Depois de Parasita ganhar o Oscar de melhor filme em 2020, além de quatro outros prêmios, incluindo melhor direção e melhor roteiro original, pessoas no mundo todo têm se interessado em conhecer mais sobre filmes coreanos.

Parte da chamada “onda coreana”, os longas têm ganhado cada vez mais popularidade, junto com as séries de TV, a literatura, e a música K-Pop, graças ao grande investimento que o governo do país tem feito em cultura.

Apesar de ser reconhecido apenas recentemente pela premiação mais importante da indústria, o cinema sul-coreano vem produzindo grandes filmes nos últimos 30 anos.

Parte do segredo está na criatividade dos roteiristas e diretores, e também na mistura de gêneros. O diretor Bong Joon-ho, por exemplo, é conhecido por juntar drama, ficção científica e boas doses de humor para fazer críticas sociais.

Com toda a popularidade da cultura coreana, as plataformas de streaming estão investindo cada vez mais em produções do país asiático e disponibilizando-os em outros países. Atualmente, o catálogo de filmes coreanos na Netflix conta com mais de 30 títulos.

Se você ainda não tem familiaridade com o cinema sul-coreano ou quer conhecer um pouco mais, listamos 10 filmes incríveis filme que você precisa assistir.

E se você quiser ver outros títulos para fugir do padrão do cinema hollywoodiano, confira nossa lista de filmes espanhóis e indianos.

10 filmes coreanos excelentes para você assistir!

Oldboy – 2003

Vencedor em Cannes e considerado um dos maiores clássicos cult, Oldboy é um filme coreano de ação, drama e suspense que conta história de Oh Dae-su (Choi Min-sik), um homem que é sequestrado e mantido em cativeiro durante 15 anos, sem motivo aparente.

Durante anos, ele e passa o tempo apenas na companhia de uma TV, recebendo comida e roupa dos sequestradores, que o mantém sedado para evitar que ele cometa suicídio. Um dia, Oh Dae-Su é libertado, mas percebe que está envolvido em uma trama de conspiração e violência, e precisa encontrar seu sequestrador em 5 dias para conseguir a sua vingança.

O filme é dirigido pelo aclamado Park Chan-wook, e é o segundo filme da Trilogia da vingança, junto com Mr. Vingança de 2002 e Lady Vingança, de 2005.

Parasita – 2019

Parasita não poderia ficar de fora desta lista, afinal, não só foi o primeiro filme coreano a ganhar o maior prêmio do Oscar como também o único de língua não inglesa a conseguir esse feito. Então, se você ainda não assistiu, corre lá para ver.

Dirigido por Bong Joon-ho, Parasita é um filme incrível de suspense e drama com um toque de humor, que conta a história de duas famílias que vivem em Seoul – os Park, uma família rica e inocente que vive em uma mansão, e os Kim, uma família esperta, mas pobre, que mora em um semi-porão.

O destino das duas famílias se encontra quando os filhos da família Kim veem uma oportunidade de ouro ao serem contratados como tutor e professora de artes para os filhos dos Park. A partir daí, eles iniciam um plano para se infiltrarem na família, sem imaginar o que essa ambição poderia custar.

Disponível no Google Play Filmes.

Mother – A busca pela verdade (2009)

Com muito suspense e drama, Mother é considerado um dos melhores filmes coreanos. Para ter ideia, o filme vendeu mais de um milhão de ingressos nos primeiros quatro dias de exibição na Coreia do Sul.

Dirigido por Bong Joon-Ho, o longa conta a história de uma mãe (Hye-ja Kim) que vive com o filho Do-joon (Won Bin) cultivando ervas e fazendo acupuntura. Tudo muda quando Do-joon passa a ser acusado de matar uma adolescente e sua mãe se vê obrigada a embarcar em uma busca desesperada para encontrar o assassino da garota e provar a inocência do filho.

Invasão Zumbi (2016)

Grande filme de ação e terror coreano, Invasão Zumbi narra a história de Seok-woo (Yoo Gong), um pai que viaja com a filha pequena, Soo-ahn (Su-an Kim), a bordo de um trem que vai de Seul para Busan.

Durante o caminho, um apocalipse zumbi se inicia e grande parte da população do planeta acaba se transformando em hordas de mortos-vivos.  Dentro do trem, os passageiros começam a lutar contra os zumbis e entre si próprios para salvar suas vidas e suas famílias.

