A data celebra a estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança, e também o legado de Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Se você não entende nada sobre o Dia do Orgulho Nerd e/ ou o Dia da Toalha, não entre em pânico! Vem aqui que eu vou te explicar o que essa data significa.

Primeiramente, precisamos voltar para 2006, na Espanha. Porque foi lá que tudo começou: em 25 de maio, 300 jovens se reuniram nas ruas de Madri para celebrar orgulho nerd.

Tal data foi escolhida, porque no mesmo dia, porém em 1977, estreava nos cinemasStar Wars: Uma Nova Esperança”. Nem preciso dizer o quanto a franquia é poderosa, né?

Star Wars Uma Nova Esperança
Star Wars: Uma Nova Esperança/ Reprodução

Depois disso, em 2008, a comemoração do Dia do Orgulho Nerd chegou em solo americano, e se espelhou para o resto do mundo.

Quanto ao Dia da Toalha, você precisa saber quem é o escritor Douglas Adams. Bem, ele é o autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma “trilogia” com 5 livros, muito icônica na cultura geek.

Adams faleceu no dia 11 de maio de 2011, e após duas semanas, no dia 25, fãs se reuniram para prestar uma homenagem, enaltecendo um dos elementos mais emblemáticos de suas histórias, e batizando a data como o Dia da Toalha.

Guia do Mochileiro das Galáxias
Guia do Mochileiro das Galáxias/ Reprodução

Isso porque, em O Guia do Mochileiro das Galáxias, a toalha serve para muito além de enxugar: ela é essencial para viver uma aventura interestelar. Desde então, fãs do mundo todo exibem suas toalhas anualmente.

Com isso, apesar das celebrações terem início com determinados títulos nerds, em 25 de maio é dia de enaltecer toda e qualquer história das telas e das páginas, das quais você tenha orgulho de ser fã.

Live Nerd Para Comemorar

Para comemorar essa data importante na cultura geek, hoje, a partir das 16:00, vai rolar a SuperLiveNerd no canal do Omelete, o maior portal de cultura pop do Brasil.

O especial que terá 6 horas de duração, vai ter a participação de mais de 40 convidados, que vão discutir sobre diversos temas nerds que a gente ama, como: Harry Potter, Star Wars, Marvel, DC, HQs, videogame e muito mais. Inclusive, terá a participação internacional de parte do elenco da série The Boys, da Amazon Prime Vídeo. Imperdível, heim?

Ah! E para ficar ainda mais especial, a live será beneficente. Ao longo da apresentação, serão arrecadadas doações para a ONG Gerando Falcões, que irá ajudar mais de 300 comunidades vulneráveis a pandemia de coronavírus.

Então, se liga no link abaixo para não perder, e Feliz dia da Toalha e do Orgulho Nerd!