Talvez você nunca tenha ouvido falar em scandi style, mas provavelmente já está implementando no seu guarda-roupa, sem perceber. O termo, junto com a expressão nordic chic, se popularizou nos últimos anos e é usado para se referir de forma geral ao estilo dos escandinavos, com referência ao estilo viking.

O estilo viking

Com o sucesso do seriado Vikings, o estilo viking vem ganhando força em todo o mundo. O termo, que representa os guerreiros nórdicos que exploravam e conquistavam vários territórios Europeus, está em alta. Acompanhe um pouco mais como o estilo escandinavo está ganhando força no mundo da moda.

Moda Viking

Do design escandinavo para o scandi style

O norte da Europa ocidental, vale lembrar, já exportou com sucesso a sua visão estética na área do design e da arquitetura. O estilo hygge, surgido na Dinamarca, valoriza ao máximo a iluminação natural da casa. Para isso, a predileção é por tons neutros e pelo uso de elementos rústicos, de forma simples e minimalista.

Agora, o mundo começa a prestar atenção também na moda feita em países como Dinamarca, Noruega e Finlândia. Da mesma forma que no design de interiores, a moda escandinava do século XXI preza pelo uso de tons claros e pelo minimalismo, com forte referência ao estilo viking.

Roupas que acompanham sua rotina

O abordagem “vida real” vai de acordo com uma filosofia que preza pelo descomplicado e pela veracidade. A funcionalidade das peças, portanto, guia a composição do estilo. No lugar da montação, pense em compor looks que facilitem a vida, ou seja, garantam conforto e praticidade.

Composition and texture

A post shared by Astrid Andersen (@astridandersens) on

Focados nas necessidades dos jovens urbanos, os estilistas identificados com o scandi style entendem que são as roupas que precisam se adequar à nossa rotina, e não o contrário. Assim, “nordic chic” não é ter sempre que revirar o guarda-roupa atrás de algo para usar numa reunião de negócios ou em um jantar a dois. São as roupas que devem ser capazes de “viajar”, adequando-se a diferentes necessidades. Conforme explica a estilista Cecilie Jørgensen:

As roupas devem ser simples o suficiente para usar no trabalho, na festa, na praia. Acho que é isso que se encaixa na noção do que é moda scandi

Uma moda sem medo do novo

The Aw16 @boymagazine.se #henrikvibskov #thejawnutspiece

A post shared by Henrik Vibskov (@henrikvibskov) on

Isso não quer dizer, no entanto, que o scandi style seja entediante. Pelo contrário: o estilo nórdico valoriza a inovação. A tecnologia das roupas, por exemplo, pode ser uma aliada para torná-las melhores e mais práticas. Da mesma forma, os escandinavos também preferem ter uma mente aberta. Livrar-se de preconceitos na hora de se vestir, sem medo da experimentação, é essencial para encontrar cores e silhuetas que podem funcionar melhor do que as de sempre. Nas palavras de Andreas Löwenstam, chefe de moda masculina da sueca H&M:

O homem escandinavo gosta que sua moda seja descomplicada, mas ao mesmo tempo é muito curioso em relação a tudo que seja novo. Eu acho que é essa combinação que faz os homens suecos parecerem atraentes. É o estilo de algo clássico, mas com um twist

Foco na qualidade dos materiais

Outro aspecto importante do scandi style é o foco nos materiais. A escolha por tecidos de qualidade é essencial para garantir o conforto e a durabilidade da peça. Parece óbvio, mas muitas vezes acaba esquecido no meio de um mundo que prega o consumismo desenfreado. Assim, ao invés da aquisição de itens descartáveis e de origem questionável, o nordic chic preza por comprar menos para comprar melhor. Essa ênfase nos materiais também significa a valorização das texturas. Da lã ao algodão, o uso de diferentes materiais pode ser tão ou mais impactante do que a variação na cartela de cores.

Scandi Style

Dá para ser ‘scandi’ nos trópicos?

A diferença extremas entre as temperaturas do Brasil e dos países nórdicos faz pensar se as dicas de estilo scandi realmente funcionam por aqui. O scandi style, é verdade, é fã do uso de bons casacos, peças de lã e do uso de sobreposições, coisas que nem sempre se adequam ao clima tropical.

Ss18 ?

A post shared by Astrid Andersen (@astridandersens) on

Porém, o nordic chic consiste em, simplesmente, usar peças básicas e de boa qualidade de forma inteligente e criativa. Taí uma filosofia que serve para qualquer lugar do mundo. Além disso, o minimalismo, as cores claras e a valorização do conforto caem como uma luva para quem quer andar elegante mesmo nos 40°C do nosso verão.

E você, adotou alguma referência do estilo viking? Conta pra gente suas ideias de como usar conceitos da moda nórdica em nosso verão super quente! Fotos são super bem-vindas! 😀

Você também vai gostar: