Cada vez mais, aumentam as opções de séries e filmes disponíveis em diversas plataformas. Mas, às vezes, nenhum lançamento supera uma boa sessão de filme clássico, não é verdade?

Os filmes clássicos influenciam as produções audiovisuais até hoje, além de terem forte presença na cultura pop. A série Stranger Things é um bom exemplo disso, com diversas inspirações e referências de longas dos anos 80.

Pensando nisso, reunimos neste post diversos títulos para você assistir pela primeira vez, ou rever. São filmes que marcaram época e, portanto, não podem faltar na lista de quem é fã de cinema.

40 filmes clássicos que todo mundo deveria assistir!

Filmes Clássicos dos Anos 60

Psicose (1960)

A secretária Marion Crane está fugindo com o dinheiro que roubou do trabalho. Devido a uma tempestade, ela para em um hotel na estrada, o Bates Motel. Lá, ela não faz ideia do risco que corre ao ser atendida pelo gerente Norman Bates.

Psicose é um filme clássico de suspense, do aclamado diretor Alfred Hitchchock. A série Bates Motel é derivada deste marco dos anos 60.

Até hoje, Psicose tem muita influência na cultura pop e na sétima arte. Se você nunca assistiu, vale a pena conferir no Telecine Play.

Bonequinha de Luxo (1961)

Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma prostituta de Nova-York, decidida a se casar com um milionário. Porém, os seus planos mudam quando ela conhece o jovem escritor Paul Varjak (George Peddard), com quem se envolve. Apesar de se apaixonar por ele, Holly reluta a se entregar a um romance que contraria seu desejo de tornar-se rica.

Foi em seu papel em Bonequinha de Luxo que Audrey Hepburn ficou eternizada na cultura pop. Este romance inspirado na obra de Truman Capote, conquistou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original em 1962. Alugue no Google Play Filmes.

Era Uma Vez no Oeste (1968)

Um viúvo e seus filhos são assassinados por um matador profissional, porque a futura estrada de ferro passará por suas terras. Porém, ninguém sabia que ele havia se casado novamente com uma prostituta, que se torna então, a dona do local. A nova viúva passa a ser protegida por um atirador engenhoso, que tem assuntos pendentes com o assassino de seu falecido marido.

Com direção de Sérgio Leone, Era Uma Vez no Oeste é um dos filmes de faroeste mais aclamados do cinema. Você pode conferir este clássico dos anos 60 tanto pelo Telecine Play, quanto pelo Looke.

Filmes Clássicos dos Anos 70

O Poderoso Chefão (1972)

Após a Segunda Guerra Mundial, a família mafiosa Corleone luta para estabelecer domínio nos EUA. Porém, o patriarca Vito Corleone sofre uma tentativa de assassinato e fica incapacitado. Deste modo, os seus filhos assumem os negócios.

O Poderoso Chefão é um clássico da sétima arte aclamado pela crítica e pelo público. O longa levou 3 Oscars em 1973: Melhor Filme, Ator e Roteiro Adaptado.

Se você ainda não assistiu este filme clássico e icônico, não perca mais tempo! As três partes estão disponíveis tanto na Netflix, quanto no Prime Vídeo.

O Exorcista (1973)

Em Georgetown, Washington, uma mãe percebe que sua filha de 12 anos está tendo um comportamento muito assustador. Preocupada, ela pede a ajuda de um padre que concluí que a menina está possuída pelo demônio. Ele então, convida um outro sacerdote, especialista em exorcismo, para ajudar no caso.

O Exorcista é um clássico filme de terror que chocou o público por décadas. A trama é inspirada em um relato real de exorcismo, documentado em 1949.

Além da história chocante, também existem diversas lendas urbanas a respeito do filme. Se você é fã do gênero, O Exorcista não pode ficar de fora da sua lista e você pode assistir alugando pelo Looke.

Tubarão (1975)

Jaws – título original – é a adaptação de Steven Spielberg do romance de Peter Benchey. A história é sobre o enorme tubarão branco que aterroriza Amity Island, uma cidade fictícia.

Quem nunca pensou em Tubarão quando foi para a praia, que atire a primeira pedra! Este longa histórico está listado entre os melhores filmes já feitos no cinema. Para ver e rever, é só acessar a Netflix.

