Durante décadas o cinema tem produzido filmes sobre viagem no tempo que mexem com o nosso imaginário. Se você viu qualquer filme com esse tema, já deve ter pensado como seria voltar no tempo e mudar alguma coisa que deu errado ou até mesmo dar uma passada no futuro e ver o que está rolando por lá.

Seja através de máquinas do tempo criadas por cientistas para salvar a humanidade ou artefatos mágicos de origem misteriosa que dão aos personagens o poder de alterar o próprio destino, o fato é que os cineastas não economizam recursos para fazer a gente imaginar como seria ter essa chance. E eles não fazem isso só com filmes de ficção científica – existem filmes de suspense, ação e comédia romântica que nos contam ótimas histórias de viajantes do tempo.

Confira a seguir a lista de filmes de viagem no tempo que separamos para você!

10 filmes de viagem no tempo que vão fazer você pensar!

1) De Volta para o Futuro (1985)

De Volta para o Futuro é considerado um dos melhores filmes sobre viagem no tempo, além de ser um grande ícone da cultura pop.

Misturando aventura, comédia e ficção científica, o filme mostra a história de Marty McFly (Michael J. Fox), um adolescente americano dos anos 80 que é enviado ao passado através de um carro DeLorean, transformado em máquina do tempo pelo cientista Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd).

Marty acaba indo parar em 1955 e conhecendo a sua mãe jovem, que se apaixona por ele. Toda a confusão coloca em risco o seu próprio nascimento, então ele precisa bancar o cupido e garantir que seus pais se apaixonem para que ele possa retornar para o futuro.

O longa ainda ganhou duas sequências, que também valem a pena serem vistos.

Disponível na Netflix e no Amazon Prime Video.

Contra o Tempo (2011)

Se tem alguém que gosta de fazer filmes sobre viagem no tempo, esse alguém é Jake Gyllenhaal!

Protagonista de Donnie Darko, aqui ele faz o papel de Colter Stevens, um soldado do exército que participa de um programa chamado Código Fonte, no qual a sua consciência pode ser inserida no corpo de uma outra pessoa.

Ao acordar em um trem e no corpo de um professor, ele descobre que voltou no tempo e que agora tem apenas 8 minutos para impedir uma explosão e salvar milhares de vidas. Colter revive o mesmo momento várias vezes, tentando juntar pistas para identificar o responsável pela explosão e impedir que uma segunda aconteça.

Disponível no Amazon Prime Video.

Os 12 Macacos (1995)

Os 12 Macacos é um filme sobre o viajante do tempo James Cole (Bruce Willis), um preso que vive no ano de 2035 e que receberá a chance de ganhar liberdade condicional se aceitar voltar ao passado e coletar informações sobre um vírus que devastou a população do planeta.

De volta ao ano de 1990, James é levado a uma clínica psiquiátrica por ser considerado louco ao tentar alertar as pessoas sobre a tragédia que a doença causará. Lá, ele encontra a cientista Dra Kathryn Railly (Madeleine Stowe) que vai se tornar a sua única de chance de mudar o futuro da humanidade.

Quando nos Conhecemos (2018)

Quando nos Conhecemos é um filme de viagem no tempo da Netflix que foge um pouco dos padrões desse gênero, já que é um filme de comédia romântica. No longa, Noah (Adam Devine), conhece Avery (Alexandra Daddario), quem ele pensa ser a garota dos seus sonhos, mas ela acaba colocando-o na friendzone.

Depois de passar anos pensando no que pode ter saído errado, sem querer ele volta ao passado através de uma máquina do tempo – que na verdade é uma cabine fotográfica. Ele passa, então a reviver várias vezes a noite em que se conheceram na tentativa de fazer com que Avery se apaixone por ele.

Disponível na Netflix.

Meia-noite em Paris (2011)

Vencedor do Oscar de melhor roteiro, Meia-noite em Paris é um filme sobre voltar no tempo que aborda de forma romântica e cômica o nosso desejo de viver em outra época e a rejeição do presente.

O longa conta a história de Gil (Owen Wilson), um roteirista de Hollywood que está tendo dificuldades para escrever o seu primeiro romance, que viaja para Paris com a família da sua noiva, Inez (Rachel McAdams).

