É tempo de liberar a purpurina, a pochete de lantejoulas, aquela fantasia que você sempre sonhou usar e muitas cores no mesmo look, porque os dias mais alegres do ano estão chegando: sim, estamos falando do carnaval!

O carnaval 2020 será no dia 25 de fevereiro, mas o pré-carnaval vai começar no dia 15 e a farra se estende até o pós-carnaval de rua de São Paulo, no dia 01 de março. Nesse ano, a cidade promete bater o seu recorde nas avenidas, com 865 blocos cadastrados e a programação de 960 desfiles. São opções para ninguém botar defeito!

E se você adora cair na folia dos bloquinhos, acompanhe este texto até o final, que por aqui vamos dar várias dicas para curtir o melhor do carnaval de rua de São Paulo. Vem!

Blocos de carnaval em São Paulo

Para onde o bloco me levar

Para planejar a folia do carnaval de rua, é importante saber o trajeto que o bloco que você quer seguir vai fazer. Por isso, a primeira das nossas dicas é consultar o roteiro dos blocos de carnaval de rua de São Paulo 2020 liberado pela prefeitura no dia 11 de janeiro, no Diário Oficial da cidade.

Nele estão as datas, horários de concentração e dispersão, endereço da concentração, o trajeto que o bloco vai seguir e o endereço de dispersão. Assim você consegue conciliar mais de um bloquinho no mesmo dia e curtir ao máximo.

Blocos de carnaval para ir em São Paulo

Com os mais de 800 blocos de carnaval de rua que vão agitar São Paulo, fica até difícil decidir em qual ir. Mas calma, estamos aqui para te ajudar!

Você pode conferir a programação de todos os blocos aqui, e para conhecer um pouco de cada um é só conferir aqui. Abaixo, listamos alguns dos blocos tradicionais da cidade. Confira:

  • Acadêmicos do Baixo Augusta: o maior bloco de carnaval de rua de São Paulo vai desfilar, com muita alegria e ativismo, com o tema “Viva a Resistência” no dia 16 de fevereiro. Como sempre, contará com a presença de diversos artistas, a rainha Alessandra Negrini arrasando com uma fantasia incrível e este ano, o bloco também terá a presença da banda pernambucana Nação Zumbi que fará o show de encerramento do desfile.

Academicos da Baixa Augusta

  • Bangalafumenga: com o tema “O Banga declara o seu amor pelos batidões bonitos do Brasil”, o bloco vai receber apresentações de Criolo, Patrícia Secchis e do carioca Pretinho da Serrinha, estreando na festa paulistana. O desfile do Bangalafumenga será no dia 15 de fevereiro.
  • Bicho Maluco Beleza: o bloco comandado pelo querido Alceu Valença, arrasta milhares de pessoas com muita música do repertório do pernambucano, como “Anunciação”, “La Belle De Jour”, entre outros. O desfile de Alceu acontecerá no dia 15 de fevereiro.

Bicho Maluco Beleza

  • Casa Comigo: em 2020, o bloco de carnaval Casa Comigo, muito querido pelo público, vai celebrar a arte e a cultura com o tema “As Artes vão Rolar”. O desfile acontecerá pelas ruas do Centro de São Paulo, também no dia 15 de fevereiro.
  • Tarado Ni Você: o famoso bloco que celebra Caetano Veloso, traz o tema “Terra Transe!” para o carnaval de rua de São Paulo 2020. Para se jogar nas músicas do baiano, o desfile acontecerá no dia 02 de março.
  • Sargento Pimenta: o bloco de carnaval carioca que conquistou os paulistanos vai celebrando 10 anos de bloco e 60 anos de Beatles, com um desfile que promete ser o maior de todos os tempos do Sargento Pimenta! Por isso, se você é fã dos Beatles ou não, no dia 15 de fevereiro, ninguém vai ficar parado.

Bloco Sargento Pimenta

  • Galo da Madrugada: um dos maiores blocos de carnaval do mundo vai desfilar em São Paulo pela primeira vez. O Galo da Madrugada, bloco tradicional de Recife, promete arrastar uma multidão de paulistanos no dia 25 de fevereiro.

Novidades na folia

Além dos blocos já consagrados, muitos novos sairão nas ruas este ano e alguns com propostas bem diferentes. Se liga!

  • Unidos do K-Pop: o bloco Unidos do K-pop vai trazer o estilo coreano para a folia do carnaval de São Paulo. No repertório vai rolar o fenômeno BTS, Exo e Blackpink. Se você é fã de k-pop, se joga que esse bloquinho é seu! O desfile será no dia 01 de março.
  • Kipárada Jewish Bloco: outro bloco com uma proposta diferente, o Kipárada Jewish vai misturar música judaica com brasileira e sair pela primeira vez pelas ruas no dia 01 de março.
  • Bloco do Alok: quem também estreia no carnaval de São Paulo é o DJ Alok com o seu bloco que promete colocar todo mundo para fritar na avenida, no dia 01 de março.
  • Abacaxi de Irará: muitos ícones da música brasileira já foram homenageados no carnaval de rua de São Paulo, e agora chegou a vez do bloco Abacaxi de Irará celebrar o querido Tom Zé. O repertório do bloquinho vai contar com músicas de vários períodos da carreira de Tom Zé, em especial dos discos “Estudando o Samba” e “Todos os Olhos”. O bloco ainda vai passar em frente ao condomínio em que o cantor mora, o que promete ser um dos momentos mais emocionantes do desfile, que será no pós-carnaval, dia 29 de fevereiro.

Bloquinhos de carnaval para crianças em São Paulo

Com o carnaval paulista cada vez maior, são mais opções para os foliões que pulam nas avenidas e também para as famílias com crianças, que procuram algo divertido, porém, mais tranquilo. Nesse caso, a nossa dica é o Bloco Fora da Casinha.

Estreante no carnaval paulista, o Bloco Fora da Casinha não fará desfile, em vez disso, ficará parado na Praça Rotary, no centro. Para maior conforto das famílias, o evento contará com estrutura auxiliar, como um fraldário, para quem estiver com bebê ou criança pequena.

Já a apresentação principal para agitar a folia, ficará por conta do grupo A Bandinha, famoso em Recife. Anota aí que o carnaval para toda a família será no dia 01 de março.

Bloco de carnaval para crianças em São Paulo

Então, essas foram as nossas dicas para curtir ao máximo o carnaval de rua de São Paulo. Compartilhe para que mais pessoas encham as ruas de purpurina. E agora, por último, mas não menos importante, lembre-se:

  • NÃO é NÃO,
  • Se beber, não dirija,
  • Leve para as ruas apenas alegria e respeito!