Você está pensando em como recomeçar do zero? O isolamento social instalado pela crise do Coronavírus fez com que tivéssemos mais tempo para pensar na vida. Somado a isso, muitas pessoas sofreram mudanças drásticas por conta da covid-19, como desemprego ou o fechamento de empresas, por exemplo.

Passar por essas situações não é nada fácil, ainda mais tendo que lidar com a quarentena e os outros sentimentos que ela pode gerar. Mas, saiba que você não está sozinho nessa. Muitas pessoas estão passando pelo mesmo problema e juntos podemos formar uma grande rede de apoio.

Às vezes, mudanças repentinas são necessárias para fazer com que sigamos no melhor caminho. Se você está pensando em mudar o rumo das coisas, está lendo o texto certo. Aqui, vamos dar dicas de como recomeçar do zero e te ajudar a organizar a vida durante a quarentena. Vamos lá?

Como recomeçar do zero?

O primeiro passo é refletir

Antes de saber como recomeçar do zero, é importante ter absoluta certeza de que é isso mesmo que você quer ou precisa fazer nesse momento.

Para te ajudar nessa missão, existe um exercício simples. Tente se imaginar daqui alguns anos. Não precisa ser muito tempo, um ou dois anos já basta. O que importa é ter a sensação de que você vai estar feliz e satisfeito com esse novo estilo de vida.

Dentro desse exercício, você também vai conseguir identificar o real motivo de estar querendo saber como recomeçar do zero. Por mais que você se sinta obrigado a isso por ter perdido a sua fonte de renda, é necessário saber se a sua nova profissão vai te trazer felicidade, paz, satisfação e equilíbrio.

Se você não se sente dessa forma com a vida que está levando, também é mais um sinal de que está na hora de recomeçar do zero.

Defina onde você quer chegar

Agora que você já sabe qual caminho deseja seguir, é preciso planejar como chegar até lá, certo? Afinal, mudar não é só pensar diferente, como também agir de outra forma.

Quando for estipular seus objetivos, não leve em consideração somente atitudes práticas, como também como você deseja se sentir conquistando aquela meta.

View this post on Instagram

Quando você define seu objetivo fica mais claro de entender onde você qier chegar e quais metas são necessárias para alcançar. Ao traçar as metas com prazos realistas, metas alcançáveis, fica mais claro e fácil de encurtar o caminho até a realização. Todas as conquistas precisam começar com um grande objetivo e traçar metas bem definidas. Seja na vida pessoal ou profissional, você precisa saber aonde quer chegar antes de encontrar o melhor caminho. Preparado para definir as metas para alcançar seu objetivo? Me conta nos comentários, ainda está disposto a alinhar sua empresa, sua marca, seu negócio online? Está caminhando junto nessa jornada? SIGA: @andreza.mkt

A post shared by Andreza | Mkt de Conteúdo (@andreza.mkt) on

Não precisa chegar chegando logo no começo. Pode começar com práticas pequenas, como buscar formas de controlar melhor o medo e a ansiedade, por exemplo.

Outra dica é procurar cursos que podem te ajudar em uma recolocação profissional, ou até mesmo praticar os conhecimentos que você já adquiriu fazendo trabalhos voluntários.

Procure um grupo de apoio

Muitas vezes, alguns amigos e familiares irão julgar seu desejo de mudança. Por isso, é importante contar com pessoas que irão apoiar a sua decisão.

Se sentir que não terá esse conforto dentro do seu ciclo social, procure ajuda em grupos na internet. Como já foi mencionado no começo do texto, você não está sozinho nessa e existem muitas pessoas passando pela mesma situação que também estão procurando ajuda, assim como estão dispostas a compartilhar conhecimento.

Pratique o pensamento positivo

Sabemos que essa não é uma atitude nada simples, levando em consideração o momento que o país e o mundo estão enfrentando. Também fica difícil pensar de uma forma positiva quando estamos desmotivados, mas a melhor forma de deixar esse pessimismo de lado é encarar a vida como um grande aprendizado.

Talvez, se você não tivesse passado por determinadas situações difíceis não seria o ser humano maravilhoso que é hoje. Por conta da sua experiência, vai ser mais fácil aproveitar as boas oportunidades que irão aparecer no seu futuro.

Fazer as pazes com você mesmo também pode ajudar a ver o mundo de outra forma. Tente tirar de cima de você a culpa e a angústia que vem de atitudes do passado e foque nas vitórias do seu futuro.

Sendo assim, você vai conseguir evitar pensamentos que acabam limitando suas ações, como achar que está muito velho para aprender algo, que não vai conseguir sozinho, que não vai achar um emprego, entre outros. Pode ser que você não acerte logo de cara, mas com certeza a prática leva a perfeição.

