Os filmes baseados em fatos reais são um dos estilos mais assistidos na história do cinema. Geralmente, conseguimos nos colocar na pele dos personagens, e partilhar da história.

Às vezes a realidade pode ser muito mais surpreendente do que a ficção, e a prova disso são as incríveis histórias reais que o cinema tem nos contado ao longo dos anos.

Desde um casal que se arrisca ao ajudar judeus bem debaixo dos narizes dos nazistas até uma garota de 5 anos que luta para sobreviver como criança soldado no Camboja. Os filmes baseados em eventos verdadeiros são capazes de nos chocar, inspirar e surpreender.

Veja a seguir algumas das histórias verídicas mais fascinantes disponíveis na Netflix.

Filmes baseados em fatos reais disponíveis na Netflix que você precisa ver!

Lion: Uma jornada para casa (2016)

Filme baseado no livro A longa estrada para casa. Lion leva para as telas a incrível história real de Saroo Brierley (Sunny Pawar), um garoto indiano que se perde do irmão em uma estação de trem aos 5 anos de idade.

Saroo inicia uma jornada cheia de perigos e desafios ao embarcar em um trem que o leva para uma cidade muito distante de sua casa, onde precisa lutar para sobreviver sozinho, até ser adotado por um casal australiano.

25 anos depois, com poucas memórias e muita determinação, Saroo decide iniciar uma busca para tentar reencontrar sua família e o caminho de volta para sua antiga casa na Índia.

O filme recebeu seis indicações ao Oscar e venceu o BAFTA de melhor roteiro adaptado e de melhor ator coadjuvante pela excelente atuação de Dev Patel, que interpreta Saroo na idade adulta. O longa ainda conta com as ótimas atuações de Nicole Kidman e Rooney Mara. Por isso, é um dos filmes baseados em fatos reais que vale a pena assistir.

Até o último homem (2016)

Difícil acreditar, mas Até o último homem é um filme baseado na história real do soldado e socorrista americano da Segunda Guerra Mundial, Desmond Doss (Andrew Garfield), que seguindo seus princípios, se recusava a pegar em armas.

Mesmo com inúmeras dificuldades e ameaças, Desmond se mantém firme em seus propósitos cristãos e pacifistas e se dispõe a salvar sozinho dezenas de vidas de soldados feridos, deixados para trás durante a Batalha de Okinawa.

O longa marca o retorno de Mel Gibson na direção, depois de um longo período de polêmicas e ostracismo. Recebeu 6 indicações ao Oscar, incluindo a de melhor ator para Andrew Garfield.

O zoológico de Varsóvia (2017)

Alerta de Spoiler: Gatilho de violência sexual

Outro filme baseado em livro, conta a história real e emocionante de Antonina (Jessica Chainstain) e Jan Zabinski (Johan Heldenbergh). Um casal de cuidadores de animais que vê suas vidas mudarem quando o zoológico sob os seus cuidados é bombardeado e tomado pelos nazistas, durante a invasão à Polônia.

Com a chegada dos alemães, Antonina e Jan são forçados a se reportar ao tirano Lutz Heck (Daniel Brühl), o zoologista encarregado do Reich, que leva alguns de seus animais embora e passar a usar o lugar como uma fazenda de experimentos.

Mesmo com a presença dos nazistas em seu zoo, o casal não consegue ficar indiferente às atrocidades e decide fazer o impensável, tornando-se aliado da resistência. Eles então passam a resgatar e abrigar centenas de judeus na propriedade, mesmo sabendo do grande perigo em que colocaram sua família.

Sanju (2018)

A cinebiografia do aclamado astro de Bolywood, Sanjay Dutt é uma daquelas histórias tão absurdas que vai te deixar pensando “será que isso aconteceu de verdade”?

O filme indiano conta a incrível saga do controverso ator, produtor e autor, marcada por inúmeros dramas e polêmicas, que vão desde a batalha contra o vício em drogas, perda de entes queridos, passagens pela prisão até uma grave acusação de envolvimento em um atentado terrorista em Mumbai.

Mesmo contando uma história dramática, usa um tom cômico para levar um pouco de alívio ao contar a jornada de Sanjay na luta pela sobrevivência ao lidar com seus demônios internos.

