Escolher a primeira tatuagem é sempre uma tarefa difícil de ser realizada. É necessário pesquisar muito para não se arrepender depois. De início, a pessoa deverá escolher o estilo de desenho que deseja fazer, um estúdio de tatuagens que tenha um profissional com qualificações para reproduzir a sua ideia, um ambiente referência em higiene, além de um bom preço.

Primeiramente, é bom entender um pouco sobre os vários estilos de tatuagens existentes para saber aquele que o inspira e que possa se enquadrar melhor no seu desenho ou ideia. Assim, você poderá procurar um profissional que saiba fazer exatamente aquele estilo. Existem muitos aplicativos e sites que podem servir de inspiração para a sua tão sonhada primeira tatuagem.

Desse modo, vamos conhecer melhor os principais estilos de tatuagens, as suas diferenças e características únicas, e ajudar você a escolher a sua primeira tatuagem.

Como escolher a primeira tatuagem? Conheça os principais estilos!

Estilo tradicional americano

O estilo tradicional americano ou Old School como é conhecido sempre esteve em evidência e é bastante popular entre os amantes de tatuagens. Vale lembrar, que este tipo de Tattoo foi um dos primeiros a serem aperfeiçoados e o seu surgimento aconteceu nos Estados Unidos pelos soldados da marinha.

Os desenhos mais conhecidos no estilo são as famosas âncoras, flores, faróis cercados pelo mar, caveiras, gaviões, adagas, cobras, além de uma infinidade de outras inspirações. É bom lembrar que as artes são conhecidas por terem cores bem fortes e traços grossos em sua composição.

Atualmente, estes desenhos ainda são extremamente populares e valorizados por todas as idades.

Tatuagem Estilo Tradicional Americano

Tatuagem Estilo Old School

Tatuagens New School

Este estilo é considerado por muitos uma evolução natural do Old School. As diferenças são principalmente vistas nos desenhos, que possuem cores extremamente vibrantes e inspirados em cartoons.

Outro detalhe importante são as suas formas, que não são geométricas e tendem a ser bastante exageradas, lembrando muitas vezes grafites e desenhos muito coloridos e chamativos. O estilo é bem popular nos dias atuais devido a fama de personagens vindos de quadrinhos e animes.

Muitos que ainda não têm nenhuma tatuagem acabam escolhendo seus personagens favoritos para serem marcados na pele pela primeira vez. A grande maioria dessas criações é feita utilizando o estilo de coloração e criação New School.

Estilo de Tatuagem New School

A evolução do Old School na tatuagem

Tatuagens tradicionais Japonesas

O estilo de Tattoo tradicional japonesa eram feitas no Japão em membros da Yakuza. Os desenhos eram marcados nos corpos dos integrantes como representação de poder diante dos demais. Além do mais, os tatuadores eram considerados mais importantes do que os membros do grupo devido a sua capacidade artística.

Os desenhos são conhecidos por serem coloridos e por fecharem mangas exatamente terminados no pulso. Outro detalhe importante são os preenchimentos nas costas, peito, pernas e nádegas dependendo da importância do integrante dentro do grupo mafioso. Artes famosas inspiradas em dragões, carpas, gueixas, tigres e flor de lótus são as mais utilizadas no estilo.

O estilo tradicional japonês ainda é extremamente popular em todo mundo. Apesar da fama inicial, os desenhos são conhecidos pelos detalhes e habilidades que os profissionais precisam ter para executá-los. Ele também ficou popular em outros países como Estados Unidos e Brasil.

Nos dias atuais, as tatuagens não estão mais interligadas com a máfia japonesa tendo uma base sólida de fãs e estudiosos ao redor do mundo.

Tatuagem tradicional Japonesa

Tatuagem Estilo Oriental

Tatuagens realistas

O estilo conhecido como realismo é um dos mais bonitos e procurados no mundo das tatuagens. Basicamente, são reproduzidos rostos de pessoas, animais e objetos de maneira extremamente idênticas e perfeitas. Os trabalhos frequentemente são realizados tanto em preto e branco como colorido.

