A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas possui uma série de critérios para indicar e premiar talentos na grande noite do cinema. Só que muitos atores e atrizes excelentes nunca levaram um Oscar para a casa, e a gente fica duvidando se os fatores analisados são mesmo justos.

Se lembra quando a gente fazia torcida para que o Leonardo DiCaprio finalmente levasse o Oscar? Pois é, essa agonia terminou em 2016, quando ele por fim venceu a premiação, após lutar com um urso em O Regresso, de 2015.

Contudo, DiCaprio não foi o único injustiçado pela Academia na grande premiação do cinema. Outros atores e atrizes também mereciam ganhar a estatueta dourada, porém saíram de mãos vazias. Ou pior, nem sequer foram indicados (as) a alguma categoria, por mais que merecessem.

Por isso, hoje vamos falar deles e delas, que possuem um excelente currículo e a nossa torcida para discursarem no palco do Dolby Theatre. E o Oscar vai para…

5 Atrizes que nunca ganharam o Oscar

Amy Adams

Amy Adams

A atriz Amy Adams foi indicada ao Oscar por seis vezes, mas nunca levou a estatueta para casa! Sua sexta derrota foi em 2019, quando concorreu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, em que a vitória foi de Regina King.

Diante de mais uma expectativa quebrada, fãs passaram a considerar Amy como a “nova Leonardo DiCaprio”, injustiçada tantas vezes pela Academia.

As indicações ao Oscar que Amy Adams acumula são: Melhor Atriz Coadjuvante por “Retratos de Família” (2006), “Dúvida” (2009), “O Vencedor” (2011), “O Mestre” (2013) e “Vice” (2019), além de Melhor Atriz por “Trapaça” (2014).

Emily Blunt

Emily Blunt

A Emily Blunt é uma das atrizes queridinhas de Hollywood, só que surpreendentemente, ela nunca sequer foi indicada ao Oscar! Pois é.

Porém, Blunt já provou o seu talento diversas vezes, e aqui vamos mencionar papeis pelos quais ela poderia (e merecia) ter recebido uma indicação da Academia: sua interpretação como coadjuvante em “O Diabo Veste Prada” (2006), seu protagonismo em “A Jovem Rainha Vitória” (2009), sua sensacional performance expressiva em “Um Lugar Silencioso” (2018) e sua brilhante performance em “O Retorno de Mary Poppins” (2018).

Vale lembrar que “Um Lugar Silencioso 2” está com a estreia pausada, devido a pandemia, mas que com certeza ela vai nos presentear com outra performance incrível e angustiante.

O que mais Emily Blunt precisa fazer para ser notada?

Glenn Close

Glenn Close

Glenn Close é uma das atrizes mais respeitadas da indústria cinematográfica. Contudo, ela carrega o injustiçado título de atriz com mais indicações ao Oscar, sem jamais ter tido uma vitória.

Ao todo, ao longo de sua carreira, Glenn Close já acumula sete indicações ao prêmio, que são: Melhor Atriz Coadjuvante por “O Mundo Segundo Garp” (1982), “O Reencontro” (1983) e “Um Homem Fora de Série” (1984). Além de ser indicada também na categoria de Melhor Atriz por “Atração Fatal” (1987), “Ligações Perigosas” (1988), “Albert Nobbs” (2011) e “A Esposa” (2018).

Seguimos esperando para que a icônica Cruella de Vil um dia faça o seu merecido discurso de agradecimento, na noite mais importante do cinema.

Helena Bonham Carter

Helena Bonham Carter

A nossa eterna Bellatrix Lestrange não poderia ficar de fora dessa lista de atrizes que nunca ganharam o Oscar. Afinal, assim como as demais, ela é mais um talento brilhante e injustiçado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Helena Bonham Carter, a excêntrica atriz britânica, que nos presenteia com papeis icônicos, conta com duas indicações ao Oscar. Uma de Melhor Atriz por “Asas do Amor” (1998), e outra de Melhor Atriz Coadjuvante por “O Discurso do Rei” (2011).

Michelle Williams

Michelle Williams

A atriz Michelle Williams também acumula uma série de indicações ao Oscar, sem ter levado nenhum prêmio.

Ao todo, foram quatro vezes em que Michelle entrou na disputa pela estatueta. Ela entregou performances brilhantes em “O Segredo de Brokeback Mountain” (2006) e “Manchester à Beira-Mar” (2017), sendo indicada como Melhor Atriz Coadjuvante. Assim como também em “Namorados para Sempre” (2011) e “Sete Dias com Marilyn” (2012), nos quais lhe renderam indicações como Melhor Atriz.

