilhar mais coisas com vocês.
Tita atualmente mora com seu filho, mas mesma casa há muito tempo. É de uma serenidade de dar inveja a qualquer pessoa, ainda mais nesse nosso mundo corrido e maluco. Ela contou que há 30 anos atrás, fez uma colcha de algodão maravilhosa. Demorou um ano e meio para terminar e foi usada 3 vezes apenas. A gente gravou isso e é realmente impressionante! Não vejo a hora de editar o material para poder compartilhar com vocês.
O conselho maior deixado do vídeo foi: “Se você puder aprender, aprenda”. Fiquei pensando muito nisso. Tenho 28 anos de idade e muitas vezes tenho preguiça de ler, estudar, conversar sobre coisas novas. A Tita, com 85 anos está com uma energia de dar inveja! E falou que não vai parar por aí…que quer aprender novas formas de costura…e acreditem, ela vai!