Categorias: Estilo

A nova onda da customização de roupas

Vestir-se é uma forma de expressão natural. Nesse momento, usamos o que combina com nossa personalidade e, principalmente, com nossos gostos e preferências. A customização de roupas está super em alta e faz parte dessa ideia.

Essa personalização não é de hoje. Nos anos 80, por exemplo, os jovens personalizavam camisetas, calças jeans, jaquetas e outras peças de roupa, deixando tudo com “a cara” deles. E aí, vamos conhecer melhor essa tendência?

A seguir, veja bastante informação sobre o assunto, mostrando como a liberdade criativa deve ser estimulada nas customizações, além de abordar como as empresas aproveitam essa onda. Continue a leitura e confira!

A postura do mercado em meio à tendência de customização de roupas

As principais marcas vêm surfando na onda da pegada custom, aproveitando isso de duas maneiras diferentes: oferecendo possibilidades de customização e vendendo peças com o conceito handmade.

O serviço de customização é oferecido no próprio e-commerce de algumas marcas. Os calçados costumam receber essa opção, em que o consumidor pode escolher esquema de cores e até mesmo materiais.

Handmade de mentira

O mercado de alta costura também adotou a tendência e fez com que, cada vez mais, houvesse a aceitação de peças com aspecto de customização feita em casa. O conceito foi muito bem-aceito e tem sido visto nas principais semanas de moda no mundo.

Entre as marcas que adotaram peças nesse estilo, estão a Comme Des Garçons, com a jaqueta de couro com mensagem nas costas, como se tivesse sido feita com tinta, e a tradicional Gucci, em colaboração com a artista Coco Capitán, com camisetas, pochetes e moletons que receberam intervenções lembrando pichações.

O pioneirismo de Dapper Dan

Na década de 80, o alfaiate Dapper Dan tinha um ateliê no Harlem, Nova Iorque, e lá ele produzia peças com seu próprio design, mas com o logo de grandes grifes, como Louis Vuitton e Gucci, aplicados em ternos, calças, jaquetas e uma série de roupas para artistas, especialmente do rap.

O sucesso era grande e as encomendas, frequentes, entretanto, ele precisou encerrar suas atividades devido a notificações judiciais, retomando sua loja só em 2017, quando a Gucci o convidou para participar de uma campanha.

A marca fez isso praticamente como uma dívida de gratidão, já que parte da inspiração atual para a tendência handmade veio do sucesso de Dapper Dan.

A criatividade ganha liberdade com essa tendência

Quanto mais peças customizadas ganham as ruas, maior a vontade de intervir em tudo que há no seu armário, certo? A possibilidade de deixar a criatividade fluir permite que qualquer pessoa dê personalidade às roupas, com um toque despojado e ainda aproveitando uma tendência.

Além disso, a customização permite recuperar itens já sem uso, emprestando modernidade e intervindo, de maneira criativa, para que ele ganhe nova vida e se torne atual, mesmo que não seja de uma marca ou um designer famoso.

O que fazer para customizar suas peças

O principal é deixar a criatividade fluir! Se você já tem ideias, ótimo, coloque-as em prática! Mas, se você quer recuperar algumas roupas e deixá-las com um toque moderno, basta procurar algumas referências na internet e colocar a mão na massa!

Use os patches

Hoje em dia, você encontra diversos patches para bordar, em lojas comuns de rua ou até mesmo na internet. Eles podem entrar em diversos itens como calças jeans, jaquetas, tênis, camisetas e qualquer outro item em que possa ser costurado.

Corte sem dó

Os cortes também estão com tudo! Você pode improvisar uma barra na calça, deixando ela “pescando” um pouco e até mesmo desfiada. Rasgar o jeans também é uma ótima maneira de dar um up na peça de modo tranquilo, já que a moda destroyed está em alta faz tempo.

A Thalita Ferraz fez um vídeo bem legal, que mostra algumas técnicas e idéias para customizar roupas velhas (se assim podemos dizer :D). Vejam só:

Rabisque como quiser

Você também pode intervir pintando frases e fazendo desenhos em camisetas antigas, usando mensagens de efeito e impactantes, sempre deixando sua criatividade falar mais alto!

Gostou de saber mais sobre a moda de customização de roupas? Agora é sua hora de deixar as peças com a sua cara! Depois disso, veja como usá-las para criar um look descolado e original!

O post foi modificado em: 27 de fevereiro de 2018 13:27

Share
Publicado por

Post Recentes

Melhores Máquinas de Waffle: Top 8 + Dicas Sobre Como Escolher

Se você ama essa receita, acompanhe o nosso conteúdo de hoje para conhecer as melhores… Read More

9 de outubro de 2023

Melhores Espremedores de Laranja: Top 8 + Como Escolher

Gosta de sucos naturais? Então não deixe de conhecer os melhores espremedores de laranja dos… Read More

6 de outubro de 2023

Melhores Chuveiros Elétricos: Top 8 + Como Escolher

Se você não abre mão de tomar um banho quente e relaxante no dia a… Read More

3 de outubro de 2023

Melhores Geladeiras Side by Side: Top 6 + Como Escolher

As geladeiras side by side conquistaram seu lugar de destaque nas cozinhas modernas, combinando estilo,… Read More

14 de setembro de 2023

Melhores Celulares da Xiaomi: Top 8 + Dicas Sobre Como Escolher

Escolher o melhor celular da Xiaomi pode parecer uma tarefa difícil, mas o nosso artigo… Read More

13 de setembro de 2023

Melhores Roteadores Mesh: Top 6 + Dicas Sobre Como Escolher

Ter o melhor roteador mesh é indispensável para quem não abre mão de estar sempre… Read More

11 de setembro de 2023