Muitas pessoas procuram este estilo afim de homenagear algum familiar, ídolos, animais, ou um objeto especial, sendo maquinários bastante populares hoje em dia. Outro detalhe importante é a habilidade necessária que os tatuadores têm de ter para executar este estilo que é bastante preciso.

Sendo assim, é necessária uma boa pesquisa para saber se o profissional é realmente qualificado para executar a sua ideia com perfeição, já que principalmente as reproduções de rostos humanos são extremamente delicadas e difíceis de serem feitas.

Tatuagem Realista

Realismo na Tatuagem

Tatuagens em aquarela

O estilo aquarelado é hoje um dos mais famosos e procurados pelos entusiastas. Só para ilustrar, muitas pessoas estão buscando profissionais qualificados para realizar as suas ideias. Os desenhos podem ter a reprodução aquarelada em toda a sua composição ou só fazer parte dela.

Por fim, a grande maioria dos projetos simulam as pinturas diluídas em água combinadas com desenhos escolhidos pelo cliente, podendo se tornar verdadeiras obras de artes nos corpos das pessoas.

Tatuagem em Aquarela

Estilo aquarela para primeira tatuagem

Maori

As tatuagens conhecidas como Maori se tornaram extremamente populares na última década. As criações vêm de inspiração de uma tribo da Nova Zelândia com o mesmo nome do estilo. As formas lembram objetos esculpidos em rochas e com um grande nível de detalhamento.

O estilo Maori geralmente não possui representações de personagens e algo do tipo. Na verdade, eles são inspirações de formas feitas pela tribo neozelandesa e que se tornaram objeto de estudo de vários tatuadores que começaram a criar as suas próprias formas e linhas.

Atualmente é muito procurado nos estúdios, principalmente por esportistas. Elas geralmente são feitas nos braços se prolongando ao peitoral.

Tatuagem Maori

Tatuagem Maori no Braço

Tatuagens com pontilhismo

O Pontilhismo teve um grande aumento em sua popularidade nos últimos anos. Os tatuadores basicamente constroem desenhos tatuando ponto a ponto até uma figura ser formada. Este estilo possui bastante formas geométricas em sua composição, no entanto, qualquer desenho pode ser criado utilizando os pontos.

Por fim, também é comum alguns artistas mesclarem entre um desenho utilizando pontilhismo combinado com um normal. Está técnica resulta em criações extremamente bonitas e com um grande nível de detalhamento.

Se você estiver pensando em seguir por esse caminho, temos uma lista com ótimos tatuadores do estilo pontilhismo.

Tatuagem Pontilhismo

Estilo Pontilhismo

As tatuagens vêm se tornando cada vez mais comuns entre a população. Outro detalhe importante vem sendo a quebra do preconceito que muitos tinham com pessoas tatuadas. Desse modo, os artistas têm mais liberdade e público para trabalhar e assim oferecem tattoos com mais qualidade e estrutura para o mais variado público.

Além disso, se tornou bastante comum que criações híbridas sem um estilo definido comecem a surgir. Hoje, diversos tatuadores têm a capacidade de atender exatamente a exigência de seu cliente mesmo ela não se enquadrando em um dos estilos citados.

O mais importante é ter noção do que você deseja tatuar e pensar nas consequências, já que a tatuagem é uma marca que provavelmente será carregada para toda a vida.

E lembre-se de sempre escolher um bom tatuador. Neste post, nós recomendamos 20 tatuadores em São Paulo que mandam muito bem. E se você for carioca, também temos boas dicas neste post.

E pra buscar inspiração pra sua primeira tatuagem, uma boa fonte de inspiração pode ser o Pinterest.

O que achou das nossas dicas? Está pensando em fazer sua primeira tattoo? Conta pra gente nos comentários.