Um Estranho no Ninho (1975)

Jack Nicholson é Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro que simula insanidade para não ter que trabalhar e ir para uma instituição para doentes mentais. Lá, então, ele incentiva os outros internos a se rebelarem contra as normas rígidas locais, sem ter ideia do que isso custaria.

Um Estranho no Ninho conquistou 5 Oscars em 1976, incluindo de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz. Com certeza, vale a sua atenção e você pode assistir na Amazon Prime Vídeo.

Grease (1978)

Um líder de gangue se apaixona por uma garota toda certinha, para desgosto de seus colegas.

Essa é a premissa de Grease, o musical histórico estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John. Para assistir, cantar e dançar junto, é só acessar a Netflix ou o Prime Vídeo.

Se você amava os filmes da Sessão da Tarde, entre as próximas indicações tem diversos títulos para embalar a nostalgia.

Filmes Clássicos dos Anos 80

O Iluminado (1980)

Após aceitar o contrato de vigia de um hotel no Colorado, Jack Torrence (Jack Nicholson) se muda com a sua família para o local. Porém, o isolamento provoca mudanças de comportamento em Jack, e seu filho passa a ter visões de acontecimentos passados que foram causados também pelo isolamento.

Baseado na obra de Stephen King, com direção de Stanley Kubrick, O Iluminado é um clássico de terror psicológico. Diversas cenas icônicas do filme estão presentes na cultura pop. Reveja este marco do cinema, alugando pelo Looke.

Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980)

Ted Striker (Robert Hays) é um ex-piloto traumatizado pela guerra. Ele é forçado a assumir o controle do avião em que está a bordo, após a tripulação ser afetada por intoxicação alimentar. Sua ex-namorada se torna a aeromoça, e juntos eles vão tentar salvar o voo.

Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu é um clássico da comedia, considerado um dos filmes mais engraçados da história pelo American Film Institute. Quando você estiver precisando dar boas risadas, já sabe: “Airplane!” – título original – está no Prime Vídeo e também no Telecine Play.

Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Contratado pelo governo, Indiana Jones precisa encontrar a lendária arca perdida. Porém, para isto, ele precisa enfrentar o regime nazista.

Indiana Jones não pode ficar de fora de uma boa indicação de filmes clássicos, e é por isso que o primeiro filme da franquia está aqui. Os Caçadores da Arca Perdida foi indicado a 9 Oscars em 1982, e levou 5 deles.

Esta aventura lendária está na Netflix e também no Prime Vídeo.

E.T. O Extraterreste (1982)

Um alienígena está perdido na Terra e um garoto de 10 anos está disposto a tudo para ajudá-lo a voltar para casa.

E.T. O Extraterrestre é com certeza um dos filmes mais amados de todos os tempos. Outro sucesso de Steven Spielberg que tem fãs de todas as idades.

Reveja esta incrível aventura pelo Prime Vídeo.

Scarface (1983)

Foi interpretando o mafioso Tony Montana que Al Pacino consagrou sua carreira de ator e se tornou uma lenda da sétima arte.

Tony é um cubano refugiado que se torna o chefão do tráfico em Miami.

Esta é uma refilmagem da versão original de Scarface de 1932, do diretor Brian de Palma. A obra prima está disponível na Netflix.

Os Caça Fantasmas (1984)

Após ser demitido, um trio de parapsicologistas decide abrir sua própria empresa, a Ghostbusters. Eles só não esperavam que um portal para outra dimensão iria se abrir na cidade e eles que iriam salva-la.

Os Caça Fantasmas é pura nostalgia oitentista, né? Assista o filme pelo Telecine Play e depois, você pode conferir curiosidades sobre o longa em Filmes que Marcaram Época, na Netflix.

Os Goonies (1985)

Um grupo de crianças descobre o misterioso mapa do tesouro de Willy Caolho. Então, embarcam em uma incrível aventura para encontra-lo e assim salvar suas casas que seriam colocadas à venda.

Mais um clássico dos anos 80 aqui na lista, Os Goonies, de Steven Spielberg, é um filme de aventura para toda família. Volte à sua infância alugando o longa no Google Play Filmes.

Clube dos Cinco (1985)

Cinco adolescentes, completamente diferentes uns dos outros, ficam de castigo na escola após a aula. Juntos, eles aprendem que têm muito mais em comum do que imaginavam e criam um laço inesperado.

