Não há dúvidas de que a marca sueca IKEA é um ícone da cultura pop mundial: seus diversos produtos, com preços baixos e lojas gigantescas já fazem parte da vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Também fazem parte da narrativa dos mais variados personagens da televisão e do cinema.
A compra de móveis de fácil montagem e talheres baratos da IKEA são regularmente referenciadas ao longo das histórias de diversas personalidades da cultura pop, o que torna a marca eterna no imaginário do público. Sua presença é tão forte que o azul e o amarelo da IKEA fizeram recentemente a sua entrada no universo da moda: adaptações fashion para a sua tradicional (e enorme) sacola azul – a FRAKTA BAG, vendida nas lojas a US$0,99.
Em maio deste ano, a marca high-fashion Balenciaga lançou uma bolsa azul “inspirada” na FRAKTA, produzida em couro italiano e comercializada por US$2,145. A repercussão do lançamento nas mídias sociais acabou inspirando vários designers independentes a criarem as suas próprias versões de peças de streetwear feitas a partir da sacola, no maior estilo “do it yourself”.
Mike Chearman, da Six Ounce Studio, foi um dos primeiros designers a enlouquecer o público com o trend, criando bonés compostos exclusivamente do material da FRAKTA.
Chapéus, carteiras, tênis, chokers, calças, botas. A partir daí, não existiam mais limites para o que poderia ser feito usando a sacola da IKEA como ponto de partida. E o melhor: a matéria-prima dos looks sai por apenas US$0,99.
O designer de tênis Dan Gamache transformou os seus Adidas Yeezy em uma sensação do Instagram ao customizá-los com as tiras azuis e amarelas da FRAKTA, com mais de 18 mil likes na foto postada em seu perfil na rede social. Seja com a intenção de divertir-se com os memes ou criar peças estilizadas, a trend da IKEA no mundo fashion é real.
A atitude e a autoexpressão são algumas das características mais fortes do streetwear, e ter o logo da mega loja onde você compra os seus pratos de plástico estampado no seu boné, tem tudo a ver com o estilo. É uma abordagem irônica e cheia de personalidade da moda, que encaixa-se perfeitamente na tendência logomania.
A alta do estilo dos anos 90 trouxe de volta também a logomania, ou seja, logos de marcas descaradamente estampados nas peças de roupas. As versões atuais, porém, vêm carregadas com um toque de humor e colocam nas ruas os logos das marcas high-fashion ao lado das marcas acessíveis da nossa rotina, que comercializam os produtos que usamos no dia a dia.
As adaptações fashion da sacola da IKEA vão além do meme que ironiza a criação da Balenciaga, tornando-se peças interessantes e que enchem de personalidade os looks streetwear.
E você, o que acha dos looks inspirados na sacola da IKEA? Usaria alguma das peças feitas com a FRAKTA ou acha que os fashionistas estão indo longe demais com a tendência? Conta pra gente a sua opinião aqui nos comentários!
O post foi modificado em: 2 de janeiro de 2018 11:22
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