Por conta da pandemia do novo coronavírus, o mundo todo se viu em modo de quarentena. E com as aulas suspensas, as crianças estão ficando em casa. A tarefa mais difícil é saber o que fazer com elas para que se distraiam e passem os dias dentro de casa de forma agradável.

Além de entreter, as crianças também têm de continuar seus estudos, muitas fazendo as aulas de forma on-line. E, seguindo essa premissa, existem muitas formas de entreter de forma educativa, usando a internet.

Vários sites disponibilizam conteúdo divertido e educativo para as crianças brincarem aprendendo, aproveitando esse período de quarentena. Veja algumas ideias!

Entretendo as crianças de forma educativa on-line

Criança em casa, especialmente em época de quarentena, é um desafio para os pais. Mas a internet pode ajudar, já que oferece muitos conteúdos educativos e divertidos para entreter os pequenos.

Então, se você quer aproveitar esse período para educar brincando, anote algumas dicas!

Leitura on-line

A leitura pode ser desenvolvida facilmente na internet e existem vários sites com histórias infantis. Estes contam com a ajuda de animações, desenhos e atividades referentes à história para desafiar e divertir as crianças.

Existem também sites voltado para os pais, com várias histórias para contar para as crianças, para aproximar ainda mais a relação de pais e filhos. Então, aproveitem a oportunidade e conheça opções de contos infantis para colocar os pequenos para dormir ou para que eles tenham seu próprio horário da leitura.

Colorir on-line

Colorir é um passatempo educativo que as crianças adoram e que pode ser aplicado para diversas idades.

Existem vários sites e aplicativos que fazem o colorir de forma on-line, com uma diversidade de desenhos, cores e efeitos, que podem incentivar o lado artístico das crianças. Os pais podem também imprimir a arte pronta.

Desenhos animados

Muito além dos desenhos animados que passam na TV, aberta ou paga, existe uma infinidade de opções na internet. E o melhor é que as crianças se divertem, enquanto aprendem.

Os pais podem filtrar por opções variadas, conforme a idade dos pequenos e interesses. Por exemplo, no YouTube tem as histórias que são contadas em desenhos animados, que ensinam sobre muitas questões. Entre as opções, o desenho animado da Chapeuzinho Vermelho, que conscientiza as crianças sobre muitas questões, como não confiar em estranhos e a não desobedecer aos pais.

Aprender habilidades

Como os adultos, as crianças podem também assistir a transmissão virtual de cursos para aprender novas habilidades. Seja música, desenho, artesanato, outros idiomas e diversos outros temas.

A Faber-Castell, conhecida marca tradicional de lápis de cor, oferece cursos gratuitos durante a quarentena para crianças e adultos, em temas como desenho, lettering, composição e narrativa de desenhos.

Vídeos musicais educativos

Existe uma enorme gama de vídeos educativos musicais para as crianças, para diversas idades, que ensinam sobre várias coisas, desde cores até diversidade social. No Brasil, os mais conhecidos são A Vaca Maru e o Mundo Bita, que embalam e ensinam os pequenos.

Jogos educativos

Além de divertir, existem milhares de jogos educativos em websites ou aplicativos, que podem ensinar desde as cores, como idiomas, matemática, português e outras habilidades como música, culinária, pintura etc.

Sem contar que os jogos podem ser filtrados por faixa etária, que vai desde a pré-escola até o ensino médio. Com certeza as crianças vão adorar essa forma de aprender.

Formas de educar os filhos em casa

Sites de curiosidades

As crianças também podem se interessar em aprender curiosidades sobre o mundo em que vivemos, a natureza, os animais. O NatGeo, por exemplo, possui uma parte de seu website voltado as crianças, para mostrar e ensinar mais sobre o mundo animal, desde os animais de estimação até os animais selvagens.

O site também ensina sobre a natureza, contando mais sobre vulcões, rochas, vegetação e clima. Essa é uma forma de aprender bastante divertida e que agrada diferentes faixas etárias.

Contação de histórias

Vários artistas estão fazendo transmissões on-line para contar histórias infantis. Seja os artistas que já trabalham com isso, até atores de Hollywood que tem contado histórias infantis durante a pandemia.

A contação de história incentiva a imaginação da criança, que vai criando em sua cabeça todos os aspectos da história que está escutando.