Um filme clássico dos anos 80, Clube dos Cinco marcou a geração com seu gênero colegial. Até hoje, o longa tem uma grande influência na cultura pop.

De Volta Para o Futuro (1985)

O jovem Marty McFly (Michael J. Fox) volta no tempo para os anos 50, com a ajuda do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd). Porém, nem tudo sai como o planejado e ele precisa fazer os seus pais se apaixonarem para salvar sua própria existência.

De Volta Para o Futuro é um ícone dos anos 80, produzido por Steven Spielberg. O filme ainda teve mais duas continuações, e todas estão disponíveis no Prime Vídeo.

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Ferris Bueller (Matthew Broderick) convence os seus pais e todo o colégio, de que está muito doente. Com isso, ele vai para Chicago curtir a vida com a sua namorada e o seu melhor amigo.

Curtindo a Vida Adoidado é um filme querido por todo mundo que já assistiu. O clássico oitentista com cenas lendárias, conquistou gerações. O título está na Netflix para você cantar “Twist and Shout” com muita empolgação, sempre que quiser.

Top Gun (1986)

O piloto Maverick (Tom Cruise) vai para a Academia Aérea treinar suas habilidades. Suas atitudes irresponsáveis e comportamento arrogante, faz com que os outros pilotos entrem em conflito com ele. Porém, ele não faz isso apenas por rebeldia, mas também para conquistar a atenção de sua instrutora Charlotte Blackwood (Kelly McGillis).

Top Gun é um filme clássico dos anos 80, com uma excelente trilha sonora e está disponível para aluguel no Google Play Filmes.

Os Intocáveis (1987)

Al Capone (Robert de Niro) é um lendário criminoso que controla Chicago. Eliot Ness (Kevin Costner) é o agente federal que tenta acabar com o crime organizado. Junto com o policial Jimmy Malone (Sean Connery), Ness tenta de todas as formas conseguir a prisão do mafioso Capone.

Com direção de Brian De Palma, Os Intocáveis é um clássico do cinema que você também precisa ver. Confira o confronto do agente Eliot Ness contra Al Capone no Telecine Play.

Dirty Dancing (1987)

No verão de 1973, Baby e sua família vão passar as férias em um resort. Lá, ela conhece Johnny Castle, um dos dançarinos locais, e contrariando todas as regras, os dois se apaixonam.

Dirty Dancing é um clássico da Sessão da Tarde que conquistou gerações, década após década. Além das performances de Patrick Swayze e Jennifer Grey, a música “The Time of My Life” faz sucesso absoluto até hoje.

O romance está no Prime Vídeo, enquanto na Netflix você pode conhecer curiosidades dos bastidores em Filmes que Marcaram Época.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

O professor John Keating (Robin Willians) usa seus próprios métodos para ensinar seus alunos, em uma escola tradicional. Assim, eles aprendem mais do que os livros possam ensinar.

Oh Captain! My Captain!”, mesmo que você ainda não tenha assistido Sociedade dos Poetas Mortos, com certeza já se deparou com alguma referência a este clássico!

Estrelado pelo eterno e querido Robin Willians, você pode assistir ao longa que recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original pela Netflix.

Diversos filmes listados aqui, além de passarem na Sessão da Tarde, também passavam na Tela Quente na Globo, a ainda no Cinema em Casa ou Tela de Sucessos do SBT. Lembra?

Filmes Clássicos dos anos 90

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Edward foi criado por um inventor, que morreu antes de fazer as suas mãos, e por isso ele tem lâminas no lugar delas. Esse é o motivo pelo qual ele vive isolado no topo de uma montanha. Porém, ele foi descoberto acidentalmente por uma vendedora, que o leva para a vizinhança. Com isso, ele conquista o carinho de uns, e a perseguição de outros.

Dirigido por Tim Burton, Edward Mãos de Tesoura é um filme clássico dos anos 90, com Johnny Depp e Winona Rider no elenco. O longa está disponível no Looke e também no Now da Claro.

Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)

Sam é assassinado por um assaltante, mas o seu amor pela namorada Molly o impede de partir. Por isso, como espírito, ele continua ajudando e protegendo-a com a ajuda da médium Oda Mae Brown.

