Em tempos de crise, temor e receios devido a pandemia do Covid-19, lembrar de alguns filmes sobre epidemias que abordaram de diversas formas esse tema pode ser uma boa ideia.

Existem filmes clássicos e outros mais modernos que falaram desse assunto de maneiras diferentes. Atores consagrados, como Brad Pitt e Morgan Freeman, são exemplos dos mestres que atuaram nos filmes que iremos listas a seguir.

10 filmes sobre epidemias e pandemias que valem a pena ver

Atenção: Se você está se sentindo muito assustado com a situação atual do Coronavírus, talvez não seja uma boa assistir a esses filmes, pois eles podem piorar o seu quadro. Os filmes são muito bons, mas assista se achar que não irá se prejudicar. 

Epidemia (Outbreak) – 1995

Epidemia é um dos filmes mais assistidos sobre o tema. No elenco, conta com grandes atores como Morgan Freeman, Rene Russo e Dustin Hoffman.

A história retrata um vírus desconhecido que dizimou uma tribo no Zaire, em 1967. O governo decide então lançar uma bomba sobre o acampamento para eliminar as pessoas e os animais. No entanto, um macaco portador do vírus é contrabandeado para a California e passa a ser o portador 0 da transmissão.

Filme Epidemia

O vírus começa a se espalhar de forma assustadora, as equipes médicas estão em uma luta contra o tempo para criar um antídoto.

Suspense, ação e muita adrenalina não vão faltar no filme Epidemia.

Guerra Mundial Z (World War Z) 2013

No filme Guerra Mundial Z, Brad Pitt interpreta o ex-investigador da ONU Gerry Lane. Após um surto de pessoas contagiadas por um novo vírus que transforma as pessoas em uma espécie de zumbi, Lane parte em uma missão para tentar achar a cura da doença. A solução proposta é encontrar o paciente 0 e a partir dele criar um antídoto.

Filme Guerra Mundial Z

A história do filme é muito envolvente e você fica tenso a maior parte do tempo. Gerry Lane se aventura em diversas situações para ajudar a descobrir a cura para o vírus, protegendo assim sua família.

Através de observações de que as pessoas infectadas não haviam atacado um idoso e uma criança com câncer, o personagem de Brad Pitt acredita que os zumbis não vão atrás de pessoas doentes. Com esse insight, ele acredita fortemente que se for infectado com uma doença mortal, mas curável, os zumbis não o atacariam.

93 dias (93 days) – 2016

Baseado em fatos reais, o filme 93 dias retrata a luta de agentes de saúde para conter o surto de ebola que atingiu a Nigéria.  A história de 93 dias aborda como homens e mulheres se dedicaram e, em alguns casos, sacrificaram a própria vida em prol de uma intenção de controlar a disseminação do ebola.

Filme 93 Dias

É um filme muito interessante para pensarmos nesse momento da pandemia do coronavírus, como nos preparamos para conter um tipo de doença como o ebola. E darmos valor as pessoas que de forma direta e indireta ficam em contato com possíveis pessoas contaminadas, com o objetivo de conter um problema que pode ser ainda maior.

Eu sou a Lenda (I am the Legend) – 2007

O filme Eu sou a Lenda tem uma característica especial para nós. Em seu elenco, além do ator Will Smith, também está presente uma atriz brasileira, a Alice Braga.

Atriz Alice Braga em Eu Sou a Lenda

Além disso, outro ponto interessante é que ele é a terceira adaptação do livro “I am the Legend”.

Diferente dos filmes anteriores, esse traz a narrativa de um mundo pós-apocalíptico. Em 2009 foi criado uma mutação do vírus do Sarampo, como uma alternativa para o tratamento do câncer. No entanto, as coisas não saíram como o imaginado e essa mutação acaba se transformando em uma grave e contagiosa doença, que mata 90% da população mundial. As pessoas que sobreviveram, acabaram virando uma espécie de zumbi/vampiro, que procuram atacar pessoas sadias, que acabam sendo contaminadas também.

Filme Eu sou a Lenda

É aí que aparece o cientista Robert Neville, interpretado por Will Smith. Ele só tem a companhia da sua cachorra Sam. Robert não sabe exatamente por que ele é imune ao vírus e passa os dias na tentativa de encontrar outros sobreviventes.

Contágio (Contagion) – 2011

Contágio é um dos filmes que está fazendo mais sucesso durante essa época, nada fácil, da pandemia do Coronavírus. Com um elenco de tirar o chapéu: Marion Cotillard, Matt Damon, Laurence Fishburne, Jude Law, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet, este filme está sendo reconhecido por ter “previsto” os tempos que estamos vivendo hoje.

Filme Contágio

Voltando para os Estados Unidos, de uma viagem de Hong Kong, Beth Emhoff acaba morrendo repentinamente por uma doença que parece uma gripe. A partir daí os casos e novas mortes começam a acontecer de forma exponencial. Cientistas trabalham arduamente para entender a doença e criar um antídoto para ela.

No entanto, o que chama a atenção no filme é o terror e a reação das pessoas, causada por uma pandemia que assolou o mundo todo.

Os Doze Macacos (Twelve Monkeys) – 1996

Um filme com um elenco de peso e uma trama espetacular, é assim que podemos começar a falar de Os Doze Macacos. Brad Pitt, Bruce Willis, Madeleine Stowe são alguns dos atores dessa obra do cinema mundial.

A história mais complexa de explicar de todos os filmes aqui listados. Realmente o enredo dessa trama é um vai e vem entre o presente e o passado, e em alguns momentos, ficamos perdidos do que realmente está acontecendo.

James Cole, personagem de Bruce Willis é o ator principal desse filme, e a história gira em torno dele tentando de alguma forma entender a origem de um vírus que dizimou a população do mundo todo.

Essa produção deu o Oscar de ator coadjuvante ao Brad Pitt. E um fato interessante, o filme é baseado em um curta-metragem francês chamado La Jetée.


Ah, de brinde vamos recomendar um vídeo, que não é bem um filme, mas sim um TedTalks de 2014 com Bill Gates.

De forma simples, Bill Gates mostra que devemos nos preocupar seriamente com os vírus no futuro, muito mais do que guerras mundiais ou qualquer outra coisa do tipo. Parece que ele sabia o que estaríamos passando atualmente.

Usando como referência o vírus do Ebola, ele explica que evitamos uma catástrofe muito maior em 2014, graças ao trabalho incansável e de muita coragem de agentes de saúde. Mas a questão que fica é: será que estaremos preparados para os próximos vírus?

E aí, o que acharam da nossa lista de filmes sobre epidemias e pandemias? Tem algum outro título para recomendar pra gente? É só deixar sua sugestão nos comentários! Faremos questão de citar você de referência.