5 Atores que nunca ganharam o Oscar

Bradley Cooper

Bradley Cooper

O astro de “Nasce uma Estrela” está aqui na nossa lista de atores que nunca ganharam um Oscar, porque Bradley Cooper soma ao todo 8 indicações, em diferentes categorias, sem nunca vencer nenhuma!

Isso mesmo, o querido ator Bradley Cooper já mostrou a sua versatilidade nos filmes, e também o seu talento por trás das câmeras. Contudo, ele ainda não levou o prêmio mais relevante do cinema para casa.

As indicações de Cooper ao Oscar foram: Melhor Ator por “O lado bom da vida” (2013), “Sniper Americano” (2015), e “Nasce uma Estrela” (2019). Melhor Ator Coadjuvante por “Trapaça” (2014). Além disso, ele já concorreu ao prêmio de Melhor Filme por “Sniper Americano”, “Nasce uma Estrela” e “Coringa” (2019), sim, Cooper é um dos produtores do filme. E ainda concorreu a Melhor Roteiro Adaptado, também por “Nasce uma Estrela”.

Jake Gyllenhaal

Jake Gyllenhaal

O ator Jake Gyllenhaal está aqui, não só porque recebeu apenas uma indicação ao Oscar, ao longo de sua carreira. Mas porque, ele merecia muito mais!

Gyllenhaal foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “O Segredo de Brokeback Mountain” (2006). Mas ele já provou o seu talento, inúmeras vezes, e nem sequer foi notado pela Academia.

Por isso, vamos mencionar alguns dos trabalhos pelos quais Jake Gyllenhaal mereceu concorrer a estatueta dourada:

  • Donnie Darko” (2001), em que ele interpretou o icônico rapaz com visões, e mostrou à indústria cinematográfica do que ele era capaz;
  • o intimidador detetive em “Os Suspeitos” (2013),
  • quando ele protagonizou “O Abutre” (2014) em uma performance problemática, quase psicopata, e que é visto como um de seus melhores trabalhos;
  • o papel dramático que ele desempenhou em “Animais Noturnos” (2016).

Jim Carrey

Jim Carrey

O Jim Carrey marcou a nossa memória com filmes “bobos” de comédia, como “Debi e Lóide” (1994), “Eu, eu mesmo e Irene” (2000), “Sim Senhor” (2008). Porém, o ator já nos provou que também manda muito bem em filmes sérios, como o dramático “O show de Truman” (1998), por exemplo.

Carrey também nunca sequer foi indicado ao Oscar, mas conta com trabalhos que mostraram o seu poder como ator. Além do já mencionado “O show de Truman”, também se destacam “O Mundo de Andy” (1999), “Cine Majestic” (2001), o aclamado “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças” (2004) e “O Golpista do Ano” (2010).

Willem Dafoe

Willem Dafoe

O aclamado ator Willem Dafoe também nunca ganhou um Oscar! Uma verdade difícil de engolir para seus fãs. Afinal, ele é um dos atores emblemáticos de Hollywood, né?

Apesar disso, ele conta com 4 indicações, que são: Melhor Ator Coadjuvante por “Platoon” (1987), “A Sombra do Vampiro” (2001), e “Projeto Flórida” (2018), além de uma indicação de Melhor Ator por “No Portal da Eternidade” (2019), o filme do Van Gogh.

Will Smith

Will Smith

O Will Smith é um ator querido e está entre os mais bem-sucedidos de Hollywood. Mas também entra na lista dos atores que nunca receberam um Oscar.

Will conta com duas indicações de Melhor Ator, uma por “Ali” (2002) e a outra por “A Procura da Felicidade” (2007). Nas duas performances, o Fresh Prince mostrou do que o seu talento é capaz, mas infelizmente, não levou o prêmio para casa.

Além dessas atuações, Will Smith também conta com outros excelentes trabalhos e você pode conferir tudo no nosso post com os melhores filmes do ator.

E você, sabia que essas atrizes e esses atores nunca levaram um Oscar? Quem mais você acha que é injustiçado (a) pela Academia?

Compartilhe a sua opinião com a gente, e o nosso post nas suas redes sociais e também nos grupos do WhatsApp. Vamos juntos divulgar esses talentos injustiçados, e que torcemos pelo dia em que sairão do Dolby Theatre com o prêmio na mão.