Existem filmes injustiçados que não ganharam o Oscar, porque perderam para títulos menos relevantes, e tem outros que nem sequer entraram na disputa mais importante da premiação.

Sabe quando o momento mais esperado do Oscar chega, e você não acredita no resultado? Então, nem sempre concordamos com as escolhas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e por isso esses momentos não são esquecidos.

Por aqui, já falamos sobre os atores e atrizes que nunca ganharam o Oscar, e agora chegou a vez dos filmes.

Tem clássicos que são difíceis de acreditar que foram menosprezados, perdendo para filmes que muito provavelmente nunca ouvimos falar. Já outros disputaram com produções realmente boas, mas que têm um quê a mais e por isso mereciam o prêmio.

Conheça os nossos indicados ao troféu de Melhor Filme Injustiçado no Oscar!

10 Filmes que não ganharam o Oscar, mas mereciam e muito!

Cidadão Kane (1941)

Cidadão Kane

O filme “Cidadão Kane” é um clássico do cinema, frequentemente eleito como o melhor filme de todos os tempos, e quando não, marca presença em listas do tipo.

Foi com ele que o consagrado Orson Welles estreou sua carreira de diretor. O longa é considerado o filme mais inovador de todos os tempos, pois trouxe para as telas as técnicas de narrativas em flashback, plano-sequência e fotografia em profundidade.

Surpreendentemente, “Cidadão Kane” foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1942, mas perdeu para o concorrente “Como Era Verde o Meu Vale”, de John Ford.

Apesar do filme de Ford ter seu mérito, a derrota de Welles é considerada até hoje, uma das grandes injustiças da Academia.

Cantando na Chuva (1952)

Cantando na Chuva

Quem nunca recriou a cena de “Catando na Chuva” em algum momento da vida? Pois é, o filme é um dos maiores musicais da história do cinema. Contudo, na premiação do Oscar de 1953, ele não recebeu tanta atenção quanto merecia.

Cantando na Chuva” foi indicado apenas a duas categorias, a de Melhor Atriz Coadjuvante para Jean Hagen, e a de Melhor Trilha Sonora, porém não ganhou nenhuma.

Quem levou o grande prêmio naquela noite foi o filme “O Maior Espetáculo da Terra”, de Cecil B. DeMille, que ninguém recria cena alguma, ou sequer ouviu falar!

Psicose (1960)

Psicose

Outro filme clássico injustiçado no Oscar aqui na lista, “Psicose”, um dos maiores feitos do icônico Alfred Hitchcock, também saiu de mãos abanando na premiação de 1961.

Psicose” é uma rica fonte de inspiração para filmes de thriller psicológico, e um ícone da cultura pop. Não há geração que não reconheça a emblemática cena do chuveiro!

Sem contar, que o longa ainda inspirou a série de sucesso “Bates Motel”.

Bom, o clássico filme de terror recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Fotografia: P&B e Melhor Direção de Arte: P&B, porém não levou nenhuma estatueta dourada.

O grande vencedor da noite foi “Se Meu Apartamento Falasse…”, de Billy Wilder, que como sabemos, não se tornou nenhum fenômeno.

Laranja Mecânica (1971)

Laranja Mecânica

Acredite se quiser, mas assim como Alfred Hitchcock, o lendário Stanley Kubrick também saiu do Oscar de mãos vazias, sem receber nenhum prêmio pelo seu icônico filme “Laranja Mecânica”. Eita mundo, ou melhor, Academia injusta!

Laranja Mecânica” também é um longa que atravessa décadas e continua sendo cultuado por crítica e público. Porém, na premiação de 1972, perdeu a disputa para “Conexão França”, de William Friedkin. Um filme bom? Sim. Mas não tão marcante quanto o concorrente.

As indicações sem sucesso de “A clockwork orange” (título original) foram: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.

Os Bons Companheiros (1990)

Os Bons Companheiros

Chegou a vez de Martin Scorsese na nossa lista. Afinal, na premiação do Oscar de 1991, o aclamado diretor também ficou só aplaudindo os colegas de profissão e voltou para casa sem nada.

Os Bons Companheiros” também é um filme que merecia o Oscar, mas não levou. Tirando o Joe Pesci, que foi contemplado com a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante, o longa perdeu as outras cinco indicações que recebeu.