O roteiro também usa a situação extrema para abordar a luta de classes, um tema muito presente nos filmes coreanos.

Disponível na Netflix.

The Spy Gone North (2018)

Baseado na história real de Seok-young Park (Hwang Jung-min), The Spy Gone North é sobre um militar da inteligência sul-coreana com o codinome de Vênus Negra, que é enviado a Pequim como espião para se infiltrar em um grupo do alto escalão norte-coreano, com o objetivo de descobrir informações sobre armas nucleares.

Seok-young consegue se aproximar de pessoas poderosas e acaba ganhando a confiança da liderança norte-coreana, mas nem tudo é da maneira que ele imaginava quando descobre que os dois países estão fazendo acordos secretos para atender interesses pessoais nas eleições sul-coreanas de 1998.

Disponível na Netflix.

Sintonizada em você (2019)

Filme coreano de romance da Netflix, Sintonizada em você conta uma bonita história de amor entre um casal de jovens que troca cartas através de um programa de rádio e acaba se conhecendo em uma padaria nos anos 90.

Hyeon-u (Jun Hae In) é um adolescente encrenqueiro e Mi-soo (Go-eun Kim) desenvolvem um sentimento de amor e amizade, mas acabam se afastando quando ele se envolve uma briga e não aparece mais. Tempos depois eles se reencontram, mas entre idas e vindas, o destino parece sempre insistir em separar o casal.

Disponível na Netflix.

Okja (2017)

Misturando drama, ação e ficção científica, o longa mostra a emocionante relação da pequena Mija, (An Seo Hyun) e o seu animal de estimação, Okja, uma criatura gigante chamada de super-porco, que mora com ela nas montanhas.

Tudo muda quando uma empresa multinacional decide pegar o animal de volta, já que ele fazia parte de um experimento criado por eles. Mesmo sem nenhum plano, Mija parte sozinha para Seul decidida a resgatar o animal, enfrentando muita gente perigosa que vai fazer o possível para dar um destino cruel para Okja.

Apesar de ser um filme coreano, o elenco conta com nomes conhecidos de Holywood, como Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal. A direção também é de Bong Joon-ho.

Disponível na Netflix.

Em chamas (2018)

Considerado um dos melhores filmes coreanos, o longa conta a história de Jong-su (Ah-In Yoo), um jovem que acaba reencontrando Shin Hae-mi (Jong-seo Jun) uma garota que vivia em seu bairro, que pede para ele tomar conta de seu carro enquanto ela viaja para a África. Ao retornar, ela lhe apresenta Ben (Steve Yeun, astro de The Walking Dead), um homem que ela conheceu durante a viagem e que vai mostrar a Jong-su um hobby secreto e perigoso

Super aclamado pela crítica, o filme também aborda temas como desigualdades sociais, masculinidade tóxica e consumismo, entre outros temas atuais.

Disponível no Google Play Filmes.

O hospedeiro (2006)

Filme de terror coreano com muito drama e um pouco de humor, O hospedeiro conta a história da família Park, que tem a sua vida modificada depois que o despejo de uma substância tóxica no rio da cidade dá origem a um monstro que emerge à superfície e leva embora a pequena Hyun-seo (Ko Ah-sung)

A partir daí, o pai dela, Gang-du (Kang-ho Song), que até então se mostrava um homem imaturo e irresponsável, descobre que a menina está viva e decide sair em sua busca. Gang-du, o avô da garota e seus dois tios decidem embarcam juntos em uma saga aterrorizante, enquanto o monstro espalha pânico pela cidade, que entra em quarentena pelo risco de contaminação.

Mais um filme dirigido e roteirizado por Bong Joon-ho.

Disponível na Netflix.

The Battleship Island (2017)

Drama sul-coreano baseado em fatos reais, The Battleship Island retrata a tentativa de fuga de 400 coreanos que foram forçados a trabalhar em condições sub-humanas nas minas de carvão da ilha Hashima, sob o domínio do Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

A história acompanha Lee (Hwang Jung-min), um maestro de jazz, sua filha única, e o ladrão Choi, enquanto tentam sobreviver à violência imposta a eles.

Como uma boa produção do cinema coreano, o filme mistura drama, ação, aventura e até usa piadas para contar um capítulo marcante da história da história.

Disponível no Amazon Prime Video.

E você, já conhecia algum destes títulos? Se tiver outros filmes coreanos para recomendar, nos conte nos comentários!