Ser pego de surpresa por um bom plot twist durante um filme é sempre uma experiência incrível. Quando você menos espera, surgem revelações chocantes que te deixam ainda mais preso à história, e te fazem ficar pensando naquele filme por dias.

Alguns cineastas já conhecem essa receita de sucesso e acabam ficando famosos por fazerem filmes com finais surpreendentes, como M. Night Shyamalan. Quem não se lembra dos desfechos chocantes de O Sexto Sentido, Corpo Fechado e A Vila? Estes longas são prova de que um filme com um grande plot twist não apenas choca, mas também pode torná-lo inesquecível!

A seguir, listamos 11 filmes com finais inesperados que você precisa assistir, e que estão disponíveis nos streamings.

Fique tranquilo, este post não contém spoilers!

Filmes com plot twist na Netflix

Garota Exemplar (2014)

Na data em que comemorariam o quinto aniversário de casamento, Nick Dunne (Ben Affleck) informa que a sua esposa, Amy (Rosamund Pike), está desaparecida. Sob pressão da polícia e da mídia, a versão do relacionamento tranquilo e próspero que Nick contou a todos começa a desabar.

Logo, as mentiras, traições e o comportamento estranho fazem com que todos comecem a se fazer a mesma pergunta: Será que Nick Dunne matou a esposa?

Direção: David Fincher (Clube da Luta, Seven).

Nota no IMDb: 8,1.

Ilha do Medo (2010)

Sem dúvida, esse é um dos melhores filmes com plot twist no catálogo da Netflix.

O longa conta a história de Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio), um detetive da polícia dos Estados Unidos, que recebe a missão de investigar o desaparecimento de uma paciente do hospital psiquiátrico Boston’s Shutter Island Ashecliffe.

Graças à sua habilidade como investigador, Teddy logo consegue encontrar uma pista promissora, mas o hospital se recusa a lhe dar acesso aos registros que ele desconfia que poderiam resolver o caso.

Quando um furacão corta toda a comunicação com a ilha principal, mais criminosos conseguem escapar e mais pistas improváveis e confusas começam a surgir.

Teddy começa a duvidar de tudo, da sua memória, do seu parceiro e até mesmo da sua sanidade.

Direção: Martin Scorcese (O Irlandês, Os Infiltrados).

Nota no IMDb: 8,2

Seven – Os Sete Crimes Capitais (1995)

O filme mostra dois detetives, Somerset (Morgan Freeman) e Mills (Brad Pitt) em uma caçada desesperada por um serial killer (Kevin Spacey), que comete crimes usando como inspiração os sete pecados capitais.  Quando chegam para investigar o primeiro assassinato, os detetives se deparam com a cena de um homem obeso, que foi amarrado e obrigado a comer até a morte. Na cena, ainda foi escrita a palavra “gula” com gordura.

A partir daí, os policiais passam a investigar crime por crime, pesquisando sobre os Sete Pecados Capitais, na tentativa de entender o como funciona a mente do serial killer.

O final de Seven – Os Sete Crimes Capitais sem dúvida é um dos mais surpreendentes!

Direção: David Fincher.

Nota no IMDb: 8,6.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Ainda empolgado com a experiência que teve com os Vingadores, Peter Parker (Tom Holland) volta para casa, onde mora com a Tia May e vive sob a supervisão de seu mentor, Tony Stark (Robert Downey Jr.)

Peter tenta retornar para a sua rotina, mas se distrai com o pensamento de que precisa provar que agora é mais do que o Homem Aranha “amigo da vizinhança”. Quando o Vulture surge como um novo vilão a ser combatido, tudo o que Peter considera ser mais importante, estará ameaçado.

Direção: Jon Watts (Homem-Aranha: Longe de Casa)

Nota no IMDb: 7,4.

Filmes com plot twist no Amazon Prime Video

Psicopata Americano (2000)

Misturando drama e comédia, Psicopata Americano é um filme de terror psicológico que conta a história de Patrick Bateman (Christian Bale), um homem bem educado, inteligente e bonito.

Aos 27 anos ele vive o sonho americano: Trabalha de dia em Wall Street, ganhando uma fortuna que complementa a boa grana que ele já tem desde que nasceu. Durante a noite, ele se rende à sua loucura, cometendo crimes que ninguém imagina. O que o levaria a cometer esses crimes?

Prepare-se para um final de filme inesperado!