Um dos romances mais marcantes da história do cinema, e cheio de cenas icônicas, Ghost até hoje emociona quem o assiste. O elenco com Patrick Swayze, Dami Moore e Whoopi Goldberg é comovente e divertido do começo ao fim. Assista quando quiser na Netflix.

Esqueceram de Mim (1990)

Toda a família McCallister está se preparando para passar o natal em Paris. Porém, com muitos filhos e muita correria, acabam esquecendo o pequeno Kevin em casa. A princípio, o garotinho acha incrível ficar sozinho, mas depois ele precisa de muita imaginação para conseguir se livrar de dois bandidos malucos.

Um filme clássico de natal, Esqueceram de Mim é querido por muitas gerações. O elenco conta com o astro mirim da época, Macaulay Culkin, além dos atores Joe Pesci e Daniel Stern.

O filme está disponível no Telecine Play, e na série Filmes que Marcaram Época, da Netflix tem todas as curiosidades dos bastidores. Vale a pena conferir!

Uma Linda Mulher (1990)

Um bilionário contrata uma prostituta para ser sua acompanhante por uma semana. Neste período, ela se transforma em uma jovem elegante e o que era para ser uma relação de negócios, se transforma em romance.

Este romance clássico dos anos 90, estrelado por Julia Roberts e Richard Gere eternizou a música Pretty Woman do Johnny Rivers. Além disso, Uma Linda Mulher é uma comédia romântica estilo “filme conforto” perfeita, e está disponível no Google Play Filmes.

Meu Primeiro Amor (1991)

Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky) e seu melhor amigo Thomas J. (Macaulay Culkin) estão vivendo as descobertas da infância durante o verão, até que uma tragédia marca a vida de Vada para sempre.

Meu Primeiro Amor é um filme emocionante sobre inocência e que marcou o cinema nos anos 90. Reveja esta história alugando pelo Google Play Filmes.

Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

É o último dia de aula em um colégio no Texas, em 1976. Alunos veteranos e calouros se juntam em festas com muitas drogas, bebidas, sexo, brigas e loucuras inesquecíveis que ninguém vai se lembrar.

Jovens, Loucos e Rebeldes é um clássico cult aclamado pelo público. Inclusive, o filme está na lista de favoritos do Quentin Tarantino. É uma boa deixa para você assistir agora mesmo na Netflix, né?

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Um parque no estilo safari, permite que visitantes possam ver dinossauros de verdade. Porém, uma falha no sistema de segurança, liberta os animais e uma grande aventura começa.

Mais um filme clássico de Steven Spielberg por aqui, Jurassic Park com certeza não poderia faltar nesta lista. O Parque dos Dinossauros teve outras duas continuações e você pode ver tudo pela Netflix.

Pulp Fiction (1994)

As histórias de um assassino que adora hambúrgueres, seu parceiro e um pugilista fracassado se encontram ao longo deste clássico de violência do cinema.

Pulp Fiction é sem dúvida, um dos títulos mais consagrados de Quentin Tarantino. O longa levou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1995. Além disso, é um clássico muito influente na cultura pop. Veja e reveja pela Netflix.

Forrest Gump (1994)

Forrest Gump é um homem ingênuo, cheio de histórias sobre diversos acontecimentos que viveu nas décadas de 60 e 70.

Sem dúvidas, este é um dos papeis mais marcantes do querido Tom Hanks. Forrest Gump é um marco na história do cinema. O filme levou 6 Oscars na premiação de 1995. Entre eles, os de Melhor Filme, Ator, Diretor e Trilha Sonora.

Vale muito pena ver e rever as muitas histórias de Forrest, e você pode fazer isso no Prime Vídeo ou na Netflix.

Debi & Lóide Dois Idiotas em Apuros (1994)

Uma dupla de amigos muito idiotas, embarca em uma viagem para devolver uma mala cheia de dinheiro ao seu dono.

Jim Carrey e Jeff Daniels estrelam esse clássico da comedida que divertiu e marcou a geração dos anos 90. Debi e Lóide está na Netflix, para você cair na risada sempre que quiser.

O Profissional (1994)

Mathilda (Natalie Portman), uma garota de 12 anos, se torna protegida de um assassino profissional que quer se vingar do policial que matou toda a sua família.

