O surto de coronavírus continua causando muitos problemas ao redor do mundo. Desse modo, ficar em casa passa a ser essencial para evitar o aumento de casos e proliferação do vírus para àqueles que têm esta opção. Como estamos em casa, nada melhor do que tentar colocar em prática antigas vontades. Uma delas pode ser o fato de querer aprender a tocar violão.

Neste momento de distanciamento social há vários tutoriais com os primeiros passos para aprender a tocar um instrumento, e o mais popular deles é o violão que não custa caro, é leve e você poderá levá-lo nos encontros com amigos e com poucas aulas você já poderá tocar algumas canções.

Então, aproveite o momento para aprender, preencher o seu tempo de forma prazerosa e quando terminar a pandemia já estará pronto para comemorar com uma canção que gosta em uma roda com amigos. Desse modo, vamos aprender algumas dicas e informações valiosas de como conseguir tocar este instrumento incrível.

5 dicas para você aprender a tocar violão em casa!

Procure por vídeo aulas no YouTube

A maneira mais fácil de aprender a tocar violão ou qualquer outro tipo de instrumento são as vídeo aulas em diversas plataformas disponíveis. O YouTube é uma das melhores opções para aprender, já que boa parte do conteúdo é gratuito. Além do mais, o serviço oferece uma gama de opções para quem deseja iniciar o processo de aprendizado.

Nele, é possível aprender a tocar o instrumento desejado procurando por um canal que ensine exatamente o seu estilo preferido, além de ter opções para novatos passando até para aqueles que já sabem tocar o instrumento e estão afim de se especializar e aprender técnicas novas.

Dentre os canais mais conhecidos estão o de Fábio Lima, Heitor Castro, Hebert Freire e o Descomplicando a música. Inclusive alguns deles abrem a opção para serem realizadas aulas online e individuais, caso seja de interesse do usuário.

Veja abaixo uma dessas aulas e entenda como elas podem ser simples e úteis para você aprender a tocar violão de forma rápida:

Aprenda a tocar violão em sites especializados com cifras e tablaturas

Antes de mais nada, as cifras são partes essenciais nas estruturas das músicas. Primeiramente, elas são basicamente responsáveis por indicar os acordes a serem executados pelo instrumento. Logo após você aprender o significado de cada nota e o básico, chegou a hora de procurar a cifra da sua música favorita e estudá-las.

Lembrando que muitos especialistas ligados ao ramo musical dão dicas para você procurar a cifra de suas músicas favoritas para começar a aprender. Desse modo, o grau de motivação em conseguir domina-las por completo será maior do que simplesmente selecionar uma sugestão vinda de outra pessoa.

Não existe nada melhor do que notar a sua evolução com uma música especial em sua vida.

Dentre as diversas opções de sites que possuem este conteúdo para ser estudado, estão o cifraclub, cifras.com.br e pega cifra. No entanto, existem diversas outras opções na internet até sendo focado em um estilo musical que te agrade.

No entanto, estes três citados possuem uma grande quantidade de conteúdo e até dicas de pessoas mais experientes no ramo, o que pode agregar em seu aprendizado.

Aplicativos para celular que ensinam a tocar violão

Uma das melhores formas de aprender a tocar violão ou até mesmo outros instrumentos são os aplicativos de celular. O próprio cifraclub possui um App disponível para Smartphones com sistema operacional Android e IOS com uma grande quantidade de cifras e tablaturas para você aprender e praticar.

Entretanto, o mais indicado para iniciantes é o Yousician. Este aplicativo é considerado o mais completo quando o assunto são técnicas para aprender a tocar violão. O App está disponível para Android e IOS.

Aplicativo para aprender a tocar violão
Com o Yousician, aprender a tocar violão se torna simples!

Sua ideia consiste em ensinar os novatos a tocar violão e até servir de treinos para aqueles que já possuem um domínio do instrumento. Basicamente, ele precisará ter acesso ao microfone do seu aparelho celular e identificará todos os acordes que você está fazendo, assim ele conseguirá informar e corrigir todos os seus movimentos caso seja necessário.

Além do mais, ele possui uma grande quantidade de conteúdo, treinamentos e técnicas para todos os praticantes.

Uma outra opção bastante procurada é o Coach Guitar. Este aplicativo possibilita que o usuário assista vídeos e aprenda a tocar diretamente na tela do celular que irá reproduzir os acordes de um violão de maneira mais simplificada, sendo assim uma ótima opção para aprender e você poderá buscar por uma música que seja familiar.

Aprenda a tocar violão na internet
Com o Coach Guitar você consegue aprender a tocar violão sozinho

Por fim, é bom lembrar que alguns destes aplicativos citados são pagos. No entanto, todos possuem uma versão gratuita e um período de testes disponíveis para serem utilizados.

Procure por aulas online com professores particulares

Diferente das vídeo aulas que podem ser assistidas a qualquer momento no YouTube, também é possível buscar aulas online com professores particulares. Assim, você poderá ter contato direto com o profissional, tirar dúvidas no mesmo momento e assim aumentar as chances de aprender a dominar o instrumento em um espaço menor de tempo.

Atualmente, diversas plataformas para aulas online como Zoom, Microsoft Teams e Skype possibilitam que profissionais ministrem aulas individuais ou em grupos. Vale lembrar, que vários canais no YouTube que ensinam a aprender do zero também possuem opções para quem se interessar por este método.

Com isso, você aprenderá a dominar o instrumento em um espaço menor de tempo e ainda poderá ajudar um profissional neste tempo difícil de quarentena, já que muitos professores não estão podendo trabalhar em escolas instrumentais ou aulas em domicílio.

No GetNinjas, você pode encontrar vários professores para te ajudar nessa jornada para aprender a tocar o instrumento de cordas.

Aprendendo a tocar violão com livros e revistas

Um método que ainda é eficaz e pode ser bastante útil para aprender a tocar violão ou demais instrumentos são as revistas e livros especializados no assunto. Hoje em dia, existem novas opções para ter acesso a estes materiais.

Realizar o download de livros e revistas em seu celular, Kindle ou outros leitores digitais é uma boa opção. Além do mais, existem diversos materiais físicos que ensinam a aprender um instrumento do zero sem ter tido nenhum contato ou experiência.

Sites como Amazon possuem uma série de materiais para pessoas interessadas em aprender a tocar violão. Existem livros que tratam até de estilos avançados para àqueles que já possuem um domínio maior do instrumento.

Ah, e antes de encerrar, mais uma dica. Se você gosta de música, veja esse artigo com dicas para fazer uma decoração musical.

E pra terminar o artigo, nada como ver um gatinho fofo tocando violão. Se isso não te incentivar a começar, não sei o que irá… Hahahahaha