A aguardada 3ª temporada da série Dark estreia na Netflix no dia 27 de junho, como já havíamos adiantado aqui. Com o desfecho próximo, os fãs seguem ansiosos para descobrir se Jonas e Martha conseguirão impedir o apocalipse, como mostra o trailer divulgado pela plataforma de streaming.

Com um roteiro de “derreter o cérebro”, Dark foi escolhida como a melhor série da Netflix, de acordo com uma eleição feita recentemente pelos usuários do site Rotten Tomatoes, batendo concorrentes fortes como The Crown e Black Mirror. Todo esse sucesso pode ser explicado pela combinação entre a história bem amarrada, a atmosfera obscura e misteriosa, e personagens muito bem construídos.

Na nossa competição para eleger a Melhor Série de Todos os Tempos, Dark foi derrotada na primeira fase para Stranger Things. Mas não é por isso que ela deixa de ser uma ótima série!

Se você, assim como nós, já está se preparando para lidar com a saudade que essa série incrível vai deixar, saiba que existem outras produções ótimas, que contam com as mesmas temáticas de Dark. Separamos uma lista com filmes e séries sobre viagens no tempo, desaparecimento de personagens, investigações e multiversos que você vai adorar.

Filmes que todo fã de Dark deveria assistir

Donnie Darko – 2001

Já falamos sobre este filme complexo e considerado cult aqui neste post, mas vamos destacar algumas coisas em comum com a série Dark. No longa, o jovem Donnie (Jake Gylenhaal) sofre um acidente e passa a ter visões de um homem fantasiado de coelho, que o influencia a cometer vários crimes.

As semelhanças com a série Dark começam quando surge a temática de viagem no tempo, portais e buracos de minhoca, porém, não param por aí.

Algumas cenas da série inspiradas em Donnie Darko mostram que os criadores realmente beberam da fonte:

Cenas de Dark inspiradas no filme Donnie Darko

Você pode encontrar várias outras referências do filme em algumas cenas da série – não postamos aqui para evitar spoilers.

Disponível no Amazon Prime Video.

Primer – 2004

Considerado outra obra cult de fritar o cérebro, Primer divide com a série Dark o tema viagem no tempo. No longa, os engenheiros Aaron (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) trabalham na criação de uma máquina capaz de reduzir o peso dos objetos através do bloqueio da força da gravidade. Acidentalmente, os dois acabam inventando uma máquina capaz de fazê-los viajar diversas vezes no tempo e alterar a realidade de suas vidas.

Apesar de parecer um roteiro simples, assim como Dark, Primer também tem diversas linhas do tempo, o que o torna um daqueles filmes que precisamos assistir mais de uma vez para que tudo faça sentido.

A descoberta – 2017

Filme original da Netflix, A descoberta também mistura ficção científica, realidades alternativas e mistério para desenvolver sua trama.

No longa, o cientista Dr. Thomas Harbor (Robert Redford) descobre a prova definitiva da existência de vida após a morte, o que leva algumas pessoas a “resetarem” sua própria existência, enquanto outras tentam continuar a viver e lidar com essa nova realidade.

No meio disso tudo, Will (Jason Segel) mantém uma relação conturbada com seu pai, Dr Thomas, enquanto tenta ajudar Isa (Rooney Mara), a mulher por quem está apaixonado. Com um passado problemático, ela tem seus próprios motivos para tentar partir em busca da vida após a morte.

Disponível na Netflix.

O Predestinado – 2014

Cheio de suspense, mistério e ficção científica, O Predestinado é um filme sobre viagens no tempo, e que assim como a série Dark, também vai te prender.

No longa, o Agente Temporal (Ethan Hawke) é enviado em várias viagens no tempo com o objetivo de prevenir que futuros assassinos cometam crimes. Em sua última missão, o Agente precisa parar o criminoso que o enganou ao longo do tempo e impedir um ataque devastador que poderá acabar com milhares de vidas.

Disponível no Google Play.

Looper: Assassinos do futuro – 2012

Considerado provocador e original, Looper é uma produção inteligente de ficção científica, que vai agradar aos fãs de Dark que gostam de paradoxos temporais e de um bom filme de ação.

