Os filmes indianos não são muito populares aqui no Brasil. Mas sabia que as produções de Bollywood fazem muito sucesso mundo a fora? Então, que tal conhecer mais sobre o cinema indiano?

Provavelmente, quando você pensa em filme indiano, logo vem a sua cabeça os filmes “Quem quer ser um milionário?”, “As aventuras de Pi” e “Lion”. Porém, Bollywood, como é conhecida a indústria cinematográfica indiana, vai muito além desses três longas.

Bollywood é considerada a maior produtora de cinema do mundo. A indústria produz certa de 1.500 filmes por ano, e conta com um público bem fiel. Como a Índia possui mais de 1,3 bilhão de habitantes, seu cinema possui uma média de mais de meio milhão mensal de espectadores.

Além disso, Bollywood também exporta seus filmes para outros países, como EUA, Reino Unido, França, Alemanha e países árabes.

Por isso, hoje te convido a conhecer alguns filmes indianos na Netflix, para você apreciar diferentes características da sétima arte. Garanta a pipoca e o guaraná, e boa sessão!

Filmes indianos na Netflix

Como estrelas na Terra (Taare Zameen Par) – 2007

O pequeno Ishaan é uma criança sonhadora e distraída. Devido a sua dificuldade de concentração, ele não vai bem na escola e por isso, seus pais recebem reclamações recorrentes. Por acreditar que o menino não estuda por falta de comprometimento, o pai de Ishaan o leva para um internato, o que faz o garoto entrar em depressão. Mas lá, o professor de artes Nikumbh entende o que se passa com ele, e então o ajuda a se interessar pelos estudos e entender sua própria identidade.

Este é o famoso filme indiano sobre dislexia. Um drama com uma história comovente, que já abre a nossa lista de indicações com chave de ouro!

Também conhecido como “Toda criança é especial”, o filme teve seus direitos comprados pela Disney em 2010, passando então ao título de “Como estrelas na Terra”.

Uma produção de Bollywood muito elogiada pela crítica especializada e pelo grande público, possui avaliação 8,4 no IMDb. Reúna a família para todo mundo compartilhar a emoção!

Kahaani – 2012

Vidya Bagchi está grávida e seu marido desapareceu misteriosamente, após uma viagem para Calcutá, durante o festival de Durga Puja. Sozinha, ela começa uma incansável procura por ele, e pelo percurso, vai descobrindo que nada é como parece ser.

Kahaani é um filme indiano de suspense para você grudar na tela e tentar desvendar os mistérios que irão te surpreender do começo ao fim. A produção misteriosa tem uma ótima avaliação no IMDb, com uma nota 8,1.

Umrika – 2015

Rama cresceu ouvindo as histórias de sucesso de um tio que se mudou para Umrika (América). Com isso, quando chegou a idade adulta, ele também decidiu arriscar a própria sorte no país norte-americano. A condição que sua família propôs foi de que ele sempre mantivesse contato através de cartas. Porém, quando as cartas param de chegar, seu irmão caçula decide ir em busca do que aconteceu, mas para deixar a mãe tranquila, continua escrevendo cartas no nome de Rama.

Umrika levou o prêmio do público para Melhor Drama no Festival de Cinema de Sundance em 2015. Com certeza, é um filme indiano de drama e suspense que vale a sua atenção.

Talvar – 2015

Baseado em fatos reais, Talvar traz a história de um assassinato duplo, em que a filha, uma jovem de 14 anos, e o empregado da família foram encontrados mortos em Noida, na Índia, em 2008. A investigação controversa, gera polêmica em torno do caso e do real culpado.

O longa conta com o ator indiano famoso, Irrfan Khan, que infelizmente faleceu recentemente, no dia 20 de abril, aos 53 anos, vítima de um câncer. Sua avaliação é alta no IMDb, com uma nota 8,2.

E se você é fã de filmes baseados em história real, confira a nossa lista apenas com títulos do gênero, e que contém o emocionante The sky is pink, também indiano.

Pink – 2016

Arora e duas amigas foram vítimas de uma agressão sexual que resultou em um acidente. Após o acontecido, a jovem é acusada por tentativa de homicídio do seu agressor. Juntas, as três irão lutar contra o sistema da cultura de estupro na Índia.

Pink é um filme de drama indiano muito bem avaliado por crítica e público. Inclusive, a produção foi escolhida para uma exibição especial na sede da ONU em Nova York.

Além disso, o filme também foi escolhido pela polícia de Rajastão, Índia, como parte do treinamento dos policiais, afim de os fazerem refletir sobre os direitos e dignidade das mulheres.

Sua nota no IMDb é 8,1.

Pad Man (Homem-Absorvente) – 2018

Mais um filme indiano baseado em história real aqui na lista. Pad Man, ou o Homem-Absorvente, conta a história de um empreendedor que apesar da humilhação pública e resistência social, desenvolveu um absorvente íntimo de baixo custo, para que fosse acessível a todas as mulheres indianas.

Em Pad Man você vai se envolver com uma história de comédia romântica, que sobretudo, te deixará refletindo sobre as diferenças sociais que existem no mundo.

E para complementar a sua experiência com o tema, sugiro que você também assista ao documentário indiano Absorvendo o Tabu.

Até aqui, já deu para perceber o poder das produções de Bollywood, né? Vamos continuar, então, que dica boa de filmes indianos é o que não falta!

Soni – 2018

Na cidade de Delhi, os casos de violência contra a mulher estão aumentando cada vez mais. Enquanto isso, a jovem policial Soni está se destacando na corporação por combater grande parte desses crimes, e ela sempre recebe o apoio de sua inspetora Kalpana. Porém, Soni é transferida com alegação de má conduta e com isso, sua relação com a inspetora é afetada de forma que elas nunca imaginaram.

Este drama indiano foi selecionado na mostra Orizzonti do 75° Festival de Veneza, e está avaliado em 7,1 no IMDb.

Amor nos dias de hoje – 2020

Um jovem casal tem sua história de amor interrompida devido aos seus planos profissionais. Enquanto tentam encontrar respostas para suas perguntas sobre o amor, um relato do passado os desperta para o que é realmente importante.

Um amor nos dias de hoje é um romance de Bollywood que chegou recentemente na Netflix. Se você é fã do gênero, não deixe se assistir!

O grande passo – 2020

Dois jovens da periferia de Mumbai são descobertos por um professor de balé. Agora, eles precisam enfrentar os preconceitos e a intolerância machista da sociedade, inclusive de suas famílias, para mudarem de vida através da dança.

O grande passo é um filme indiano que questiona estereótipos em uma história comovente, avaliada em 7,6 no IMDb.

Todas as indicações acima, são de filmes indianos na Netflix, mas a nossa última dica, que vem agora, está disponível no Google Filmes.

The Lunchbox – 2013

O serviço de entrega de comida Mumbai Dabbawallahs é bem popular em Mumbai, Índia. Certo dia, um erro na entrega das marmitas, colocou uma dona de casa infeliz com o seu casamento, em contato com um viúvo solitário. Eles passam a trocar correspondências e juntos criam um laço profundo através das cartas.

Lunchbox também conta com o ator indiano Irrfan Khan no elenco, e é um filme de Bollywood muito aclamado, com uma legião de admiradores ao redor do mundo.

Então, viu só quanta coisa boa tem para ser explorada no cinema indiano? Deixe nos comentários se você já assistiu algum desses filmes e o que achou da produção. Compartilhe também a nossa lista com aquela pessoa que é fã da sétima arte.

Por fim, se você gosta de dicas de filmes estrangeiros, confira também as nossas dicas de filmes espanhóis.