Existem filmes sobre música que nos contam a história de um determinado artista, e existem aqueles em que a música é parte crucial no enredo. Seja como for, essa combinação entre as artes sempre resulta em boas obras para o nosso entretenimento.

Primeiramente, já adianto que a nossa lista foi pensada com muito carinho, mas que infelizmente alguns filmes sobre música ficaram de fora dela, como Nasce Uma Estrela e Bohemian Rhapsody, por exemplo.

Afinal, esta não é uma lista sobre todos os filmes, mas prometo que as indicações aqui são de longas que também merecerem a sua atenção, caso você ainda não os conheça. Então, prepare a pipoca e o melhor lugar em frente a TV e confira nossas dicas!

Filmes Sobre Música que vão embalar você!

Detroit Rock City – 1999

Quatro amigos muito fãs da banda Kiss conseguem ingressos para assistir um show deles na cidade. Porém, a mãe de um dos garotos desaprova a banda, e então queima as entradas. Com isso, eles fazem de tudo para conseguirem ir na apresentação dos roqueiros.

Quem aí nasceu nos anos 80 ou 90, e se divertiu muito assistindo Detroit Rock City (ou Detroit a Cidade do Rock) no SBT? Pois é, a comédia adolescente, conhecida também como o “filme do Kiss”, sempre passava na programação.

Este é um filme sobre música perfeito para uma sessão nostalgia. Ainda mais se você for fã do Kiss e de outras bandas clássicas de rock, que compõe a trilha sonora. Você pode assistir pela primeira vez, ou relembrar a infância pela Netflix.

Quase Famosos – 2001

William Miller (Patrick Fugit) é um jornalista adolescente, que consegue o emprego dos sonhos para um redator roqueiro: escrever para a revista Rolling Stones. Para isso, ele precisa acompanhar a turnê da banda Stillwater, vivenciando de perto a cena rock dos anos 70. E essa jornada vai mudar a sua vida para sempre.

Quase Famosos foi inspirado na vida de seu criador e produtor, Cameron Crowe. Sim, ele foi o jovem jornalista contratado pela Rolling Stones. Enquanto a Stillwater, banda fictícia, foi inspirada nas bandas Led Zeppelin, The Who, Allman Brothers, The Eagles e Lynyrd Skynard, que Crowe acompanhou em turnê.

Já deu para ter uma noção do quão boa é a trilha sonora de Quase Famosos, né? O longa é um convite para se divertir, e é considerado um dos melhores filmes sobre rock já feitos.

Quase Famosos levou diversos prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Roteiro Original, e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante para a Kate Hudson, que interpretou a encantadora fã Penny Lanne.

Sempre que você quiser embarcar nessa aventura rock’n’roll, é só alugar ou comprar o filme pelo Google Play Filmes ou no Look.

Johnny e June – 2005

Este filme biográfico conta a história do lendário músico de cowntry e folk, Johnny Cash, interpretado brilhantemente pelo Joaquin Phoenix. A trama conta a trajetória do Homem de Preto, passando da sua infância ao estrelato, por gravações com Elvis Presley, e a sua relação com o grande amor de sua vida, a cantora June Carter, interpretada perfeitamente pela Reese Whiterspoon.

Johnny e June conquistou diversas premiações, entre elas o Oscar de Melhor Atriz para Reese e o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical para Joaquin.

Sendo você fã de Johnny Cash ou não, vale a pena conferir Johnny e June pelo Telecine Play ou alugando no Google Play Filmes.

Once (Apenas Uma Vez) – 2006

Um inseguro músico de rua irlandês, que ganha a vida tocando pelas ruas de Dublin, um dia conhece uma imigrante tcheca que trabalha vendendo flores, mas que também é aspirante a compositora. Então, eles decidem trabalhar juntos, e todas as suas composições refletem o sentimento que cresce entre os dois.

Olha, eu sou suspeita para falar deste filme sobre música, mas Once é realmente especial. O longa é estrelado por Glen Hansard e Markéta Irglová, que são de fato cantores consagrados.

O diretor John Carney já fez parte da banda de Glen Hansard, The Frames, e foi assistindo a um show deles que teve a ideia de filmar Once ou Apenas Uma Vez, como o filme é conhecido aqui no Brasil.

Foram apenas 17 dias de filmagens rodados com um orçamento baixo, mas o suficiente para conquistar milhares de fãs, inclusive o Bob Dylan, que gostou tanto do filme que convidou Glen e Markéta para abrirem parte de uma turnê mundial!

A trilha sonora de Once é encantadora e apaixonante. Não à toa, o filme levou o Oscar de Melhor Canção Original por Falling Slowly. Entre as premiações também está o Independent Spirit Award de Melhor Filme Estrangeiro.

Você pode conferir essa obra prima da sétima arte pelo YouTube.