Direção: Mary Harron (The Following, Oz).

Nota no IMDb: 7,6.

A Janela Secreta (2004)

Inspirado no livro de Stephen King, o filme conta a história de Mort Rainey (Jhonny Depp), um escritor de sucesso que enfrenta um divórcio depois de 10 anos de casamento.

Ele decide continuar o seu trabalho em uma cabana, sozinho e amargurado, quando um estranho aparece em sua porta, acusando-o de ter roubado a sua história anos atrás e de ter modificado apenas o final. Mort afirma que ele pode provar que a história pertence a ele, mas a partir daí, as coisas começam a sair do controle e vida dele toma um rumo inesperado.

Direção: David Koepp (Ecos do Além, Efeito Dominó).

Nota no IMDb: 6,6.

A Chegada (2016)

A professora linguista, Louise Banks (Amy Adams), é chamada para liderar uma equipe de investigadores quando naves espaciais gigantes pousam em doze localidades diferentes ao redor do mundo. Enquanto os países quase entram em guerra, Louise precisa encontrar uma maneira de se comunicar com os visitantes extraterrestres.

Na esperança de desvendar o mistério, ela aproveita uma oportunidade que poderá ameaçar sua vida e, possivelmente, toda a humanidade.

O filme recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.

Diretor: Denis Villeneuve (Blade Runner 2049, Sicario).

Nota no IMDb: 7,9.

Desejo e Reparação (2007)

Briony Tallis (Saoirse Ronan), acusa falsamente o filho da empregada, Robbie (James McAvoy) de violentar a sua prima, por conta do ciúme que ela tem do relacionamento dele com sua irmã mais velha, Cecilia (Keira Knightley).

Ele é enviado para a prisão, e o rumo da vida dos três acaba mudando para sempre. Briony continua buscando perdão por seu erro infantil e tenta encontrar um meio peculiar para reparar o mal que causou a Robbie e Cecilia.

Diretor: (Black Mirror – Nosedive, O Solista).

Nota no IMDb: 7,8.

Filmes com plot twist para assistir no Telecine Play

Nós (2019)

Junto com Parasita, talvez Nós seja o filme com o final mais surpreendente lançado nos últimos anos, e não dava para esperar menos do diretor e roteirista de Corra.

A família Wilson sai de férias para passa uns dias na praia e encontrar seus amigos, a família Tyler. Na mesma noite, quatro pessoas misteriosas invadem a casa onde eles estão hospedados, que é onde Adelaide (Lupita Nyong’o) passava as férias na infância.

Os Wilson ficam chocados ao descobrir que os intrusos têm a aparência igual a deles, como se fossem cópias, só que com a aparência mais bizarra. A partir daí, cada um precisará lutar contra suas versões grotescas e enfrentar seus maiores medos.

Diretor: Jordan Peele (Corra, Hunters).

Nota no IMDb: 6,9.

Ex – Machina (2014)

Caleb (Domhnall Gleeson), é um jovem programador que trabalha na maior empresa de internet do mundo e ganha uma competição para passar uma semana em uma montanha particular, que pertence ao CEO da empresa.

Quando Caleb chega no local super afastado, ele descobre que terá que participar de um experimento estranho e fascinante, no qual terá que interagir com a primeira inteligência artificial do mundo, na forma de um robô chamada Ava (Alicia Vikander). Ao se apaixonar por ela, Caleb acaba colocando muita coisa em risco.

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e venceu o prêmio de Efeitos Visuais.

Diretor: Alex Garland (Aniquilação)

Nota no IMDb: 7,7.

Viva – A Vida é uma Festa (2017)

Miguel (Anthony Gonzalez) é um garoto mexicano que sonha em ser um músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz (Benjamin Bratt), mas por conta de um evento trágico, a sua família baniu a música de suas vidas há várias gerações.

Desesperado para provar seu talento, o garoto acaba indo parar na Terra dos Mortos onde conhece Hector (Gael García Bernal).  Juntos, eles embarcam em uma aventura incrível para desvendar a verdadeira história por trás da família de Miguel.

O filme venceu o Oscar de Melhor Animação.

Diretor: Lee Unkrich (Toy Story 3, Procurando Nemo).

Nota no IMDb: 8,4.

Se você conhece outros filmes com bons plot twists ou finais inesperados, deixe nos comentários.

Para ver mais filmes que vão bugar a sua mente, clique aqui.