Uma noite, quando Inez sai para dançar com amigos, Gil é convidado a entrar em um carro antigo que misteriosamente o transporta para a Paris dos anos 20, época pela qual ele é apaixonado. Durante dias ele faz a mesma viagem, que sempre o leva a conhecer personalidades como Picasso e Salvador Dali, mas que também fará com que ele decida mudar o seu destino.

Disponível no Amazon Prime Video.

Efeito Borboleta (2004)

No filme, Evan Treborn (Ashton Kutcher) descobre que ao ler os seus diários da infância, ele consegue viajar no tempo para as memórias que estão escritas ali. Ele acaba descobrindo que pode modificar o passado, e tenta fazer com que o presente seja melhor para ele e para as pessoas a quem ama.

O problema começa quando todas as mudanças feitas por Evan trazem consequências terríveis para o presente. Sempre que retorna depois de alterar o passado, ele cria uma nova linha do tempo de acontecimentos, o que torna Efeito Borboleta um filme sobre viagem no tempo cheio de reviravoltas.

A Garota que Conquistou o Tempo (2006)

Se grande parte dos protagonistas dos filmes sobre viagem no tempo têm propósitos maiores, como salvar o planeta e impedir catástrofes, esse longa de anime mostra o que uma adolescente poderia fazer com esse poder em mãos.

Makoto, uma estudante de 17 anos, descobre um objeto que lhe dá o poder de voltar no tempo e começa a usá-lo para conseguir tirar notas melhores, chegar no horário para os seus compromissos e reviver uma mesma sessão de karaokê por horas, até perceber que as viagens estão afetando as vidas de outras pessoas.

Um dia, ela percebe que tem um número tatuado no braço que corresponde à quantidade de viagens permitidas, então ela usa as que ainda lhe restam para consertar as coisas e tentar fazer com que todos fiquem bem.

Disponível na Netflix

O Homem do Futuro (2011)

O representante nacional da nossa lista de filmes de viagem no tempo conta a história de Zero (Wagner Moura), um cientista do Rio de Janeiro que acidentalmente inventa uma máquina do tempo. Levado de volta para o ano de 1991 – época em que foi humilhado em uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), o amor da sua vida – ele percebe que a viagem pode ser a chance de mudar o seu destino.

Ao retornar para o presente, Zero percebe que sua vida foi completamente modificada e agora precisará dar um jeito de consertar as coisas.

Disponível na Netflix

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

No futuro, os humanos e os pouco mutantes que restaram estão sendo caçados por robôs poderosos chamados de Sentinelas, criados com o DNA de Mística (Jennifer Lawrence). Os X-Men decidem usar o poder da mutante Kitty Pryde (Ellen Page) para enviar Wolverine (Hugh Jackman) de volta a 1973.

Já no corpo do Wolverine da época, ele tem a missão de encontrar os jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) e tentar acabar com o Programa Sentinela e salvar todos da aniquilação.

A Máquina do Tempo (1960)

Se você quer saber onde começou toda essa história de filmes com viagens no tempo, precisa ver esse clássico vencedor do Oscar de melhores efeitos especiais.

O filme de ficção científica, primeiro a abordar o tema, tem o roteiro baseado em um livro de H.G. Wells, lançado em 1895, e conta como George (Rod Taylor), um cientista do final do século 19, constrói uma máquina do tempo tentando encontrar uma sociedade utópica.

Quando consegue fazer a viagem, George vai parar em um futuro muito distante, e encontra uma realidade totalmente diferente do que esperava – o mundo agora é habitado por duas raças, os Eloi, criaturas pacíficas que habitam a superfície e os Morlocks, canibais que habitam o subterrâneo. Para conseguir retornar ao presente, George tem que encontrar sua máquina do tempo, que está com os Morlocks.

Se você quiser receber mais indicações de coisas para mexer com sua cabeça, confira nossa lista de filmes sobre ficção científica e também as indicações que temos de livros sobre o tema.

E você, tem algum filme sobre viagem no tempo que mexe com a sua imaginação? Conte para nós nos comentários!