Como largar tudo e recomeçar do zero?

Se trate com carinho

Recomeçar do zero não é fácil e não vai acontecer da noite para o dia. Para alcançar esse resultado, é preciso ter força de vontade, coragem, amor próprio, autoconfiança e tentar se superar quando for necessário.

Todas essas características também levam um tempo para desenvolver ou aprimorar. Por isso, durante todo processo para recomeçar do zero, é preciso que você seja paciente e gentil consigo mesmo, além de se tratar com amor, compaixão e compreensão.

Veja beleza nas mudanças

A pandemia nos mostrou que tudo pode mudar de uma hora para outra. Hoje, sentimos falta das coisas mais simples da vida, que muitas vezes deixamos de valorizar, como um abraço, um toque, ver a família etc.

Não só o mundo a nossa volta como nós também estamos em constante mudança e evolução. Você com certeza não é a mesma pessoa de alguns anos atrás, certo? Nossas vivências, experiências e atitudes vão nos moldando ao longo do tempo.

Sendo assim, use esse tempo para aprender mais sobre si mesmo. Avalie as mudanças na sua personalidade, no caminho que você vem trilhando e sobre o significado e propósito que você mesmo dá para a sua própria vida.

Também é importante não ter medo de mudar e nem temer as mudanças que podem acontecer na nossa vida. Cada momento é único e devemos aproveitá-lo ao máximo enquanto ele está acontecendo. A zona de conforto é maravilhosa por um tempo, mas passar um longo período dentro dela pode te limitar.

Se lidar com as mudanças for algo muito difícil para você, esse vídeo pode ajudar:

Seja grato

Sabe aquele ditado: “a boca fala sobre o que está cheio o coração”? Quando tentamos ao máximo praticar o amor, a gratidão e o cuidado, parece que nossa qualidade de vida aumenta, pois estamos satisfeitos com aquilo que temos e aquilo que somos.

Assim, também fica mais fácil identificar fatores da nossa vida que não estão nos fazendo bem e ter uma diretriz melhor para recomeçar do zero.

É possível recomeçar uma nova vida?

Saiba quais são as suas necessidades

Ter bastante dinheiro é bem legal, mas também sabemos que não é só disso que vive uma pessoa feliz. Muitas vezes, nossa ideia de um futuro perfeito envolve riquezas, porém se não existir amor naquilo onde colocamos a maior parte do nosso tempo, também não há satisfação.

Por isso, pense nos seus valores antes mesmo de decidir como recomeçar do zero. Você vai perceber que não se trata apenas da quantidade de coisas que você tem ou pode comprar, mas como o que você faz pode impactar a vida do outro positivamente ou negativamente.

Tente enxergar o valor das suas ações antes do valor dos benefícios que elas podem te trazer. Dinheiro, sucesso e outras valorizações vão vir com o tempo e de forma natural. Não há nada de errado em ter ou querer essas coisas, mas não é saudável colocá-las como seu objetivo principal para recomeçar do zero.

Teste seus conhecimentos sobre você mesmo

Você sabe no que você é realmente bom? O que você gosta de fazer sem ser obrigado? Pelo que você é apaixonado? As respostas dessas perguntas são exatamente aquilo que vai te trazer felicidade a longo prazo.

Por exemplo, vamos supor que desde pequeno você adora dançar e sempre teve vontade de fazer aulas, ou até mesmo já estuda e pratica a dança há anos. Já imaginou que se você enxergasse a dança como mais do que um hobby, você seria mais feliz?

Quando nos sentimos mais satisfeitos com aquilo que fazemos diariamente, conseguimos enxergar a diferença que podemos fazer no mundo sendo apenas o que queremos ser.

Se precisar, procure ajuda profissional

Em algum percurso de recomeçar do zero, é normal se sentir um pouco sozinho e precisar de ajuda. Se isso acontecer com você, procure a ajuda de um profissional. Você pode optar por um psicólogo ou um coach.

Esses profissionais nos ajudam a identificar os problemas e enxergar por conta própria qual é a melhor maneira de agir, o que pode ajudar muito se você estiver se sentindo perdido.

Nesse vídeo, você vai entender melhor a diferença entre esses dois profissionais:

Dê o seu melhor

Todo mundo erra, mas quando sabemos que demos o nosso melhor, temos mais força para aprimorar nosso conhecimento e prática para tentar de novo uma próxima vez.

Por isso, quando a oportunidade certa aparecer, não deixe escapar. Viva essa experiência intensamente e tire o máximo de aprendizado e proveito dela. Não ter medo do fracasso vai te levar mais longe.

