Se os filmes baseados em histórias reais costumam fazem muito sucesso no cinema, a bilheteria é ainda maior quando a história contada é de um banda ou de um cantor. A mistura de talento, personalidade forte, polêmicas e uma boa trilha sonora é garantia quase certa de filmes biográficos de músicos.

Um dos principais desafios para o sucesso de uma cinebiografia é a interpretação dos atores, que precisam se transformar em rappers como Notorious B.I.G e Tupac, rockstars como Ian Curtis e Freddie Mercury e divas internacionais como Edith Piaf. As vezes o resultado é tão bom que acaba rendendo até Oscar para estas atuações.

Veja algumas destes trabalhos na lista de filmes biográficos de músicos que fizemos para você!

10 filmes biográficos de músicos que valem a pena assistir

Rocketman (2019)

O filme biografia de Elton John se apresenta como um musical “baseado em uma fantasia real”. O longa conta a jornada do artista desde a infância, quando já era um talentoso e tímido gênio do piano, até o auge da carreira como ícone do pop internacional.

Momentos de conflitos familiares, a bonita amizade com Bernie Taupin (Jamie Bell) – seu parceiro nas composições – e os excessos do estilo de vida “sexo, drogas e rock ‘n’ roll, também são mostrados no filme.

O ator Taron Egerton, além de entregar uma interpretação incrível de Elton, também canta de verdade todas as canções do filme, o que o torna mais um ator injustiçado que nunca ganhou o Oscar.

Disponível no Telecine Play.

Controle (2007)

Apesar da vida breve, Ian Curtis deixou um grande legado para o rock e para a cultura pop com as suas canções gravadas com o Joy Division. Baseado no livro de memórias de Deborah (Samantha Morton), esposa de Ian, Controle mostra o relacionamento conturbado dos dois, trechos de momentos históricos da banda, além do sofrimento com a epilepsia, problema com o qual o músico não conseguia lidar.

Além da semelhança física, o ator Sam Riley, que interpreta Ian Curtis, consegue retratar bem o lado sensível e enigmático do cantor.

Considerado um dos melhores filmes biográficos de músicos, Controle é todo em preto e branco e tem direção de Anton Corbijn, fotógrafo da banda. Além das músicas do Joy Division, a trilha sonora também conta com canções do New Order, David Bowie, Sex Pistols e outros.

The Runaways – Garotas do Rock (2010)

O filme biográfico mostra a história da banda dos anos 70, The Runaways, uma das pioneiras no punk feminino.

Para conseguir formar a banda dos seus sonhos, Joan Jett (Kristen Stewart) recorre ao empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Ele encontra Cherie Currie (Dakota Fanning), uma jovem que tem o visual ideal para atrair atenção para o grupo e que acaba se tornando a vocalista do grupo.

O longa conta como foi a jornada das garotas rumo ao estrelato, as turnês internacionais, o relacionamento entre as integrantes e como o abuso de drogas de Cherrie Currie ameaçou o sucesso da banda.

The Dirt – Confissões do Mötley Crüe (2019)

A banda conhecida pelos sucessos Dr. Feelgood e Kickstart my Heart e por viver todos os excessos proporcionados pela vida de rockstar nos anos 80 ganhou seu filme biográfico da Netflix. Baseado no livro lançado em 2001, o longa mostra Tommy Lee (Machine Gun Kelly), Nikki Sixx (Douglas Booth), Vince Neil (Daniel Webber) e Mick Mars (Iwan Rheon) na jornada de altos e baixos de uma das bandas mais importantes do cenário glam rock e heavy metal.

O filme explora as personalidades marcantes e polêmicas dos integrantes em cenas como a do primeiro show da banda, quando uma pessoa da plateia cospe na calça de Vince e ele desce do palco para brigar, transformando o show numa confusão generalizada. Personalidades como Ozzy Osbourne também aparecerem em outras cenas polêmicas e lendárias da história do rock.

Este é mais um filme biográfico de músico disponível na Netflix.

Notorious B.I.G – Nenhum Sonho é Grande Demais (2009)

Uma das maiores lendas do hip hop, Christopher Wallace, mais conhecido como Notorious B.I.G., tem a sua história de vida e morte contada neste aguardado filme biográfico.

No longa vemos B.I.G (Jamal Woolard), ainda muito jovem, tentando sobreviver através do tráfico de drogas e do crime nas ruas violentas do Brooklyn, quando já mostrava talento com o rap. A gravação do aclamado álbum Ready to Die e a transformação que o dinheiro e a fama causaram na sua vida também são mostrados no filme.

