Já sabemos que durante o período de quarentena, o home-office foi determinado para quem não trabalha com atividades essenciais. Mas se a prática já estava cada vez mais popular, no futuro pós-pandemia é esperado que trabalhar de casa seja o novo “normal”, por isso, pensamos em 10 formas de decorar e organizar seu home-office!

Por mais que você possa ter estranhado trabalhar em home-office no começo da quarentena, agora já deve ter se acostumado, né? Ainda mais que não sabemos quando o isolamento social deve acabar.

Além disso, não existe mais o “normal” para voltarmos no futuro. Trabalhar em casa pode ser o novo hábito social, enquanto ir para o escritório deva acontecer 1 vez na semana ou quando necessário.

Por isso, está mais do que na hora de decorar e organizar o seu home-office e esperamos te ajudar muito com este post. Confira as nossas dicas!

Dicas para organizar e decorar seu home-office

Escolha um local agradável

Trabalhar no sofá ou na mesa de jantar pode dar certo por um tempo, mas não dura muito. Além de ser desconfortável, não é um ambiente que proporciona foco, por exemplo.

Por isso, é muito importante encontrar um local agradável para montar o seu home-office. Se possível, um espaço que te separe do resto das atividades da casa. Confira algumas ideias para você se inspirar:

E isso, independe do tamanho do local que você tem disponível na sua residência. Usando a criatividade, é possível montar um home-office tanto nos locais mais espaçosos, quanto nos mais apertados.

Renove o ambiente

Sempre tem alguma coisinha que te incomoda na decoração do escritório, não é verdade? Seja uma cor que desmotiva, ou um tapete velho. Pois então, decorando o seu home-office, você tem a chance de fazer tudo do seu jeito, começando pelas cores.

Existem ótimas opções para mudar totalmente a cara do local que você escolher, como papel de parede ou adesivos. Além disso, também existem adesivos para encapar móveis, que podem transformar uma mesa velha, por exemplo.

Lembre-se que você não deve sair de casa durante a quarentena, é claro. Você pode comprar estes produtos, e até tinta, pela internet. Atente-se ao seu bairro, quem sabe algum comerciante local venda, e a sua compra pode ajudar muito neste momento.

Escolha uma escrivaninha

Existem diversos modelos de escrivaninha, e você deve escolher o que mais te agrada. Tem escrivaninha cavalete ou com gavetas, além das mesas dobráveis que são perfeitas para ambientes compactos. Caso você já tenha uma mesa ou uma bancada que pode ser usada no home-office, perfeito!

Decoração com parede de tijolo

Se você quiser fazer uma parede de tijolo fake igual a da imagem, dá uma olhada neste artigo.

O importante é que você tenha conforto e espaço suficiente para trabalhar com o que for essencial por perto.

Invista em uma boa cadeira

Ter uma cadeira apropriada no home-office é indispensável. Ninguém merece chegar no fim do dia com dor na coluna e nos ombros, por falta de uma boa cadeira de escritório, né?

Por isso, invista no seu bem-estar. Quanto mais confortável a cadeira do seu home-office for, melhor será o seu rendimento.

De nada vale pensar somente no design, sem lembrar do que é essencial enquanto trabalhamos.

Qual é a melhor cadeira para o home-office?

Ajuste a iluminação

Um outro ponto essencial para um bom home-office é uma boa iluminação. Ambientes pouco iluminados tiram a nossa inspiração, além de nos fazer forçar a vista. Por este motivo, é necessário que o seu escritório em casa tenha muita luz natural ou por lâmpada mesmo.

Investir em uma luminária para deixar na mesa, também pode ser uma ótima ideia. Além de te ajudar a ter uma visão melhor, também contribui com a decoração.

A importância da iluminação na decoração

Decore com personalidade

Este é o seu momento de trabalhar em um ambiente que seja a sua cara! É você quem decide se o home-office terá uma decoração geek ou clássica, por exemplo.

Você pode usar estantes e/ou prateleiras, e decora-las com livros, itens colecionáveis, fotografias, objetos de viagens, etc. Solte a sua criatividade e deixe o seu home-office o mais acolhedor e inspirador possível para as suas horas de trabalho.

Aposte no aconchego das plantas

As plantas combinam com qualquer tipo de decoração. Além disso, elas têm o poder de deixar os ambientes mais confortáveis e aconchegantes. Então, por que não colocar planta no home-office?

Caso você não faça ideia de qual planta ter dentro de casa, a gente te ajuda. Temos dicas de tipos de plantas para apartamento e outras dicas de cuidados. Confira tudo e aposte em muito verde no seu escritório particular.

Organização em primeiro lugar

Este deve ser o seu mantra. Afinal, o fato de ninguém ver como você está trabalhando, não quer dizer que o seu home-office possa ficar bagunçado.

Por isso, mantenha a sua mesa sempre organizada, com apenas o essencial para você realizar o seu trabalho. Guarde tudo em seu devido lugar, como papelada em pasta de arquivo, por exemplo. E lembre-se de esconder todos os fios.

Organizadores móveis e gaveteiros são ótimos aliados para deixar tudo em ordem e existem de vários modelos. Vale a pena investir.

Elimine distrações

Muitas pessoas tem o hábito de deixar a TV ligada enquanto trabalham em casa, porque acreditam que ela faça o papel de companhia. Porém, isso pode ser uma armadilha, já que a televisão provoca distrações e tira o seu foco.

O ideal é não ter TV no home-office, criando assim um ambiente de imersão mesmo, em tudo o que você se propor fazer.

Outra dica para evitar distrações é deixar o celular fora de vista. Ainda mais agora, que mantemos contato digital o tempo todo com os nossos familiares e amigos.

Preze pela limpeza

Em todo escritório tem a “tia da limpeza”, mas quando se trata de home-office, essa parte fica por sua conta. Por tanto, mantenha o seu local de trabalho sempre limpo.

Faça limpeza na mesa, no teclado, nos materiais de papelaria, não deixe acumular lixo na lixeira. Enfim, é o seu escritório particular, não faz sentido deixa-lo sujo. Em tempos de pandemia, então, a higiene deve ser redobrada!

A importância de organizar a sua casa

Essas foram as nossas dicas para o seu home-office. Se você também precisa ter mais foco e produtividade trabalhando em casa, sugerimos que você conheça o método GTD. Além disso, se a situação financeira não vai bem, também temos uma lista com dicas de como ganhar dinheiro na internet.

E um bom lugar pra buscar inspiração para decorar e organizar seu home-office é o Pinterest. Use e abuse das milhares de ideias lá compartilhadas.

Por fim, antes de sair, conta pra gente quais das nossas dicas você vai usar primeiro, e o que você mais gosta no seu home-office?