O Som do Coração – 2007

O encontro entre a violoncelista Lyla Novacek (Keri Russell) com o guitarrista Louis Connelly (Jonathan Rhys Meyers), resulta no pequeno Evan Taylor (Freddie Highmore). Crescido em um orfanato, Evan possui um incrível talento musical e o sonho de encontrar seus pais. Por isso ele foge, e passa a tocar nas ruas de Nova York, com a ajuda do “empresário” Wizard, (Robbin Williams), que o batiza artisticamente de August Rush. Evan acredita que a música o levará de volta para sua verdadeira casa, e nem imagina que seus pais desejam o mesmo.

O Som do Coração ou August Rush – nome original – é um filme sobre música que com certeza vai te emocionar! A trama é embalada por uma trilha sonora maravilhosa, que recebeu até indicação ao Oscar de Melhor Canção Original.

Sem contar que o elenco conta com o eterno e querido Robbin Williams, além do talentosíssimo Freddie Highmore, que mandava muito bem desde pequeno.

Para quem for assinante, o filme está no Amazon Prime Vídeo, mas para quem não for, dá para alugar no Google Play Filmes.

A Fita Azul (Electrick Children) – 2013

Raquel (Julia Garner) é uma adolescente que vive em uma comunidade mórmon conservadora. Aos 15 anos, ela descobre uma fita azul e escuta rock pela primeira vez na vida. Após 3 meses dessa experiência, ela aparece grávida e acredita que a gestação foi uma concepção imaculada pela música. Quando seus pais arranjam um casamento para ela, contra sua vontade, Raquel foge em busca do dono da voz da música. Então, encontra uma tribo de skatistas, onde rola de tudo o que ela não está acostumada.

Pela sinopse, dá para esperar uma trama bem diferente em A Fita Azul não é mesmo? E isso é verdade! Electrick Children (nome original) é um filme independente, o primeiro com direção de Rebecca Thomas e conta com uma trilha sonora excelente.

Bom, se você gosta de filme cult essa é uma boa dica, disponível para alugar no Looke e no Google Play Filmes.

Mesmo Se Nada Der Certo – 2013

Gretta (Keira Knightley) é uma cantora desiludida com a carreira e com a vida, já que ao chegar em Nova York teve o relacionamento rompido pelo seu namorado (Adam Levine). Nessa crise, ela passa a tocar em bares locais, e assim é descoberta por um produtor musical sem prestígio (Mark Ruffalo), mas que vê nela um grande potencial para se tornar uma estrela.

Do mesmo produtor de Once, John Carney, Mesmo Se Nada Der Certo é igualmente cativante. Também é um outro filme sobre música que, depois de assistir, você vai procurar a trilha sonora para colocar na sua playlist. Inclusive, a música Lost Stars concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original.

Todas as interpretações estão impecáveis, e você termina o filme com vontade de que ele durasse mais tempo. Por isso, veja e reveja quantas vezes quiser se você for assinante do Telecine Play, ou então alugue no Google Filmes.

Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum – 2013

Nova York, 1961. Llewyn Davis (Oscar Isaac) é um músico, cantor de folk, que sonha viver da sua arte. Porém, ele não se esforça muito para que isso aconteça. Por isso vive da ajuda dos amigos, vagando de um lugar para o outro em busca de um sofá para dormir.

Se você é fã de folk, assim como eu, este longa é um verdadeiro deleite! A trilha sonora de Balada de um Homem Comum é incrível. Destaque para a música Fare Thee Well (Drink’s Song), cantada por Isaac em parceria com Marcus Mumford, do Mumford & Sons.

Mais uma obra dos aclamados irmãos Coen, Inside Llewyn Davis traz um drama duro, incômodo e ao mesmo tempo maravilhoso. O protagonista, interpretado brilhantemente por Oscar Isaac, foi vagamente inspirado em Dave Van Ronk, um cantor folk que tinha amizade com vários músicos famosos, como Bob Dylan, mas que nunca alcançou o estrelato.

Assista esse filme sobre música maravilhoso no Prime Vídeo, ou no Google Filmes.

Força Para Viver (Rudderless) – 2014

Sam (Billy Crudup) tenta reconstruir sua vida, após a trágica morte do seu filho adolescente Josh (Miles Heizer). Um dia, ele encontra letras de música e uma demo entre os pertences do filho, e pensando em honrar sua memória, decide tocá-las em um bar. É assim que um jovem o procura para entrar em uma banda.

Mais um filme sobre música bem emocionante aqui na lista. Rudderless ou Força Para Viver, como é chamado no Brasil, foi a estreia como diretor do ator William H. Macy. O filme é uma grata surpresa, tanto no enredo, quanto na trilha sonora.

Para conferir é só entrar no Amazon Prime Vídeo ou então, alugar no Google Play Filmes.

Festa no céu – 2014

Maria, Manolo e Joaquim são melhores amigos desde a infância. E desde então, também, os garotos são apaixonados por Maria. Na vida adulta, cada um seguiu o seu destino, mas a paixão permaneceu. Com isso, dois deuses apostam em quem conquistará a bela moça, mas uma trapaça faz com que Manolo viva uma aventura inesperada pelo mundo dos mortos, onde fará de tudo para voltar para a Maria e também para seguir os desejos de seu coração.