E é claro que não poderia deixar de lado a relação entre B.I.G e Tupac Shakur (Anthony Mackie) e a rivalidade violenta entre os rappers da Costa Leste e Costa Oeste dos Estados Unidos, que mudou o destino dos dois para sempre.

Se você quiser conhecer outros filmes sobre hip hop clique aqui.

All Eyez on Me: A História de Tupac (2017)

Se temos um longa sobre a história de Notorious B.I.G., o outro ícone do rap também não poderia ficar sem seu filme biográfico. Aqui vemos Tupac Shakur (Demetrius Shipp Jr.) desde jovem na cidade de Nova York, o início da sua jornada como rapper na Death Row Records, como poeta e ativista, até atingir o status de lenda do rap.

Com um olhar mais profundo para as histórias não contadas sobre a vida de Tupac, o filme mostra a importante relação com a mãe, Afeni Shakur (Danai Gurira), com o polêmico empresário Suge Knight (Dominic L. Santana) e com a namorada Jada Smith (Kat Graham).

Como não poderia ficar de lado, o filme biográfico do cantor mostra a rivalidade com a gravadora Bad Boy Records e Notorious B.I.G.

Tim Maia – Não Há Nada Igual (2014)

O filme biográfico brasileiro conta a história de um dos maiores cantores e compositores da música nacional. No longa vemos Tim Maia jovem (Robson Nunes) trabalhando no Rio de Janeiro e tentando uma chance na música, sua passagem pelos Estados Unidos, onde foi preso, mas também descobriu novos estilos musicais.

De volta ao Brasil, Tim Maia sai em busca da carreira musical, conseguindo trabalhar com nomes como Roberto Carlos, enquanto começa a fazer sucesso com a música soul. A partir daqui ele passa a ser interpretado por Babu Santana, e é mostrado o auge do seu sucesso no Brasil todo, seus relacionamentos, as polêmicas, o abuso de drogas e o grande legado deixado pelo artista.

E se você quiser se aprofundar mais na vida do Tim Maia, escute esse podcast do Jovem Nerd sobre o cantor.

Disponível no Telecine Play.

Piaf – Um Hino ao Amor (2007)

Apontado pelos críticos como um dos melhores filmes biográficos, Piaf conta a história da talentosa cantora francesa que teve a vida marcada pelo grande talento e por tragédias.

De forma não cronológica, o filme sobre a vida de Edith Piaf (Marion Cotillard) passa pela sua infância dividida entre morar com a mãe, uma cantora de rua alcoólatra, o pai, um artista de circo e com a avó. Aos 20 anos ela é uma cantora de rua, o que era considerado sinônimo de prostituição na época, mas recebe a ajuda de um músico que a leva a concertos, o que acaba tornando-a famosa rapidamente.

No filme também vemos como as decepções amorosas a perda da filha ainda bebê são expressas em suas canções ouvidas até hoje.

O filme biográfico de Piaf rendeu o Oscar de melhor atriz à Marion Cotillard em 2008.

Bohemian Rhapsody (2018)

Não tem como encerrar esta lista sem citar o filme biografia de Freddie Mercury e do Queen.

O longa celebra a trajetória de Freddie Mercury (Rami Malek), Brian May (Gwilym Lee), Roger John Deacon (Joe Mazzello) e Taylor (Ben Hardy) desde o início da banda em Londres até o sucesso alcançado no Reino Unido e ao redor do mundo.

Partes da vida pessoal de Freddie Mercury também ganham destaque no longa como o relacionamento com Mary Austin (Lucy Boynton), os excessos da vida de rockstar, o afastamento do Queen para tentar a carreira solo e o triste diagnóstico de AIDS.

Aclamado, o filme biográfico da banda venceu quatro categorias do Oscar, entre elas, a de melhor ator para Remi Malek.

Disponível no Telecine Play.

Depois do grande sucesso que os filmes biográficos de músicos fizeram nos últimos anos, já existem vários outros projetos no forno. Os próximos artistas cotados para terem as suas histórias contadas no cinema são Amy Winehouse, Madonna, David Bowie e Janis Joplin.

E você, gostaria de ver a história de qual artista ou banda nas telonas? Conte para nós nos comentários!

Se quiser conhecer mais filmes incríveis sobre música, é só clicar aqui.