The sky is pink (2019)

Comovente, o filme é narrado através da voz da adolescente Aisha Chaudhary (Zaira Wasim) e faz uma excelente reflexão sobre os significados de vida e de morte

E é bom já avisar que para conhecer essa história você vai precisar ter alguns lenços por perto.

Diagnosticada com uma doença no sistema imunológico logo após o seu nascimento, a jovem Aisha, agora em estágio terminal, conta de forma bem humorada a jornada de sua incansável mãe Aditi (Priyanka Chopra Jonas) e de seu pai Niren (Farhan Akhtar) na busca por um tratamento que lhe traga a cura.

Apesar de toda a dificuldade que envolve a luta da família, The Sky is Pink mostra com muita leveza como os pais de Aisha conseguiram preencher sua breve vida com alegria, mesmo nos momentos mais difíceis.

First they killed my father (2017)

O filme conta uma história real baseada no livro de Loung Ung (Sareum Srey Moch), uma garota cambojana que precisa lutar por sua sobrevivência aos 5 anos de idade, depois que o Khmer Vermelho, uma guerrilha comunista, invade a sua cidade.

Loung e sua família são enviados pelo Khmer Vermelho para o interior do Camboja, onde precisam esconder suas verdadeiras identidades para manterem-se vivos.

Em meio ao terrível Genocídio Cambojano, Loung luta para permanecer junto de seus irmãos enquanto passa a fazer trabalhos forçados no campo e treina como criança soldado.

O longa é dirigido por Angelina Jolie, que também assina o roteiro com Loung Ung.

Mais uma ótima opção de filmes baseados em fatos reais para você acompanhar.

Grandes Olhos (2014)

Produzido e dirigido por Tim Burton, Grandes Olhos conta a história vivida por Margaret Keane (Amy Adams), uma pintora que vê seus quadros de pop arte fazerem um enorme sucesso nos anos 50, enquanto seu marido, Walter Keane (Cristopher Waltz), leva todo o crédito por suas obras.

Conforme Margaret percebe a proporção que a farsa está ganhando, ela passa a viver um relacionamento tumultuado com Walter enquanto luta para ter sua identidade artística de volta.

O longa rendeu um Globo de Ouro para a atuação de Amy Adams. Destaque também para a trilha sonora com músicas de Lana Del Rey.

Invencível (2014)

O filme conta a extraordinária história de Louie Zamperini (Jack O’Connell), um atleta olímpico e piloto americano da Segunda Guerra Mundial que sobrevive durante 47 dias à deriva antes de ser capturado pela marinha japonesa.

Levado para um campo de trabalho forçado, Louie precisa lidar com os abusos físicos e mentais aos quais é submetido. Enquanto tem flashbacks de sua infância conturbada, ele busca no passado como atleta a resiliência para se manter-se vivo.

Dirigido por Angelina Jolie, o longa recebeu três indicações ao Oscar.

A teoria de tudo (2014)

O longa conta a emocionante trajetória do gênio astrofísico Stephen Hawking (Eddie Redmayne), sua relação com Jane Hawking (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença degenerativa que muda a sua vida.

Embora destaque o seu importante trabalho científico, A Teoria de Tudo foca no casamento de Stephen e Jane, que desafiam a medicina e a ciência ao lidarem com o rápido avanço da doença.

Inspirado no livro Viagem ao Infinito, escrito por Jane Hawking, o longa teve quatro indicações ao Oscar e rendeu a estatueta de melhor ator para Eddie Redmayne.

O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

Alerta de Spoiler: Gatilho de violência sexual

Mais um filme de história real da Netflix, o Fotógrafo de Mauthausen retrata a coragem de Francisco Boix (Mario Casas), ex-soldado espanhol que lutou no Exército Republicano e acabou preso em um campo de concentração nazista.

Durante sua passagem pelo complexo de Mauthausen-Gusen, Francisco registra os horrores do campo de concentração e se torna o fotógrafo pessoal do diretor do local.

Após descobrir sobre a derrota do Terceiro Reich na Batalha de Stalingrado, Francisco Boix se coloca na perigosa missão de revelar ao mundo as atrocidades cometidas pelos nazistas através de seus registros fotográficos.

O amor é para todos (2015)

Emocionante adaptação do livro Holding the Man, O amor é para todos mostra o romance entre dois rapazes, Timothy Conigrave (Ryan Corr) e John Caleo (Craig Stott), que se apaixonam nos anos 70 enquanto cursam o ensino médio em uma escola só para garotos.

Timothy, é um aspirante a ator confortável com a sua sexualidade, enquanto John é um jogador de rugby e pertence à uma família conservadora.

A partir daí, o filme mostra o que acontece nos 15 anos da relação cheia de altos e baixos, como discriminação, ciúmes, separação e conflitos e uma notícia que vai mudar suas vidas para sempre.

Farol das Orcas (2016)

Filme da Netflix baseado na vida real, Farol das Orcas é um drama sobre Lola (Maribel Verdú). Uma mãe que viaja da Espanha até a Patagônia em busca de ajuda para o seu filho autista Tristán (Joaquín Rapalini).

Os dois partem rumo à Argentina depois que Tristán consegue finalmente expressar um sentimento de alegria ao ver Beto (Joaquín Furriel) um guarda florestal interagindo com Orcas em um documentário na TV.

Apesar de relutante, Beto se mostra disposto a ajudar Tristan a se conectar com suas emoções. A personalidade de Tristán e a sua relação com a natureza fazem com que a vida dos três se transforme para sempre.

A noite de 12 anos (2018)

Em 1973, quando o Uruguai está vivendo sob uma ditadura militar, três guerrilheiros opositores são levados presos e passam a ser torturados. Entre eles está José Mujica (Antonio de La Torre), que anos depois se tornaria presidente do país.

O filme mostra o que aconteceu nos 12 anos seguintes à prisão, como o confinamento na solitária em condições sub-humanas, privados de qualquer contato humano. As sessões de tortura físicas e emocionais também são retratadas e tinham como objetivo deixar os prisioneiros loucos, já que existia uma ordem de não os matar.

Vale destacar também a atuação de Chino Darín como Mauricio Rosencof, que foi preso com Pepe Mujica e hoje é diretor de cultura do município de Montevidéu.

O menino que descobriu o vento (2019)

Filme baseado no livro de memórias The Boy Who Harnessed The Wind, O menino que descobriu o vento emociona enquanto mostra o poder transformador da educação.

Depois de ver a região onde mora ser assolada pela seca, corrupção e conflitos, William Kamkwamba (Maxuell Simba), um garoto apaixonado por ciência que vive no Malauí, decide construir uma turbina eólica para salvar o povo do seu vilarejo da fome.

Durante a sua missão, William enfrentará desafios como a falta de recursos e a resistência e a ignorância do próprio pai, interpretado pelo ator Chiwetel Ejiofor, que também dirige e assina o roteiro do filme.

Roxanne Roxanne (2018)

O filme da Netflix mostra a vida real e conturbada de Roxanne Shanté (Chanté Adams), uma adolescente de 14 anos que se torna uma lenda do hip hop ao participar das batalhas de rap em Nova Iorque durante os anos 80.

Enquanto começa a trilhar o seu caminho como uma das mulheres pioneiras numa cena musical dominada por homens, Roxanne luta para ajudar no sustento da casa, um lar desestabilizado e sem figura paterna.

O longa também aborda o fato de que mesmo uma mulher forte e cheia de personalidade como Roxanne pode viver um relacionamento abusivo, como o que ela tem com Cross (Mahershala Ali).

Além do drama realista vivido pela personagem, o filme é um prato cheio para quem gosta do hip hop raiz e ainda conta com Pharrell Williams e Forest Whitaker na produção.

O Regresso (2015)

O filme que rendeu o merecido Oscar de melhor ator a Leonardo DiCaprio não poderia ficar fora da lista.

Inspirado em fatos reais da vida do caçador Hugh Glass (DiCaprio), O Regresso se passa em 1820 e mostra a saga do personagem um ambiente hostil e selvagem após ser brutalmente atacado por um urso.

Debilitado, Glass é abandonado pelos colegas de expedição e o que vem a seguir é uma grande luta por sobrevivência e busca por vingança pela traição de Fitzgerald (Tom Hardy).

Indicada a doze Oscars, o longa levou três estatuetas com destaque para o prêmio de melhor direção para Alejandro G. Iñárritu.

Agora é só preparar a pipoca – e talvez uma caixinha de lenços ? – e assistir aos filmes mais comoventes de histórias reais no catálogo do streaming.

Ah, e se você preferir ver alguns filmes no Amazon Prime Vídeo, separamos uma ótima lista para você.