A moda acompanhou a história da humanidade e não seria diferente com os maiores sucessos de Hollywood, que ditaram tendências a gerações. Conheça agora 7 clássicos do cinema que imortalizaram grandes ícones da moda!

A moda influenciou o cinema ou o cinema influenciou a moda?

Em geral, ambos caminham juntos. No entanto, as produções artísticas têm um poder de influência gigantesco sobre um público muito maior. Nem todo mundo se liga em revistas e portais de moda, mas somos impactados diariamente (sem ao menos buscar) pelos lançamentos da mídia.

Imagine, então, como era há algumas décadas, com o boom do cinema e televisão. As pessoas se deslumbraram com a “mágica” televisiva, as grandes ficções, romances e acesso a tendências de outros países. Enquanto hoje precisamos mesclar tendências para nos reinventar, antes tudo era novo.

Não é a toa que nomes como Armani, Dior, Tiffany e tantos outros se consagraram com uma boa alavanca da indústria cinematográfica.

Clássicos do cinema que imortalizaram grandes ícones da moda

Para ilustrar essa relação íntima sucesso, vamos relembrar 7 clássicos do cinema que imortalizaram grandes ícones da moda (que, inclusive, reinam nos guarda-roupas até hoje).

1) Casablanca (1942)

Imagine o encanto de um homem apaixonado, bonito e de alta classe caminhando pelas ruas de uma cidade marroquina. Em 1942, para a maior parte da população, viver uma aventura dessas só poderia ser coisa de cinema.

O charme do protagonista foi reforçado pelo seu estilo, pautado em casacos trench coat e o ilustre chapéu Fedora. O filme cristalizou o acessório como um diferencial nas composições da época.

Filme Casablanca e o chapéu Fedora

Ainda hoje o Fedora faz diferença nos looks, como já falamos aqui.

2) O Pecado Mora ao Lado (1955)

É praticamente impossível desassociar o nome Marilyn Monroe da moda dos anos 50. A atriz representou uma revolução de estilo, porém sem banalizar a moda ou perder a classe. Classe, inclusive, é algo que ela tinha para dar e vender.

O pecado mora ao lado e a relação com a moda

Seu icônico vestido branco plissado é referência para a moda ainda hoje, que volta e meia traz releituras em novas coleções. A leveza, a delicadeza e a sofisticação dos tecidos finos plissados enriquecem tanto looks finos quanto modelos casuais de verão.

3) Acossado (1960)

Você sabe o que é Nouvelle Vague? É um movimento do cinema francês que popularizou a alma rebelde dos jovens de 1960. Aqui tem um vídeo bem legal sobre o movimento, se quiser saber mais.

A Nouvelle Vague não é retratada só nas atitudes dos personagens de Acossado, mas também em sua aparência: cabelos curtos, looks casuais, listras, óculos modernos (para a época)… jovens insatisfeitos, contestatórios, ansiosos por estilo e regras próprias. Enfim, jovens.

Filme Acossado e o movimento Nouvelle Vague

Foram alguns dos primeiros passos “transgressores” da moda eternizados pelo cinema. Nem preciso dizer que, nas décadas seguintes, os jovens continuaram quebrando padrões pela maneira de se vestir.

4) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Antes de dizer qualquer coisa, repare bem em duas coisas: o ano de lançamento do filme e o estilo da protagonista.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e a relação com a moda

Um tanto masculino aos olhos dos tradicionalistas, não? Inclusive para os tradicionalistas da nossa época. Imagine há 40 anos.

Diane Keaton fez muita gente olhar e olhar de novo para seu figurino. Apesar do estranhamento que causou, também inspirou muitas tendências. O filme se tornou um clássico e é visto como um dos grandes responsáveis por popularizar o colete feminino.

A partir daí, looks masculinos e femininos se mesclaram na moda cada vez mais.

5) Gigolô Americano (1980)

Sabe o Giorgio Armani? Então, ele já era bem famoso, mas viu seu nome ganhar o mundo depois de ter feito TODAS as peças vestidas por Richard Gere. Cada colete, sapato, terno e até suspensório levava sua assinatura.

Gigolô Americano e o empoderamento de Giorgio Armani

Como o protagonista era nada menos que o gigolô mais bem pago de Beverly Hills (que por si só era onde morava o glamour americano), suas peças viraram referência de alta costura. O sucesso do filme foi também o sucesso do estilista.

6) Top Gun (1986)

Qual era a ocupação do personagem de Tom Cruise? Piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos. Qual é o modelo dos óculos que ele iconizou? Aviador.

Maverick (protagonista do filme) e o modelo aviador estão conectados para sempre nesse grande clássico do cinema, não tem jeito! Junto com as despojadas calças jeans, camiseta básica, tênis All Star e jaquetão, o filme inspirou uma geração inteira de jovens a incorporar o estilo bad guy. Até hoje, se quer saber.

Top Gun e o óculos aviador

Alguém reclama? Eu acho é pouco.

7) As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Já falamos sobre Alicia Silverstone aqui e como ela inspirou a geração crescida na década de 90. Sua personagem nos mostrou que gostar de moda não significa ser significa ser fútil, que ser rico não significa ser soberbo, que ser bonito não significa nada se o coração também não for.

Além de nos mostrar que o estilo deve vir de dentro pra fora, em primeiro lugar, o filme implementou várias tendências que reinam na moda de hoje. Um exemplo são as camisas semitransparentes, as meias compridas com minissaia e as sobreposições (regatinha sobre camiseta? MUITO 2017).

A moda e as As Patricinhas de Beverly Hills

Você já assistiu todos esses filmes? Tem algum look específico que “casa” com a moda da época de algum deles? Tem alguma peça no armário iconizada pelos clássicos? Conte aqui nos comentários e, se puder, poste uma foto pra gente ver seu estilo!

Você também vai gostar: