Em tempos de ficar em casa devido a quarentena por conta do COVID-19, o novo coronavírus, um filme ou uma série de ficção científica é uma ótima pedida para se desligar das más notícias e ocupar a mente com histórias instigantes.

Se você for do tipo que prefere os livros, sem problemas, temos um artigo com ótimas dicas de livros de ficção científica também.

Tecnologia, robôs, universos paralelos, viagem no tempo e o futuro são alguns dos temas que podemos encontrar em produções de ficção científica, e que nos convidam a refletir e discutir sobre muitas questões.

Com este post, então, somos nós que te convidamos a conferir a nossa lista de séries e filmes do gênero. Bóra lá?

Ah, e se você quiser maratonar sobre outro tema, temos um ótimo artigo que mostra filmes e séries sobre ansiedade e depressão e que podem te ajudar.

10 filmes e séries de ficção científica para bugar a sua mente

Donnie Darko – 2001

Donnie Darko é um filme cult que rende boas discussões e muitas teorias para a sua trama muito complexa com viagens no tempo (ou será que não são viagens no tempo?).

Donnie (Jake Gyllenhaal) é um adolescente esquizofrênico que tem visões, e uma delas é com seu amigo imaginário Frank, um coelho assustador gigante. Quando aparece, Frank sempre incentiva Donnie a fazer coisas erradas, até o dia em que ele anuncia que o mundo vai acabar em um mês. Desde então, Donnie fica assombrado e se questionando sobre o que é ou não real em sua vida.

Com certeza, ao final do filme você também vai ficar se perguntando o que foi ou não real no que você assistiu!

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças – 2004

Você já sentiu vontade de apagar alguém da sua memória? Então, com certeza Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é um filme que você precisa assistir!

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formam um casal de longa data. Porém, chega um momento em que Clementine se cansa de insistir na relação que não vai bem, e decide se submeter a um tratamento experimental para apagar Joel de suas lembranças.

Brilho Eterno é cativante e comovente e te leva a boas reflexões. O longa levou o Oscar de Melhor Roteiro Original de 2005 e você consegue assistir essa aclamada ficção científica pela Netflix.

Efeito Borboleta – 2004

Evan Treborn (Ashton Kutcher) é um jovem estudante que teve a infância conturbada e marcada por problemas de memória. Ele descobre que pode voltar no tempo e mudar fatos do passado, porém os resultados não são como esperados e as consequências podem ser graves.

Efeito Borboleta foi um sucesso de público e rendeu diversos elogios a Ashton Kutcher pela ótima atuação em um papel diferente dos que ele costumava interpretar. É um filme para assistir com muita atenção, já que uma piscada mais longa pode comprometer todo o entendimento da história.

Wall-E – 2008

Nesta história que se passa no futuro em 2.700, a Terra se encontra devastada pela própria humanidade, repleta de lixo e inabitável. Por conta disso, todos os humanos foram viver em uma nave no espaço, enquanto esperam robôs concluírem a limpeza do mundo para que eles possam voltar.

Cena do filme Wall-e

Desses robôs, Wall-E – e sua barata de estimação – são os únicos seres que sobraram no planeta, até o dia em que uma nave traz um robô moderno, a Eva por quem Wall-E se apaixona. Juntos, eles dois nos levam em uma aventura brilhante, sensível e inspirada na era do cinema mudo, que proporciona diversas reflexões sobre o nosso comportamento.

Se você nunca assistiu, está perdendo tempo! Wall-E recebeu o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2009 e você pode conferir no Telecine Play.

Até aqui foram indicações mais antigas, mas agora vamos para produções mais atuais. Confira!

Black Mirror – 2011

Black Mirror é uma série com episódios independentes, mas com algo em comum: todos se passam no futuro (não tão distante assim) com a tecnologia muito avançada e devido a ela, os comportamentos humanos e sociais são afetados.

Cena da série BlackMirror

Cada história nos leva a uma reflexão diferente sobre como a tecnologia influencia – bem ou mal – a nossa vida, e muitas delas são assustadoramente atuais!

A série já ganhou 6 Emmys, incluindo dois de Melhor Filme para TV por USS Callister e San Junipero, e já possui 5 temporadas disponíveis na Netflix.

Her – 2013

Neste longa maravilhoso conhecemos Theodore, interpretado pelo impecável Joaquin Phoenix, que é um escritor deprimido pelo fim de um relacionamento. Cultivando seu momento de introspecção, ele compra um novo sistema operacional para o computador e inesperadamente se apaixona pela voz da inteligência artificial do programa. Então, passamos a acompanhar essa relação amorosa incomum que nos faz pensar sobre o nosso comportamento e vínculo com a tecnologia.

Her levou o Oscar de Melhor Roteiro Original de 2014, entre outros prêmios, e você pode assistir na Globo Play.

Westworld – 2016

A série Westworld, da HBO, se passa em um futurístico parque temático que reproduz o Velho Oeste, e é habitado por robôs que também são os anfitriões da atração. Todos eles são programados para interagirem e pensarem como seres humanos. Os clientes, por sua vez, têm liberdade para fazer com eles o que quiserem, sem regras e nem leis.

Cena da série Westworld

Então, devido a uma falha na atualização do sistema dos androides, surge uma nova consciência artificial que se torna outra ameaça no entretenimento.

Westworld teve a primeira temporada mais assistida entre as séries originais da HBO, já ganhou 3 Emmys e está agora na sua terceira temporada. É um convite para refletir sobre a evolução das máquinas e ficar com um misto de sentimentos a cada episódio.

3% – 2016

Representando o Brasil aqui nas séries de ficção científica indicadas, 3% se passa num futuro onde a elite brasileira vive uma vida plena no Maralto, enquanto o resto da população vive na miséria no Continente. Para serem aceitos no Maralto, os jovens de 20 anos devem passar em um complexo processo seletivo, porém apenas 3% são aprovados.

Conhecendo a realidade do nosso país, fica ainda mais fácil entrar de cabeça no futuro distópico de 3%, que já conta com 3 temporadas na Netflix.

Dark – 2017

Dark é aquele tipo de série que você termina um episódio na loucura de ver o próximo e no final você fica refletindo sobre tudo e criando milhares de teorias. A série alemã de ficção cientifica te prende com o desaparecimento de uma criança e a partir de então, começa um complexo mistério que envolve quatro famílias, viagens no tempo e a busca incessante por respostas.

A série da Netflix ganhou o prestigiado prêmio de TV alemão, Grimme Pries e já tem duas temporadas para você maratonar.

Durante a Tormenta – 2018

Este filme espanhol da Netflix te prende do começo ao fim em um suspense com viagem no tempo e muitas surpresas. Seu elenco conta com Álvaro Morte, o professor de La Casa de Papel.

No longa, uma conexão misteriosa entre dois tempos diferentes permite que Vera Roy (Adriana Ugarte) salve a vida de um menino que morou em sua casa no passado. Depois disso, ela se encontra em uma nova realidade com uma vida totalmente diferente em que nem mesmo a sua filha existe mais, e ela vai fazer de tudo para recuperá-la.

E aí, curtiu as indicações? Comenta qual desses filmes e séries de ficção científica mais mexeu com você e também qual você acha que ficou de fora da lista. E não se esqueça de compartilhar o post para mais pessoas se entreterem durante a quarentena.