Você tem uma camiseta ou calça no fundo do armário que não usa mais, mas não consegue doar? Muitas vezes por apego ou por uma má escolha, acumulamos peças de roupas que não usamos no dia a dia. Se estiver faltando coragem para desapegar, tente reaproveitar! Confira estas ideias de customizações de roupas para manter um guarda-roupas sustentável.

A importância de ter um guarda-roupas sustentável

Já falamos sobre a sustentabilidade na moda várias vezes aqui no blog, em posts de consumo consciente, slow living, dicas para ter um guarda-roupas sustentável e até minimalismo. A Plata o Plomo acredita que é melhor ter 5 peças boas, produzidas com responsabilidade e humanidade, do que 20 peças baratinhas que você não sabe em quais condições foram feitas.

Até por que não adianta ter uma vastidão de opções no armário e usar sempre as mesmas 5 camisetas preferidas, não é?

Ser adepto da moda sustentável é mais do que usar matéria orgânica ou sem origem animal. É minimizar quaisquer impactos ambientais/sociais, inclusive reduzindo o consumo e descarte de peças.

Customizações de roupas para manter um guarda-roupas sustentável

Bom, vamos às ideias. Uma tesoura, uma esponja velha e um pouco de tinta para tecido podem fazer milagres! Algumas ideias podem até precisar de técnicas de costura mais avançadas, mas nada que um costureiro ou costureira não cobre baratinho para fazer.

1) Diferentes cortes mudam a roupa completamente

Pode parecer bobagem, mas picotes simples com a tesoura têm o poder de modernizar qualquer camiseta velha. Se seu estilo for urbano, melhor ainda! Peças reaproveitadas casam perfeitamente com o estilo despojado e confortável das ruas.

Se não quiser estragar uma estampa legal, é só cortar as costas e as mangas. É uma tendência que dificilmente sairá de moda, porque a peça continua simples, mas foge do padrão.

Dicas para customizar camisetas

Como cortar camiseta

2) Bordados feitos à mão estão em alta

E o mais legal dessa tendência é que eles não precisam ficar perfeitos. Quanto mais, simples, tortinho e com cara de DIY, melhor. Acredite, não é nada difícil de fazer, uma agulha, linha preta, tempo e uma boa frase são todos os materiais de que você precisa.

Bordados feito a mão

3) Tinta de tecido pode salvar um velho jeans

Não só jeans, mas praticamente qualquer coisa. Acontece que o tecido grosso do jeans combina bem com um estilo de pintura mais trash, mais fácil de você reproduzir. No entanto, o céu é o limite se você tiver criatividade. 😉

Se quiser escrever frases ou fazer desenhos pequenos, aposte nas canetas para tecido. A precisão do traço será muito maior.

Como estilizar calça jeans

Tinta é mais indicada para artes “abstratas”, digamos, principalmente se você não tiver muita habilidade com pincéis. Stencils também são muito simples de fazer!

4) Dê uma de estilista e crie peças novas a partir de outras

É aqui que talvez você precise pedir ajuda de um profissional. Uma camisa estampada pode se unir a uma camiseta básica, por exemplo, ou um moletom básico pode se tornar uma peça boho. Basta você exercitar um pouco seu olhar de moda e repensar as peças que já tem!

Dicas para customizar roupas

Já fez a lista mental de peças que não usa mais e pode reaproveitar? Tem ideia de como aquela camiseta velha pode voltar a ser sua preferida? Já reciclou alguma roupa pra contar pra gente? É adepto da moda sustentável? Estamos aguardando sua participação nos comentários!

Só não esqueça: se este post não ajudou a reutilizar aquelas peças esquecidas no fundo do armário, dê um destino digno a elas. Doe para alguma instituição ou venda num brechó. O mundo gira com a sua ajuda. 😉