Você tem dificuldade para aprender inglês através do método tradicional, ou não tem condições de pagar um curso? Saiba que existem várias formas autodidatas para aprender inglês em casa, do jeito que te agrade e que não seja um saco!

O ensino do inglês, antes limitado a salas de aula e métodos ultrapassados, agora está cada vez mais democratizado e com isso, de fácil acesso a quem interessar. Seja através de APPs ou de conteúdos gratuitos, você consegue aprender inglês sozinho (a), basta querer!

Para te dar uma ajudinha, listamos neste post várias dicas e informações que com certeza irão te ajudar a se tornar bilíngue. Assim você melhora o seu perfil profissional, vai se sentir confiante em viagens internacionais, vai entender e cantar certo, aquela música que você cantava no embromation, entre muitas outras possibilidades.

Falando em embromation com músicas em inglês, quem não se lembra do “Iarnuou” da Sol, do BBB4?

Aprender inglês com música

Portanto, se prepare para anotar tudo. Here we go!

Dicas para aprender inglês sozinho (a)!

Autodisciplina

Já que você vai estudar por conta própria, ninguém vai pegar no seu pé cobrando prazos de entrega de uma lição, ou pontos a melhorar. Quando você decide aprender inglês em casa, a primeira coisa para ter sucesso é a autodisciplina.

Logo, você precisa se comprometer com os estudos, definir qual é o melhor horário para estudar inglês de acordo com a sua rotina, e manter uma frequência para se dedicar ao idioma. O ideal é que você passe, pelo menos, 1 hora por dia em contato com a nova língua.

Tenha em mente que, de nada adianta passar um dia inteiro estudando, e depois ficar uma semana sem fazer nada. Sendo assim, mantenha a disciplina e o foco no seu objetivo.

Plano de Estudo

Antes de começar a estudar inglês sozinho (a), pergunte-se por que você quer aprender o idioma? Pode ser porque você adora viajar, ou talvez seja para melhorar seu perfil profissional, ou ainda porque você gosta de aprender coisas novas. É a sua resposta que vai dizer qual deve ser o seu foco nos estudos. Quando você aprende inglês focando no seu assunto de interesse, as coisas fluem melhor.

A partir daí, você deve montar o seu próprio plano de estudo, com o que você vai estudar e como. Inclua na sua didática: áudios, vídeos, músicas, leitura e escrita.

Vale lembrar que, segundo estudos, o melhor método para começar a aprender inglês é através do listening, ou seja, ouvindo. Tal como uma criança, que antes de aprender a falar, é exposta a vários estímulos através da escuta.

E aqui vai uma dica de material para incluir no seu aprendizado autodidata: o dicionário Linguee. Além de ser ótimo para traduções, ele também exemplifica com trechos de conteúdos oficiais, para te ajudar a contextualizar melhor as palavras.

Configure Aparelhos Eletrônicos em Inglês

Outra boa prática para aprender inglês em casa é configurar os seus aparelhos eletrônicos para operarem no idioma. Assim, o seu celular e o computador sempre trarão novas palavras para o seu vocabulário, e também irão te manter em contato com a língua.

Como configurar o Google em Inglês?

1) Vá até a sua Conta do Google em myaccount.google.com.

2) Clique em Dados e Personalização, no menu lateral.

Mudar idioma do Google

3) Em “Preferências gerais para a Web”, clique na seção “Idioma”.

Mudar idioma Google - parte 2

4) Agora é só clicar no lápis para editar e selecionar o idioma “Inglês” como padrão.

Mudar idioma Google - parte 3

Pense em Inglês

Você pode ler esta dica e achar uma bobagem, mas saiba que não é! Você vai ver que pensar em inglês no dia a dia, quando você está estudando o idioma, trará muitos ganhos para a sua evolução.

Mas como fazer isso? Bom, você pode montar listas de tarefas em inglês, por exemplo. Nomear os objetos da casa, contar, soletrar, coisas assim, simples e que parecem mínimas, mas que ajudam muito.

Aprender Inglês com Séries

Aprender inglês assistindo série é uma das formas mais divertidas de estudar, concorda? Aproveite para incluir a sua preferida no seu plano de estudos. Mas lembre-se de que você precisa assistir com áudio e legenda em inglês. Conforme for evoluindo a sua compreensão e você se sentir mais confiante, assista sem legenda.