Foi em O Profissional que Natalie Portman estreou sua carreira de atriz, ao lado de Jean Reno. Este é um clássico filme francês que você pode conferir pela Netflix.

Entrevista Com Vampiro (1994)

Um jovem que afirma ser um vampiro, é entrevistado por uma jornalista, e conta para ela as suas experiências dos últimos 200 anos. Durante a narrativa, em flashbacks, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que ficou viúvo ao perder a mulher durante o parto, e assim também perdeu a vontade de viver. Ele então conhece Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), uma criatura da noite que o transforma em vampiro.

Entrevista com Vampiro é um clássico filme de terror e suspense, perfeito para sentir calafrios enquanto assiste na Netflix.

Jumanji (1995)

Um misterioso jogo de tabuleiro transportou como mágica, o jovem Alan Parrish para a selva de Jumanji, em 1969. Vinte e seis anos depois, quando duas crianças jogam o mesmo jogo, conseguem liberta-lo. Porém, junto com ele, outras criaturas saíram da selva.

O clássico Jumaji, com Robin Williams no elenco, fez um enorme sucesso entre os filmes dos anos 90, e até hoje é muito querido pelo público. Esta grande aventura está na Netflix.

Matilda (1996)

Matilda é atormentada em casa pelos seus pais irresponsáveis, e na escola pela cruel diretora. No entanto, ela descobre que tem poderes especiais e os usa para se livrar de todas as agressões que sofre, e também para ajudar os outros.

Esse clássico dos anos 90 também marcou toda uma geração que acompanhava a Sessão da Tarde. Matilda está na Netflix para você assistir sempre que der vontade.

Central do Brasil (1998)

Dora escreve cartas, a pedido de pessoas analfabetas, na estação Central do Brasil. Uma de suas clientes quer reaproximar o filho Josué do pai, mas ela morre em um acidente na frente da estação. Assim, Dora aceita a missão de ajudar Josué a encontrar o pai.

Central do Brasil marcou o cinema brasileiro e não poderia ficar de fora desta lista! Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz e o longa de Walter Salles foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro.

Caso você nunca tenha assistido a este clássico filme nacional, confira pelo Teceline Play. Vale muito a pena!

Clube da Luta (1999)

Um cara fracassado, infeliz e que sofre de insônia conhece um vendedor de sabonete. Juntos, eles passam a usar agressão como forma de terapia em um clube da luta. Porém, há muitas mensagens nas entrelinhas.

Com Brad Pitt e Edward Norton no elenco, Clube da Luta encerrou a década de 90 nos cinemas com maestria. O filme é um clássico aclamado pelo público e está no Prime Vídeo.

10 Coisas Que Eu Odeio Em Você (1999)

O cara mais rebelde e temido do colégio é contratado para conquistar a garota mais durona. Ele faz de tudo para amolecer o coração da jovem, como o combinado, porém não esperava se apaixonar por ela de verdade.

10 Coisas Que Eu Odeio Em Você é baseado na peça A Megera Domada, de William Shakespeare, além de ser um dos romances adolescentes mais queridos da história. O eterno Heath Ledger e Julia Stiles conquistam o coração de todo mundo que assiste o filme, e você pode ver quantas vezes quiser pela Netflix.

Filme Clássico dos Anos 2000

Onde os Fracos Não Tem Vez (2007)

Deserto do Texas, década de 80. O caçador Llewely Moss (Josh Brolin), encontra uma mala cheia de dinheiro e fica com ela. Logo, o assassino psicótico Anton Chigurh (Javier Bardem) é contratado para encontra-lo. Porém, o xerife local Edd Tom Bell (Tommy Lee Jones) se põe no caminho para impedi-lo.

Dirigido pelos irmãos Coen, Onde os Fracos Não Tem Vez” levou 4 Oscars em 2008, incluindo o de Melhor Filme. O longa é baseado no livro de mesmo nome do escritor norte-americano Cormac McCarthy.

Com um elenco de peso e tantas premiações, não resta dúvida de que você precisa assistir, certo? Você encontra o filme no Google Play.

Enfim, essas foram as nossas indicações para você viajar no tempo, ou se perguntar, “como eu nunca tinha assistido esse filme antes?”

Deixe nos comentários qual destes filmes clássicos é o seu preferido. E assim como te indicamos todos eles, indique também a nossa lista nas suas redes sociais.