Goodfellas” (título original), longa que inspira tantos outros diretores, foi indicado a: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

O grande vencedor da noite, porém, foi “Dança com Lobos”, de Kevin Costner.

Fargo (1996)

Fargo

Fargo” é considerado um dos melhores filmes dos irmãos Coen. Aclamado por crítica especializada e grande público, conta com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Embora o filme sarcástico tenha conquistado uma legião de fãs cinéfilos, não conquistou tanto assim a Academia, e levou apenas dois dos prêmios aos quais foi indicado: o Oscar de Melhor Atriz para Frances McDormand e o de Melhor Roteiro Original.

As outras disputas eram por Melhor Montagem, Fotografia, Diretor, Ator Coadjuvante e Melhor Filme, no qual perdeu para “O Paciente Inglês”, considerado monótono por muita gente.

Clube da Luta (1999)

Clube da Luta

Vou quebrar a primeira regra do “Clube da Luta” e falar sobre ele aqui na lista de filmes que não ganharam o Oscar, porque sim, ele merecia muito!

O filme é uma obra de arte do cinema, aclamado por crítica e público, e que continua sendo cultuado mesmo anos depois de seu lançamento. Sua trama e fotografia são impecáveis, mas apesar disso, “Clube da Luta” passou praticamente batido no Oscar do ano 2000.

Com apenas uma indicação a Melhor Edição de Som, ele foi brutalmente injustiçado, pois merecia muito mais.

O Segredo de Brokeback Mountain (2006)

O Segredo de Brokeback Mountain

É claro que uma das maiores polêmicas do Oscar não ficaria de fora da nossa lista! O que dizer quando “O Segredo de Brokeback Mountain” perdeu o Oscar de Melhor Filme para “Crash: no Limite” na cerimônia de 2006?

Essa foi uma das vitórias mais chocantes do Oscar, e até mesmo o diretor Paul Haggis disse que não merecia o prêmio!

O resultado injusto levantou questionamentos sobre o Oscar ser homofóbico, já que “Brokeback Mountain” teve os atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal protagonizando um casal gay.

Inclusive, recentemente Gyllenhaal disse em entrevista, que Heath se recusou a fazer piadas sobre o filme na noite de premiações.

Apesar disso, o longa foi indicado em oito categorias: Melhor Fotografia, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Melhor Ator, Melhor Filme, e venceu as categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Boyhood: Da Infância a Juventude (2014)

Boyhood: Da Infância a Juventude

Boyhood” tem uma particularidade pela qual despertou a atenção de todo mundo: o filme foi filmado ao longo de doze anos! Isso mesmo, o longa de Richard Linklater levou pouco mais de uma década para ficar pronto.

Seu resultado foi uma história única e emocionante sobre a vida, provando que sim, até as coisas mais simples podem virar um belo filme.

Apesar de uma ótima recepção com excelentes críticas, e outras premiações como o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama, “Boyhood” não venceu o Oscar de Melhor Filme em 2015, perdendo o posto para “Birdman”.

O filme que levou doze anos para ser feito foi indicado a: Melhor Montagem, Roteiro Original, Diretor, Ator Coadjuvante, Melhor Filme e venceu a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante para Patricia Arquette.

Corra! (2017)

Corra!

O filme “Corra!” foi uma grande surpresa, trazendo uma nova forma de abordar o racismo em uma trama de terror psicológico. O longa de Jordan Peele deixou todo mundo aterrorizado e, ainda que recente, marcou a história do cinema.

Corra!” recebeu quatro indicações ao Oscar de 2018, que foram Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Ator e a que venceu, Melhor Roteiro Original. No entanto, a noite foi do longa de Guillermo del Toro, “A Forma da Água”, que é sim muito bom, porém “Corra!” é mais marcante.

Agora, deixo aqui uma menção honrosa ao filme “Joias Brutas”, com o Adam Sandler, que foi totalmente injustiçado no Oscar 2020, nem ao menos sendo indicado a alguma categoria.

“Joias Brutas” foi uma grata surpresa até para os mais céticos quanto a uma boa atuação de Sandler, já que este entregou uma ótima performance que também passou longe da celebração.

E agora me diz, esses filmes não ganharam o Oscar, mas mereciam, não é? Concorda com esses mencionados aqui? Deixe o seu comentário e compartilhe a nossa lista para levar o debate a mais pessoas.