Uma boa dica para fazer isso é o Sufli, uma extensão gratuita para Google Chrome, em que você consegue traduzir as legendas da Netflix, sem precisar sair da plataforma.

Aprender Inglês com Séries

As sitcoms são as melhores pedidas para estudar inglês assistindo séries, porque têm episódios curtos e divertidos, dessa forma você não se cansa. Então aqui vão algumas indicações para você:

  • Friends,
  • How I Met Your Mother,
  • The Office,
  • Parks & Recreation,
  • The Big Bang Theory.

Tenha Contato Diário com o Inglês

Isso mesmo, consuma conteúdos em inglês o máximo que você puder e diariamente. Seja através das séries que você escolher para estudar, ou de séries que você for assistir para se entreter, com filmes, músicas ou vídeos.

As palestras do TED são ótimos exemplos de vídeos para treinar inglês. Tem diversos temas muito interessantes, inclusive já destacamos as melhores para refletir.

Vamos listar aqui 3 bons TEDs para você começar a aprender inglês pela internet. Uma dica aqui é sempre preferir vídeos mais curtos e que abordem assuntos de seu interesse.

O perigo do silêncio

3 coisas que aprendi quando meu avião caiu

Tente uma coisa nova por 30 dias

Outra forma de consumir inglês é ouvindo podcasts, e neste site tem 12 bem legais para você praticar o listening.

Leitura e Audiobooks

É claro que o bom e velho livro não poderia faltar nos seus estudos, né?

Os audiobooks também serão grandes aliados seus, enquanto você aprende inglês sozinho (a). Com eles, você pratica o listening e aumenta o seu vocabulário, enquanto escuta uma boa história.

No site English e-Reader você encontra diversas obras, que estão divididas em níveis desde o iniciante ao fluente, para você escolher o que quer ler e/ ou ouvir.

Devido a quarentena por conta da pandemia de coronavírus, os livros de Harry Potter também foram disponibilizados em algumas plataformas, e se você se interessar, pode saber mais clicando aqui.

Leia Notícias em Inglês

Ficar por dentro das notícias do mundo é importante sempre, em qualquer idioma. Mas quando você estiver estudando inglês por conta própria, procure ler também noticiários na língua estrangeira.

Você pode acompanhar portais populares, mas também te indicamos aqui o News in Levels que reúne notícias do mundo para estudantes de inglês, e as disponibiliza divididas em três níveis.

No vídeo abaixo, você pode acompanhar uma pequena demonstração de como o News in Levels funciona:

Além disso, o site também conta com exercícios, livros, lições de gramática, vídeos e muito mais.

Bom, chegamos na metade das dicas que separamos para você aprender inglês em casa. Continue lendo e confira mais outras super dicas!

Como faço para aprender Inglês Online sozinho?

Use APPs Para Aprender Inglês

Como passamos boa parte do nosso tempo no celular, um APP para te ajudar a aprender inglês em casa não podia faltar! Existem muitos deles, mas aqui vou te indicar três:

  • Duolingo: um APP muito popular entre estudantes de inglês, e também de outros idiomas, já que ensina 6 deles, inclusive o Esperanto. Com o Duolingo você aprende inglês com jogos e desafios, e vai passando de níveis de acordo com a sua pontuação. É bem divertido, as aulas são curtinhas e você pode fazer em qualquer lugar. O APP está disponível para Android e IOS.
  • Lyrics Training: este é outro aplicativo para aprender inglês muito divertido. No Lyrics Training você escuta a música que escolher, e precisa preencher a letra com as palavras que estão faltando, selecionando a opção correta. Também está disponível tanto para Android, quanto para IOS.
  • Memrise: o Memrise é semelhante ao Duolingo, e também proporciona uma forma divertida de aprender inglês pelo celular. Ele possui uma seleção maior de idiomas, caso você se interesse por mais de um, e também disponibiliza contato com falantes nativos na versão paga. O app está disponível para Android e IOS.

Use Flashcards

Os flashcards também são ótimos recursos para te ajudar a aprender inglês sozinho (a). Use eles para memorizar novas palavras e aumentar o seu vocabulário.

Não está entendendo nada? Eu te explico! Flashcards são cartões em que você coloca uma palavra em inglês de um lado, e do outro sua tradução ou definição. Você também pode colocar uma imagem do que a palavra representa, ou o que te ajudar a dar sentido a ela.

O Anki e o Tinycards, do Duolingo, são ótimas opções para praticar esse exercício.

Flashcards

Canais no YouTube para Aprender Inglês

A internet é uma grande escola e o YouTube é uma das salas de aula dela. Por isso, é claro que a plataforma não ficaria de fora dos seus estudos de inglês.

Tem muitos canais no YouTube para aprender inglês gratuitamente, e com um ótimo conteúdo. Então já se prepara para deixar o seu like, se inscrever e ativar o sininho nas nossas dicas:

  • SmallAdvantages: este é o canal do Gavin Roy, um norte-americano apaixonado pelo Brasil, e que inclusive aprendeu a falar português sozinho. No ar desde 2015, o canal Small Advantages conta com mais de 1 milhão de assinantes. Dentre os diversos vídeos, o Gavin ensina as pronúncias de um nativo de forma bem didática e divertida.
  • Inglês Compartilhado: aqui é a Tainá Alves quem vai te ajudar a aprender inglês em casa, de um jeito bem descolado. Com mais de 43 mil inscritos, o canal Inglês Compartilhado tem uma série de vídeos com dicas, vídeos aulas e uma playlist dedicada ao estudo autodidata do idioma.
  • Inglês Winner: “o maior canal de inglês do YouTube no Brasil e um dos maiores do mundo”, esta é a descrição do canal do professor Paulo Barros. O Inglês Winner é ótimo para quem está começando a aprender inglês sozinho (a), já que as instruções são dadas também em português.
  • Real English: este é outro canal no YouTube para aprender inglês, excelente para quem está começando. O Real English tem um acervo de lições com acesso gratuito. Enquanto aos vídeos, são de situações cotidianas reais, que te deixam com uma melhor percepção do idioma.
  • Mairo Vergara: este é um dos canais que ensinam inglês mais populares no Brasil. Com certeza você já viu o Mairo Vergara em algum lugar! Bom, o canal dele já tem mais de 2 milhões de inscritos, e conta com diversos vídeos com dicas para você aprender inglês sozinho (a).

Perfis no Instagram para Aprender Inglês

Além de acompanhar o que seus amigos e amigas, e os digitais influencers andam fazendo, no Instagram você também pode seguir perfis que ajudam a aprender inglês sozinho (a). É mais uma forma de unir algo que você gosta – rede social – com os estudos.

Comece a seguir, então, estes perfis bem legais:

  • School’s Out: este perfil do Instagram para aprender inglês é particularmente fofo. Isto porque os “professores” são os gatinhos Carlos e Eduardo, que ensinam o idioma de um jeito bem descontraído, em forma de tirinhas. Na bio do School’s Out, você também encontra um cronograma de estudos completo.

View this post on Instagram

I don’t think Carlos thought this through! Kkkk ?

A post shared by School’s Out (@schools__out) on

  • Tia do Inglês: Marcela, a tia do inglês, é quem comanda este perfil. Ela ensina o idioma há mais de 26 anos, e seguindo a conta, você vai passar a receber diversas dicas bem explicadas para aprender e também aprimorar o seu inglês.

View this post on Instagram

Os padrões de CONNECTED SPEECH em Inglês podem afetar completamente a pronúncia de uma única palavra ou às vezes até uma frase inteira isso altera a maneira como ouvimos e também como nos comunicamos, porque nós alunos de Inglês acabamos pronunciando TODOS os fonemas e soamos ARTIFICIAIS E ROBOTIZADOS ao falar. Na vida real ninguém fala assim!!!???? A impressão é que temos que pensar demais para falar. Na maioria das metodologias mais tradicionais aprendemos de maneira VISUAL então nos apoiamos muito na escrita e leitura, na vida real APRENDEMOS AUDITIVAMENTE. O que nos afasta da realidade é que primeiro a vida NÃO TEM LEGENDAS e segundo em Inglês os sons escritos na maioria das vezes não são pronunciados da mesma maneira que escrevemos! Como faz para consertar isso? ? Precisa PRATICAR oralidade, reduções, conexões, naturalidade e musculatura em voz alta. Quer fazer práticas DIÁRIAS comigo e receber minha orientação? DIA 12 de MAIO iniciaremos a nossa SÉTIMA turma da MENTORIA 21. Uma imersão de 21 dias para PRATICAR inglês TODOS OS DIAS, e ainda receber feedbacks para ajustar sua pronúncia, conexão e estrutura. Topa o desafio? COMENTE aqui “EU QUERO” que a equipe vai te passar todas as informações. #InglêsMaisRápido #InglêsComATiaDoInglês #Inglês #InglêsNaPrática #OuvirInglês #AprenderInglês #AprenderInglêsRápido #fluência #masterclass