Desapegue de coisas que impeçam o seu crescimento

Uma das atitudes que mais atrapalham pessoas que desejam recomeçar do zero é continuar apegado a coisas do passado que não fazem bem.

Pode ser um relacionamento que não está dando certo, um emprego que já não te satisfaz, uma amizade que você teima em manter, situações que você relembra com frequência, entre outros.

Aceite que isso já passou e que agora você está pronto para seguir em frente e recomeçar do zero. Não precisa necessariamente perdoar ou compreender. Apenas entenda que aquela questão não pode mais te fazer sofrer e impedir que você siga em frente com a sua vida.

Assim, você evita focar nos erros e falhas que você cometeu no passado e entende que você conseguirá agir de uma forma melhor em uma outra situação.

Reconheça seus erros e valorize seus acertos

Antes de tomar a decisão de recomeçar do zero, com certeza você passou um tempo se lamentando por não estar onde gostaria, certo?

Isso é normal e acontece com todo mundo. Mas, se esse pensamento continuar a surgir na sua cabeça, pense exatamente no que está dando bons resultados e o que pode ser melhorado na sua vida atualmente.

Se você sente que está com problemas em valorizar seus acertos e pontos positivos, pegue um caderno e comece a anotá-los. Não foque apenas em grandes feitos, pois as pequenas coisas também precisam ser valorizadas. Tente manter uma rotina e escrever pelo menos um acerto por dia.

Dessa forma, você vai começar a enxergar a vida de uma forma mais positiva, pois em todos os dias você vai ver uma coisa boa acontecendo.

Sem você notar, esses pequenos sucessos vão surgir com uma frequência maior. Assim, você pode identificar qual foi a causa das coisas boas na sua vida e começar a criar ainda mais pontos positivos na rotina.

Como faço para reconstruir minha vida do zero?

Comece fazendo algo diferente

Depois de já ter certeza de como recomeçar do zero, é normal se sentir perdido no começo. Qual vai ser a sua ação rumo a uma vida nova?

Às vezes, algo que pode ajudar é fazer uma coisa totalmente nova, mas que você sempre teve vontade. Com o tempo, você vai se sentindo mais capaz e aquilo vai te dando a força que você precisa para dar os passos seguintes e realmente recomeçar do zero.

View this post on Instagram

Comfy sit ? Who wanna try?

A post shared by ? ? ? ? ? (@j.e.s.s.i.a) on

Já que estamos em isolamento social, uma boa ideia é fazer um curso novo pela internet. Você pode aprender uma nova língua, aprender algo artístico como bordar ou pintar, ver vídeos no YouTube que ensinam a tocar um instrumento, etc.

Em um primeiro momento, você pode pensar que é péssimo naquilo e achar que não vai conseguir. Se esses pensamentos surgirem na sua cabeça, não desista. Com o tempo, seu corpo e mente vão se sentir desafiados com essa nova atividade e você vai começar a se sentir motivado por ter encontrado algo novo e fascinante.

Cuidado com as armadilhas diárias

Já falamos aqui que o caminho para recomeçar do zero não é fácil. Por isso, é normal ter momentos de fraqueza, onde a única coisa que você vai querer é voltar para a sua tão querida zona de conforto.

Mas, para sobreviver a esses dias difíceis, você tem que estar preparado antes mesmo que eles aconteçam.

Se conheça e saiba exatamente quais refúgios sua mente irá procurar nesses períodos. Apague o número de pessoas que não te fazem bem, não compre besteiras no supermercado se você costuma descontar as frustrações na comida e nem use o celular antes de dormir.

Tudo isso pode parecer exagerado e difícil no começo, mas com o tempo você verá que foram atitudes necessárias para você conseguir alcançar aquilo que deseja.

Um último lembrete

Agora que você já sabe tudo sobre como recomeçar do zero, é importante lembrar de algumas coisas.

Se você sentir necessidade, pare um tempo e respire. O que você não pode fazer de jeito nenhum é se manter estagnado e acabar perdendo boas oportunidades por conta disso.

Quando se sentir sem esperanças, lembre-se que sempre haverá novas pessoas para você conhecer, novas oportunidades para conquistar e novas experiências para viver. Por isso, corra atrás do que quer sempre, mas não se cobre demais e entenda que tudo vai acontecer no tempo certo.

E aí, o que você está fazendo para recomeçar do zero? Se tiver outras dicas que possam ajudar outras pessoas, deixe nos comentários.

Caso você conheça alguém que esteja passando por uma situação complicada e acredita que esse texto sobre recomeçar a vida pode ajudar, compartilhe nas redes sociais!