A trama se passa no futuro, mais especificamente em 2074, onde já é possível fazer viagens no tempo, mas como são proibidas, só podem ser feitas por meios ilegais. Quando a máfia decide se livrar de uma pessoa, ela usa as viagens no tempo para enviar seus alvos para o passado, onde um looper – um pistoleiro como Joe (Joseph Gordon-Levitt) espera para exterminá-lo.

As coisas começam a desandar quando os mafiosos decidem encerrar o ciclo, enviando o Joe do futuro, interpretado por Bruce Willis, de volta ao passado para ser assassinado.

Disponível no Amazon Prime.

Séries que todo fã de Dark vai amar

Curon – 2020

Recém chegada no catálogo, Curon é uma produção italiana original da Netflix. Cheia de drama, suspense, acontecimentos sobrenaturais e tragédias familiares, tem tudo para entrar na lista das séries europeias favoritas do público, assim como Dark, La Casa de Papel, Elite e The Crown.

A série conta a história de Anna (Valeria Bilello) que acabou de voltar à Curon, sua cidade natal, acompanhada de seus filhos gêmeos adolescentes, Mauro (Federico Russo) e Daria (Margherita Morchio). Misteriosamente, Anna desaparece, e quando seus filhos saem em busca da mãe, acabam descobrindo os segredos escondidos atrás da suposta tranquilidade da cidade. A partir daí, eles ficam cara a cara com um lado desconhecido da família.

Disponível na Netflix.

Altered Carbon – 2018

Altered Carbon é uma série original da Netflix que se passa em um futuro distópico, cerca de 300 anos à frente.  Baseada em um livro cyberpunk, a produção é uma mistura intrigante entre histórias de crime, suspense e ficção científica.

No futuro, a consciência dos humanos pode ser digitalizada e implantada em suas colunas, permitindo que as pessoas sobrevivam à morte física, reimplantem suas memórias em um novo corpo e vivam diversas vezes.

Depois de 250 anos congelado, o mercenário Takeshi Kovacs (Anthoni Mackie) retorna em um novo corpo, e além de se adaptar à realidade, precisa lidar com a missão de desvendar um grande mistério e conquistar a sua liberdade.

A série tem duas temporadas e aguarda a confirmação da terceira. Também já ganhou um longa de animação chamado Altered Carbon: Nova capa.

Disponível na Netflix.

The Missing – 2014

Mais uma série europeia incrível, The Missing conta história de Tony (James Nesbitt), um homem arrasado depois que seu filho Oliver (Oliver Hunt), foi sequestrado enquanto eles passavam férias na França.

Tony não aceita a ideia de que seu filho possa estar morto, e passa a buscá-lo de forma obsessiva durante anos, com a ajuda do policial Julien Baptiste (Tchéky Karyo). A caçada se torna um quebra-cabeças cheio de reviravoltas, capaz de destruir seu casamento e até a sua própria vida.

Assim como Dark, The Missing explora o impacto que o desaparecimento de uma criança pode causar em uma família e também tem a sua história contada em mais de duas linhas de tempo diferentes.

A série tem duas temporadas e rendeu um spin-off chamado Baptiste, que gira em torno do detetive Julien Baptiste.

Disponível no Amazon Prime Video.

Doctor Who – 2005

Se você é realmente fã de séries de ficção científica e viagem no tempo, precisa ver Doctor Who. Também vai precisar separar um bom tempo, porque ela já tem 12 temporadas e 147 episódios.

O Doutor, um Senhor do Tempo alienígena do planeta Gallifrey faz viagens no tempo e espaço nave TARDIS, famosa por se passar por uma típica cabine telefônica londrina. Juntos com alguns companheiros, O Doutor sai em busca de justiça, enfrentando inimigos e salvando civilizações.

Super premiada, a série segue com grande aprovação do público, e o responsável pela série, Chris Chibnall já confirmou uma 13ª temporada.

Vale lembrar que essa é a segunda versão da série. A original foi lançada em 1963, com um perfil mais família e com objetivo de educar as pessoas sobre eventos históricos, durando apenas 42 episódios.

Disponível no Globoplay.

Agora que você está prestes a embarcar na última temporada de Dark, já sabe o que assistir quando quiser fazer outra viagem no tempo ou em realidades distópicas.

Se conhece outros filmes e séries que farão sucesso com os fãs de Dark, conte para nós nos comentários.