Que tal uma viagem pela história do Brasil após a quarentena? Saiba que o país oferece destinos históricos incríveis e que vale muito a visita. Conheça-os!

Nosso país possui uma história riquíssima, que muitas vezes não é tão valorizada como deveria. Por sorte, muitos locais pelo Brasil ainda mantém a história preservada.

De monumentos importantes até arquitetura de séculos passados, existem vários destinos brasileiros para quem quer imergir totalmente na história de nosso país.

Do Oiapoque ao Chuí, nos quatro cantos do Brasil, o turismo histórico permite conhecer locais novos e reviver a história de uma forma divertida e inesquecível. Veja alguns destinos importantes que ainda mantém a história do Brasil viva.

Destinos para mergulhar na história brasileira

O Brasil é tão lindo e gostoso de conhecer que, mesmo para aqueles que não amam aprender sobre a história de um lugar, vai se apaixonar por esses destinos. Conheça aqui quais são alguns dos melhores destinos para mergulhar na história brasileira e agende seu passeio para após a quarentena!

Porto Seguro/BA

Porto Seguro foi a cidade onde os portugueses pisaram pela primeira vez no, então, território desconhecido que era o Brasil, em 1500. A Cidade Alta concentra a maior parte da memória histórica presente na cidade, com o Marco do Descobrimento, o Farol, o Museu do Descobrimento e a Igreja destinada à padroeira de Porto Seguro, Nossa Senhora da Pena.

Na semana da comemoração do descobrimento, em abril, a cidade conta com inúmeros eventos e apresentações culturais.

São Miguel das Missões/RS

Não encontramos muitos registros históricos das cidades da região Sul, pois até o século 19 não interessava a exploração destas terras para os portugueses. São Miguel das Missões é um local importante na história por causa dos jesuítas, que foram responsáveis por evangelizar os indígenas.

As ruínas do sítio arqueológico jesuíta presente na cidade é um Patrimônio Mundial, Cultural e Natural pela Unesco.

Pirenópolis/GO

Foi fundada em meados do século 18 pelos bandeirantes e mantém muito da arquitetura colonial intacta. Charmosa, ainda conserva muito dos detalhes originais das casas, além de possuir muitas ladeiras e ruas de pedra. Ela também é um destino muito procurado por conta das belas reservas ecológicas e cachoeiras e pelo turismo de aventura.

Ouro Preto/MG

A cidade mineira possui um conjunto arquitetônico deslumbrante, sendo tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. E não é à toa, já que tem ruas e casas históricas ainda bem conservada que atraem milhares de turistas todos os anos.

As igrejas são outro espetáculo à parte, impressionando pela arquitetura riquíssima. Outras cidades ao redor de Ouro Preto também impressionam pela preservação da história, como Mariana.

Rio de Janeiro/RJ

O Rio de Janeiro já foi a capital do Império Português, e conta com locais históricos espalhados pela cidade. A Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, foi a antiga residência do império e da realeza no Brasil.

O Museu Nacional, pertencente a UFRJ, foi criado por D. João VI, sendo situado no palácio onde a Família Imperial vivia. O Jardim Botânico também foi criação de D. João VI com o objetivo de aclimatar as plantas e especiarias que trazia das Índias.

Além destes locais, o Rio de Janeiro está repleto de monumentos e museus que contam um pouco da história nacional. Sem contar no Centro Histórico, que reúne muitos prédios históricos. Lá os visitantes podem aproveitar para fazer um tour guiado grátis no Rio e conhecer cada detalhe que marcaram o nosso país.

Viagem histórica ao Rio de Janeiro

São Paulo/SP

Uma das principais cidades brasileiras na economia, São Paulo também oferece uma diversidade de monumentos e museus para mergulhar na história do país. O Parque da Independência abriga o Monumento da Independência, escultura conhecida como o Altar da Pátria.

E para aproveitar ainda mais, quem visita a capital paulista, vai desbravar o Centro Histórico. Lá as possibilidades de visitas são: Estação Pinacoteca, Estação Júlio Prestes, Edifício Martinelli, Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Centro Cultural Banco do Brasil, Theatro Municipal, Catedral da Sé, entre muitos outros.

Diamantina/MG

Cidade colonial e recheada de construções barrocas, assim é Diamantina. Ela está entre as cidades históricas mais conhecidas e visitadas do Brasil. Também, não é para menos, já que é a terra natal de Juscelino Kubitschek.

São becos e vielas espalhados, com casarios coloniais que fizeram com que a cidade fosse declarada, em 1999, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Além de vários prédios históricos, também é dona de magníficas belezas naturais.

Tiradentes/MG

Está entre as cidades históricas mais conservadas do país. Entre as opções de visitas, estão o Museu da Liturgia e suas igrejas. Atrai muitos turistas para fazer o famoso passeio de charrete pelas suas ruas que ainda são em pedras.

Outras atrações são: Centro Histórico, passeio de maria-fumaça, Serra de São José, entre outros.

Então, preparado para aprender sobre a história do Brasil, de forma divertida e gostosa? Aproveite que esses são alguns dos passeios que vai relaxar a sua mente, após a quarentena, além de agregar muitos conhecimentos!