Os festivais e festas populares são tradições que sempre atraem o interesse dos viajantes. Participar de uma dessas celebrações é imergir na cultura de um povo e se misturar a eles numa data especial e animada!
Toda segunda quinta-feira de Janeiro Salvador presencia a segunda maior celebração da Bahia, a lavagem do Bonfim! O evento fica atrás somente do carnaval, claro (que não entrou nessa lista pois esse já conhecemos muito bem, né?)!
A procissão de 8 quilômetros com destino à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é liderada por baianas com roupas tradicionais, seguida pelos integrantes do bloco Filhos de Gandhy e acompanhada por uma legião de religiosos, turistas e curiosos. Todos vestindo branco, a cor de Oxalá.
O Hino ao Senhor do Bonfim é entoado enquanto as baianas lavam a escadaria da igreja com água de cheiro. A lavagem do Bonfim é uma manifestação que une fiéis de todas as crenças.
É no fim de fevereiro ou início de março, como parte das comemorações pela chegada da primavera, que o Holi Festival acontece. Segundo a crença hindu, é uma celebração da vitória do bem contra o mal e ao deus Vishnu.
O festival das cores, como é conhecido, tem origem na Índia e é comemorado com pessoas de todas as idades e classes sociais atirando pós ultra-coloridos uns nos outros, numa atmosfera de felicidade e boas vibrações.
Não há data comemorativa mais importante na Irlanda do que o dia de São Patrício! Embora a história aponte que o santo nasceu na Inglaterra, ele mais tarde migrou para a Ilha Esmeralda, se tornando padroeiro do país!
Todo dia 17 de março, aniversário de morte de São Patrício, as ruas da capital Dublin e das demais cidades irlandesas são tomadas por pessoas vestindo verde. O dia começa com a parada e depois a comemoração se estende para os pubs. Nada mais Irlandês!
A Full Moon Party é destino certo dos mochileiros que desembarcam na Tailândia! O evento acontece todos os meses na ilha de Koh Phangan, nas noites de lua cheia. É comum ver os participantes cobertos de tinta fluorescente e com os famosos buckets na mão, baldinhos compartilháveis com bebidas como vodka com refrigerante e energético.
Apesar de ser paga, a festa rola na areia mesmo. Músicas para todos os gostos e shows de malabarismo com fogo deixam os mais animados acordados até o sol nascer!
A primavera é celebrada de muitas maneiras pelos japoneses, mas a mais conhecida delas é provavelmente o Hanami, festival de contemplação da floração das cerejeiras. A cerejeira, conhecida como sakura é a árvore símbolo do Japão.
A data exata em que as árvores começam a florir varia de região para região, mas de modo geral é entre os meses de março a maio. O fenômeno acontece apenas uma vez por ano e é celebrado por japoneses e turistas com piqueniques sob as cerejeiras.
Todos os anos em São Paulo há uma tradicional celebração de Hanami no Parque do Carmo.
As festas dos santos são tradicionalíssimas em Portugal! E não pense que é voltada apenas para religiosos, é uma festa para todos!
Cada região tem seu padroeiro; Santo Antônio, São João e São Pedro, e o mês de Junho é todinho dedicado à eles! Os bairros mais tradicionais são enfeitados para receber as comemorações que incluem desfiles, músicas, casamentos coletivos e muita comida de rua, como as tradicionais sardinhas!
O 14 de Julho é a data histórica que marca a queda da Bastilha, ou seja, o início do fim da monarquia francesa.
As comemorações começam cedo, com um desfile pela avenida mais famosa da cidade, a Champs-Élysées. Uma multidão (turistas, em sua maioria) acompanha a passagem dos militares e vibra com aviões imprimindo no ar as cores da bandeira da França.
Mas a parte mais aguardada é sem dúvidas os fogos de artifício na Torre Eiffel! Ao cair da noite o monumento mais visitado de Paris se ilumina e recebe um fantástico show de luzes, cada ano com um tema diferente.
A cidade de Buñol, em Valência, é palco para uma guerra um tanto quanto diferente… Toda última quarta feira de agosto turistas e espanhóis se reúnem para atirar tomates uns nos outros! A festa é toda encarada com bom humor, inclusive nas regras como “esprema o tomate antes de atirá-lo para que doa menos”!
Embora divulga-se que as toneladas de tomate encaminhadas para o evento sejam produzidas especialmente para isso, não sendo uma espécie apropriada para alimentação, há muitas críticas em relação ao desperdício de comida.
A Holanda é muito conhecida por suas flores, sobretudo as tulipas! No primeiro domingo de setembro acontece na cidade onde nasceu Van Gogh a maior parada de flores do mundo!
Os carros alegóricos do Corso Zundert são todo produzido por voluntários com milhares de flores. No fim do evento um juri profissional escolhe a obra mais bonita!
As flores são em sua maioria dálias, e são produzidas pela população local, especialmente os idosos, em diversas cores e tamanhos.
A Oktoberfest começou em Munique, na Alemanha, mas hoje já se espalhou pelo planeta! No Brasil a maior comemoração acontece em Blumenau, considerada a segunda maior festa alemã do mundo!
O evento começa no meio de setembro e se estende até o primeiro domingo de outubro. A festa teve origem na verdade com um casamento real na região da Baviera e curiosamente a cerveja era proibida nas primeiras edições!
Hoje a bebida é a atração principal da festa, que tem também comidas típicas alemãs e outras tradições germânicas como música, dança e uso de roupas tradicionais.
Curte cerveja? Veja essa lista com 5 bares para beber chope artesanal no Rio de Janeiro!
A morte é um tema sensível em qualquer cultura, mas os mexicanos conseguem transformar o tema em uma festa colorida e animada!
É entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro que a população sai as ruas para homenagear seus entes queridos. Além de visitá-los no cemitério e ir à missa, as homenagens se dão através de altares com oferendas como bebidas, flores e suas comidas preferidas.
As ruas são festivamente decoradas e crianças e adultos pintam caveiras em seus rostos para participar das comemorações do dia dos mortos com muita música e comida de rua.
O Reveillon de Edimburgo é um dos mais famosos do mundo! As muitas comemorações começam bem antes do dia 31 de dezembro, mas os principais eventos acontecem na véspera do ano novo.
A procissão das tochas é um dos momentos mais esperados! Escoceses e turistas caminham em direção ao Calton Hill onde um barco viking os aguarda para ser queimado, simbolizando a renovação. Tudo isso acompanhado por músicos tocando tambores e as famosas gaitas de fole.
A festa continua com shows ao vivo e queima de fogos. Os ingressos devem ser comprados com antecedência pois esgotam muito rápido!
Pra curar a ressaca do dia seguinte, os mais corajosos participam do Loony Dook, pulando fantasiados nas águas congelantes do Rio Forth!
Você já participou de alguma dessas festas populares? Gostou? Conta pra gente aqui nos comentários!
Se você gostou desse post, pode conferir vários outros conteúdos no meu blog pessoal, o Quero Ir Lá.
Hook up with milfs for sex nowThere's no denying that milfs (moms over 30) are… Read More
McDonald's In Japan Is Actually Attempting To Sell A Product Also Known As 'Adult Lotion… Read More
Meet singles from throughout asiaAsian sex dating site could be the perfect spot to find… Read More
Enjoy our secure and discreet dating platform for bbw asain singlesBbw asain dating: a secure… Read More
Aproveite an acabamento “apenas futebol” apontar menu capital aquele encontre as melhores opções infantilidade eventos… Read More
ContentJoya 9 vip login: Unlock a business Checking accountPrecisely what does It Prices to start… Read More