A post shared by Marcela Tia do Inglês (@tiadoingles) on

  • Ask Jackie: este é o perfil da professora norte-americana Jackie Katsis, especialista no ensino de inglês para brasileiros. Ela ensina o idioma e dá ótimas dicas para quem quer se tornar fluente.

View this post on Instagram

Hey guys, a diferença de pronúncia para essas duas palavras é bem sutil, principalmente quando você usa um verbo que começa com T depois da expressão CAN’T. . DICA ? CAN soa como “QUEN” com som de schwa CAN’T soa como QUÉNT. . Pra REALMENTE aprender a pronúncia correta, assista ao vídeo com bastante atenção e faça exercícios de repetição em voz alta para que possa compreender na prática essa pequena diferença.⚠️?️ . Este vídeo é um clip de um vídeo do meu curso online! Clique no link na minha bio para mais informações! =D. . Quer mais dicas como esta? Entre no meu grupo do Telegram “Clube Ask Jackie” #clubeaskjackie e receba materiais extras que acompanham nossas aulas. Link na bio! ? . #brasil #inglês #askjackie #instagood #cursodeinglês #inglesfluente #englishtips #pronunciationtips #dicasdepronuncia #inglesonline #aprendaingles #inglesnoinsta #inglesnoinstagram

A post shared by Jackie Katsis (Ask Jackie) (@askjackiebr) on

  • Idiom Land: neste perfil você vai encontrar expressões da língua inglesa, apresentadas com ilustração ou vídeo, e vai entender qual é o seu contexto. São ótimas dicas para enriquecer o seu vocabulário.

View this post on Instagram

Hey there! Our #idiom of the day is "Sick as a dog", which means "very sick.” ? ⠀ Origin: There are several expressions of the form sick as a …, that date from the eighteenth and nineteenth centuries. Sick as a dog is actually the oldest of them, recorded from 1705; it is probably no more than an attempt to give force to a strongly worded statement of physical unhappiness. It was attached to a dog, because dogs often seem to have been linked to things considered unpleasant or undesirable (big dictionaries have long entries about all the ways that dog has been used in a negative sense). The explanation for this isn't that people didn't like dogs, it is that diseases such as the plague were often spread via animals like rats, birds, and unfortunately, dogs. ⠀ Didn't understand this idiom? You need example sentences? Want to listen to the correct pronunciation? Try our app for learning English idioms – click the link in @idiom.land bio. ⠀ Special offer! Get 40% off our idiom dictionary and other dictionaries! Coupon code: 40OFF (use at checkout) – click the link in @learzing_dictionaries bio. #learningenglish #englishwords #idioms #englishlanguage #learnenglish #idiomland #sickasadog

A post shared by Idiom Land (@idiom.land) on

  • Betches: este é o perfil que todo mundo que estuda inglês e adora memes deve seguir! O Betches é sarcástico e divertido, sobre tudo que acontece na nossa rotina e também sobre assuntos relevantes no mundo. Vale a pena seguir para se divertir entendendo piadas em inglês.

View this post on Instagram

Alexa, play "Hot Girl Bummer"

A post shared by Betches Media (@betches) on

Páginas no Facebook para Aprender Inglês

O Facebook não podia ficar de fora das indicações para aprender inglês em casa. A rede social conta com páginas que ensinam o idioma e diversos grupos de estudos, que podem ser ótimos recursos para você. Vamos indicar aqui algumas páginas que você precisa curtir!

  • Inglês na Ponta da Língua: esta é a página oficial do site com o mesmo nome, e é igualmente comandada pelo especialista em língua inglesa, Denilso de Lima. Nela você vai encontrar diariamente, diversas dicas de inglês.