Festa no Céu é uma animação incrível, produzida pelo aclamado Guillermo Del Toro. Além de ter uma história bem fofa com um visual diferente, ela também tem a música como parte importante do enredo e uma trilha sonora muito boa.

Caso você ainda não tenha assistido, Festa no Céu está no Telecine Play e no Google Filmes. Se você já viu, sabe que vale a pena rever essa aventura, né?

Whiplash: Em Busca da Perfeição – 2014

Andrew (Miles Teller) é um jovem músico e solitário, que sonha em ser o melhor baterista de sua geração, assim como fez Buddy Rich, seu maior ídolo no instrumento. Ele chama a atenção do rígido mestre de jazz Terence Fletcher (JK Simmons) e então entra para a orquestra principal da melhor escola de música dos EUA, a Shaffer. Porém, a relação abusiva de Andrew com o maestro, o torna obsessivo pela perfeição, o que acaba afetando seus relacionamentos, além de sua saúde física e mental.

Whipash foi um fenômeno quando estreou. Todo mundo falada dele, você lembra? Não por menos, já que o filme é realmente excelente. Parte da trama é inspirada na experiencia de Damien Chazelle, roteirista e diretor, como integrante de banda no ensino médio.

O filme foi bastante aclamado, principalmente a atuação de JK Simmons, que levou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante.

Você pode alugar Whiplash: Em Busca da Perfeição no Google Filmes e depois, apreciar a trilha sonora no Spotify.

Se Eu ficar – 2014

Mia Hall (Chloë Grace Moretz) é uma jovem musicista prodigiosa, e ela namora com o rockstar Adam Wilde (Jamie Blackley). Após um trágico acidente de carro, Mia perde toda a sua família e fica entre a vida e a morte. Enquanto está em coma, ela reflete sobre tudo o que viveu no passado e sobre o que poderá viver, caso ela sobreviva.

Eu já te adianto que precisa separar os lencinhos para assistir Se Eu Ficar, viu? Esse é um drama adolescente emocionante e que vale a sua atenção.

Toda a vida da protagonista é embalada por música: os seus pais eram músicos, o seu dom precoce com violoncelo, o namorado tem uma banda de rock em ascensão. Por falar nisso, a banda fictícia do Adam se chama Willimate Stone e é ótima para quem gosta de pop rock.

Para você se emocionar em mais um filme sobre música, assista Se Eu Ficar no Telecine Play ou no Google Filmes.

Straight Outta Compton: A História do N.W.A – 2015

Mais um filme biográfico aqui na lista, Straight Outta Copton: A História do N.W.A conta sobre o início da carreira dos rappers, na década de 80. O grupo criado por Eazy-E, Dr. Dre, Ice Cube, DJ Yella e MC Ren chamou atenção, tanto do público, quanto da mídia, por relatar em suas letras sobre o cotidiano em que cresceram, falando sobre drogas, armas, mulheres e violência policial. Algo inédito na época.

O filme no N.W.A. levou o prêmio MTV Movie Award de Melhor História Real, entre outros. Confira essa história marcante no Looke ou no Google Filmes, e depois escute a trilha sonora pelo Spotify.

Viva – A Vida é Uma Festa (Coco) – 2017

Miguel, um menino de 12 anos, sonha em ser um músico famoso. Porém, a sua família desaprova o seu desejo e tudo que seja envolvido com música! Mas Miguel está decidido a mudar isto, e acaba embarcando em uma aventura que irá desvendar um mistério de 100 anos, e reunir a família como nunca.

Com certeza, Viva – A Vida é Uma Festa é uma das melhores animações que existem! Inspirado no feriado mexicano do Dia dos Mortos, este filme sobre música é carregado de lições sobre a vida e canções incríveis.

Coco (nome original) foi bastante premiado, e levou tanto o Globo de Ouro, como o Oscar de Melhor Filme de Animação. É um filme que vale a pena ver e rever muitas vezes, e para isso é só alugar no Google Filmes.

Yesterday – 2019

O aspirante a músico Jack Malik (Himesh Patel) leva uma vida comum, até que um dia sofre um acidente durante um apagão na Terra. Quando ele acorda recuperado, percebe que é o único que conhece os Beatles e suas músicas. Então, ele aproveita a oportunidade e toma as canções icônicas como suas, e se torna assim, um fenômeno mundial. Mas a fama tem seu preço.

Já imaginou um mundo sem os Beatles? Só isso já causa curiosidade o bastante para assistir Yesterday, não concorda? O longa tem conquistado cada vez mais fãs e não poderia ficar de fora das nossas indicações.

Assista o “filme dos Beatles, sem os Beatles” pelo Telecine Play, ou então alugue pelo Looke ou no Google Filmes. E claro, a trilha sonora é incrível e você pode ouvir todinha no Spotify.

Bom, é isso! Essas foram as nossas dicas de filmes sobre música para você. E como prometido, só tem filme legal.

Ah, e se quiser mais indicações de longas-metragens, veja a nossa lista com filmes de ficção e de filmes clássicos que com certeza você irá gostar.

E então, gostou? Conta qual desses é o seu preferido, e qual você ainda não conhecia, mas já deixou na lista para assistir em breve.