Preparamos uma lista com 10 atitudes sustentáveis que ajudam a preservar o meio ambiente, e que eu, você e todo mundo pode adotar no dia a dia. Veja tudo o que você pode começar a fazer, a partir de agora!

Estamos vivendo a maior crise ambiental da história, e isso não é novidade para ninguém. Sentimos na pele as mudanças climáticas e vemos com muita frequência que desastres ambientais estão acontecendo no mundo todo.

Cada vez mais o planeta dá sinais, pedindo urgentemente por socorro e não podemos mais ignorar os fatos. É preciso agir!

E por falar em agir, não devemos ficar esperando por leis ou que os governos e grandes empresas façam algo, as mudanças podem (e devem) partir de cada um de nós, porque por menores que possam parecer as nossas contribuições, veja abaixo como você pode ajudar:

10 atitudes sustentáveis para adotar no dia a dia

1) Separe seu lixo corretamente

Separar e descartar o lixo corretamente para a reciclagem, não é nenhum bicho de sete cabeças, concorda?

Separe seu lixo corretamente
Aprender a reciclar é o primeiro passo para ajudar o planeta

A partir da coleta seletiva, os materiais recicláveis podem ser reaproveitados, se tornando um novo produto ou matéria prima, ao invés de serem descartados de maneira inadequada, causando um impacto nocivo ao meio ambiente.

Também é muito importante descartar corretamente o lixo eletrônico, já que eles possuem elementos tóxicos que, quando descartados incorretamente, podem contaminar o solo e as águas.

2) Escolha meios de transporte sustentáveis

Os carros são um dos grandes vilões do meio ambiente, já que emitem CO2 e contribuem para o aumento do efeito estufa.

Meio transporte sustentável
Pedalar ajuda o meio ambiente e também faz bem para a saúde

Por isso, em vez de só andar de carro, dê preferência ao transporte público, ou troque as quatro rodas por duas e vá de bicicleta. Andar de bike ajuda o meio ambiente e também faz bem para a saúde.

3) Economize energia

Pensar em economia de energia vai além de reduzir os números do boleto no fim do mês.

É preciso muito recurso natural para gerar energia, então usá-la com responsabilidade e consciência é uma atitude sustentável para fazer parte da sua rotina.

Economize energia

Evite deixar luzes e aparelhos ligados sem necessidade, tome banhos rápidos, use a máquina de lavar apenas quando juntar roupa o suficiente para que ela fique cheia e dê preferência às lâmpadas de LED que são muito mais econômicas e duram mais.

4) Menos papel, mais árvores

Todo mundo sabe que a celulose, matéria prima do papel, é encontrada nas árvores, certo? Logo, a produção de papel está diretamente ligada com o desmatamento. Por isso, é importantíssimo fazer o uso consciente do papel.

Hoje em dia, com tantos recursos digitais, podemos abandonar o uso do papel em diversas coisas, como: receber boletos online, usar apps para ingressos de eventos, etc. Além disso, quando não tiver outro jeito, use o papel ao máximo, tanto a frente, quanto o verso da folha.

Dicas de Atitudes Sustentáveis

5) Reduzir o consumo de carne

Talvez, se tornar uma pessoa vegetariana ou vegana está fora de cogitação para você, e tudo bem! Mas sabia que ficando um dia da semana sem comer carne e nada de origem animal, já causa um efeito bem positivo no planeta?

Isso porque, a agropecuária é um dos principais setores responsáveis pelo desmatamento, além de consumir muita energia e água e contribuir com o efeito estufa.

Reduzir o consumo de carne

Você pode fazer parte do Movimento Segunda Sem Carne que tem vários adeptos, e para dar um empurrãozinho nessa ideia, você pode conferir a nossa lista de 10 restaurantes veganos em São Paulo.

6) Dê adeus aos banhos demorados

Ficar algumas horas sem água já é um perrengue horrível, né? Imaginar uma vida sem ele, então, é algo que ninguém quer. Por isso, temos que preservar e usar a água com responsabilidade como uma importante atitude sustentável.

Consumo consciente de água

Não deixar nenhuma torneira ou o chuveiro pingando em casa, tomar banho rápido e de preferência, se ensaboar com o chuveiro fechado. Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes e também quando estiver lavando a louça. Lavar a roupa só quando a máquina estiver bem cheia, já que ela consome muita água.

E claro, reutilizar água da chuva para lavar o quintal, o carro e o que mais for possível.

7) Reduzir o consumo de plástico

O Brasil é o quarto país do mundo que mais gera lixo plástico, e o que menos recicla, segundo a WWF.

Mudar esse fato depende muito de cada um de nós. Quando paramos e observamos quanto o plástico é presente em praticamente tudo e todo momento do nosso dia a dia, chega a ser assustador, mas podemos fazer nossa parte.

Atitudes sustentáveis no dia a dia

Em São Paulo já existe a lei que proíbe o comércio de diversos tipos de plásticos descartáveis e a distribuição de sacolas plásticas, que também é em proibida em outros estados.

Por nossa vez, podemos:

  • Ter e usar um copo reutilizável
  • Carregar as compras em uma ecobag
  • Optar por produtos que não possuem embalagem plástica
  • Sempre que possível, fazer compras a granel
  • Descartar corretamente o lixo plástico na coleta seletiva como já dissemos acima

É muito desafiador reduzir o consumo do plástico, mas a união de diversas pequenas mudanças, se transforma em um grande resultado.

8) Preservar as árvores

As árvores são de suma importância para a nossa sobrevivência e nem sempre damos a elas a real importância que elas merecem.

É preciso sempre ressaltar que não se pode fazer podas ilegais, ainda que a árvore esteja em uma propriedade privada, nunca se deve desmatar uma área e nem colocar fogo em propriedades, pois isso pode acabar afetando matas preservadas e provocar um grande incêndio.

Preservar as árvores

9) Nunca compre animais silvestres

Muitos animais silvestres são vendidos através do tráfico ilegal, sem a autorização do IBAMA. Nesse processo, eles são maltratados e muitos morrem.

É uma prática criminosa tanto de quem comercializa, quanto de quem compra. Então, não incentive algo tão cruel que afeta muitas espécies de animais e a nossa biodiversidade.

Não compre animais silvestres
A arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela

10) Compre produtos orgânicos

Os produtos orgânicos são uma ótima opção tanto para o meio ambiente quanto para a sua saúde. Sempre que possível, faça essa escolha para as suas refeições, já que são alimentos livres de agrotóxicos.

Chegamos ao fim da nossa lista de atitudes sustentáveis, e por último, mas não menos importante, vai mais uma dica: use a sua voz. Sempre que souber de uma pratica ambiental ilegal, denuncie!

Antes de sair, deixe aqui nos comentários o que você faz no dia a dia para preservar o meio ambiente, e compartilhe o nosso post para que mais pessoas pratiquem atitudes sustentáveis.