Você certamente sabe que para dizer "Estou cansada" em inglês, basta dizer "I'm tired". Mas, que tal ter outras…

Posted by Inglês na Ponta da Língua on Saturday, April 4, 2020

  • Inglês Online: a Ana Luiza é quem comanda a página Inglês Online, e o site homônimo. A página é cheia de dicas voltadas principalmente para vocabulário e conversação. Por isso, nela você vai encontrar vários podcasts para treinar.

  • Clube do Inglês: esta página do Facebook para aprender inglês é da Erika Belmonte, que dá dicas diárias com áudios e vídeos descontraídos. Aqui você encontra conteúdo real life para acrescentar nos estudos.

Hoje eu vim salvar salvar a vida de vocês haha cuidado com a pronúncia entre as palavras MESSAGE e MASSAGE!.E sim, este é um video mais antigo e eu resolvi postá-lo porque quero MUITO saber a opinião HONESTA E SINCERA de vocês para os próximos videos que eu gravar:.➡️Volto a incluir as perucas nos videos ou não? Vocês gostam? Acham bobo? Acham mais divertido? Desnecessário? É o diferencial? Descontraído e mais fácil pra aprender? Me contem!.Já adiantando que esta é uma pergunta legítima hahaMeaning: você dizer com toda sinceridade que eu não vou ficar chateada – eu estou perguntando porque quero saber sua opinião!.Deixa o seu LIKE se você curte a ideia e se apoia os meus projetos e me responda nos comentários a questão da peruca (your opinion is VERY VERY important to me) e se você gostou dessa dica de hoje! Tell me!.?Em breve vamos começar o Desafio #Inglês15em15 – vou trazer mais detalhes ainda esta semana mas por enquanto, só garanta que você faz parte do meu canal no Telegram porque o desafio será todo por lá (preciso ter certeza que todos vocês recebam as tarefas de forma organizada, that's why)..Baixe o App Telegram e dentro da aba "chat" procure por Erika na América Squad ou clique no link direto que vou deixar na bio, ok?

Posted by Clube do Inglês on Wednesday, May 13, 2020

  • Inglês na Rede: a página do blog de mesmo nome, tem uma série de conteúdo interessante e variado para estudantes de inglês. Vale a pena curtir e aproveitar as dicas que surgem por lá.

"Sei lá!" é um termo que pode ter várias formas de se expressar em inglês. Porém, uma maneira bem comum de dizer "Sei…

Posted by Inglês na Rede on Tuesday, April 28, 2020

  • Inglês da Depressão: eis uma página bem-humorada para você curtir e rir bastante com sacadas em inglês. Na Inglês da Depressão você encontra diversos memes e posts hilários em torno do idioma.

…Three little birdsPitch by my doorstepSingin' sweet songsOf melodies pure and true,saying: this is my message to you-ou-ouh

Posted by Inglês da Depressão on Monday, June 8, 2020

Crie Grupos de Inglês

Provavelmente, você tem amigos e amigas que também estão aprendendo inglês, ou que já tem um bom nível no idioma. Então, que tal montar um grupo no WhatsApp para que vocês conversem apenas em inglês? Assim, todo mundo pratica junto.

Caso você também tenha amigos/ amigas que morem em outro país, passe a conversar com eles/ elas em inglês. Você vai ver que praticando dessa forma, seus estudos ficarão mais ricos e a sua evolução vai ser cada vez mais rápida.

Converse com Nativos

A incrível tecnologia já nos permite entrar em contato com uma pessoa nativa da língua inglesa, sem precisar sair do país. E esses recursos são ótimos para aprender o idioma.

Portanto, aposte em aplicativos que te permitem fazer um “intercâmbio” sem sair do lugar. Para isso, nossas dicas são o Tandem e o Hello Talk, que estão disponíveis para Android e IOS, e você pode falar com pessoas do mundo todo.

Além dos APPs, você também pode montar suas aulas com professores (as) nativos (as) no site engVid, que tem diversos assuntos.

Viu só quantas opções você encontra para aprender inglês em casa? Então aproveite todas as nossas dicas e comece agora os seus estudos. Para se tornar bilíngue, só depende de você.  Believe, you can!

Ah, e deixe o seu comentário (em inglês ?) contanto quais das dicas você está colocando em prática e se tem alguma outra sugestão sobre o tema.