Entre clássicos e atuais, os livros de ficção científica conquistam cada vez mais fãs do gênero e também inspiram muitas obras para o cinema. Devido a seus diversos subgêneros, é um tema com muitas possibilidades para explorar e nos transportar em viagens incríveis sem sair do lugar.

Você sabia que, embora muitas vezes classificado como terror, Frankenstein foi a primeira obra literária de ficção científica? Foi em 1.818 que Mary Shelley escreveu esse clássico e deu início ao gênero que mudou a literatura.

Por aqui, já falamos sobre filmes e séries de ficção científica, mas hoje vamos entrar de cabeça nos livros. Vem com a gente?

Como identificar um livro de ficção científica?

Muitas vezes ficção científica é confundida com fantasia, por isso vamos te explicar a diferença entre os dois gêneros.

Ficção cientifica, ainda que inventada, se baseia na ciência e suas histórias se desenvolvem no impacto causado por ela na vida humana, geralmente se passando no futuro, em um universo paralelo ou outro planeta. Já a fantasia é baseada em coisas místicas, sem explicação.

Frankenstein, por exemplo, é considerado o primeiro livro do gênero, justamente por abordar ciência e o que se pode fazer com ela, como um monstro nesse caso.

Uma outra maneira de classificar ficção científica é por Sci Fi, que vem do inglês science fiction.

Frankenstein primeiro livro de ficção científica

Os diversos subgêneros de ficção científica

Existem muitos subgêneros de ficção cientifica e eles podem, ou não, ser encontrados juntos em uma única obra. Conheça alguns deles:

  • Afrofuturismo: um misto de Sci Fi com cosmologia africana;
  • Androids e Robôs: convivência com inteligência artificial;
  • Cyberpunk: futuro tecnológico, mas com baixa qualidade de vida;
  • Distopia: sociedade com tecnologia avançada, mas com altas desigualdades sociais;
  • Extraterrestres: invasão alienígena na Terra;
  • Hard Sci Fi: abordagem técnica e detalhada sobre ciência experimental;
  • New Weird: um grande misto de outros gêneros como fantasia, mistério, terror, thriller político, faroeste, romance, entre outros com Sci Fi;
  • Soft Sci Fi: os humanos e seus dramas ficam em primeiro plano e a ciência em segundo;
  • Space Opera: enfatiza aventuras espaciais em primeiro plano e em segundo a ciência;
  • Universo Paralelo: linhas do tempo alternativas e universos muito diferentes do nosso;
  • Viagem interestelar: viagem tripulada ou não entre as estrelas;
  • Viagem no tempo: por máquinas ou buracos de minhoca.

Subgenêros de ficção científica

Bom, agora que você está bem por dentro do gênero, vamos a nossa lista!

Confira 10 Livros de Ficção científica que vão mexer com sua mente

Nós – 1923

A obra de Iêvgueni Zamiátin, publicada em 1923, pode ser considera a “mãe das distopias”, já que ela inspira praticamente toda as criações com essa temática.

Na época, o livro sofreu censura na Rússia e não foi publicado. Sua recente edição de luxo possui a carta do autor para Stálin, pedindo para sair da União Soviética, já que suas ideias eram censuradas. Além disso, tem uma resenha escrita por George Orwell, sobre a inspiração que Nós foi para ele antes de escrever 1984.

> Compre aqui.

Eu, Robô – 1950

Essa obra literária é um clássico Sci Fi de Isaac Asimov, o pai da robótica.

O autor russo criou as 3 leis da robótica que são seguidas até hoje em obras que abordam os seres com inteligência artificial. No livro Eu, Robô as 3 leis são aplicadas pela primeira vez.

Livro Eu, Robô

A obra publicada em 1950 é um compilado de 9 contos, e começa com Robbie, um robô-babá. Não tem nada a ver com o filme de 2004, estrelado pelo Will Smith, já que a inspiração do longa não saiu deste livro.

> Compre aqui.

Fahrenheit 451 – 1953

Fahrenheit 451 foi escrito por Ray Bradubury após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Livro Fahrenheit 451

O livro sci fi traz conta sobre uma distopia, uma sociedade em que os livros são proibidos e consequentemente queimados, e todo conhecimento deve ser adquirido somente através da TV.

> Compre aqui.

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? – 1968

Esse clássico literário simplesmente inspirou o filme Blade Runner, outro clássico, só que dos cinemas.

Livro Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Escrito por Philip K. Dick e lançado em 1968, Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? conta a história pós-apocalíptica de um caçador de recompensas que persegue robôs.

> Compre aqui.

A Mão Esquerda da Escuridão – 1969

Vencedor do Prêmio Hugo e do Prêmio Nebula, A Mão Esquerda na Escuridão, de Ursula K. Le Guin é um livro sci fi de 1969 com questões bem atuais.

Livro A Mão Esquerda da Escuridão

Sua história nos apresenta a dois narradores de outros planetas, que nos mostram que as pessoas são mais semelhantes do que imaginam.

> Compre aqui.

Neuromancer – 1984

Existem 3 grandes prêmios da ficção científica: Hugo, Nebula e o Prêmio Philip K. Dick, e o livro Neuromancer foi o primeiro a ganhar os 3!

Livro Neuromancer

Esse é um clássico livro cyberpunk, o primeiro do autor William Gibson, e integra a Trilogia Sprawl em que os três livros se passam no mesmo universo, a Matrix.

Isso mesmo! Se você pensou que o filme Matrix pode ter alguma coisa a ver, pensou certo. O icônico filme de ficção científica foi inspirado nesta obra de 1984.

Até aqui, vimos clássicos sci fi, e agora vamos dar espaço para obras atuais. Acompanhe!

> Compre aqui.

O Problema dos Três Corpos – 2008

Este foi o primeiro livro chinês a receber o Prêmio Hugo.

Livro O Problema dos Três Corpos

Com autoria de Cixin Liu, O Problema dos Três Corpos se passa no final da década de 60 em que militares e cientistas criam um projeto secreto envolvendo extraterrestres. Anos depois, em 2010, um jogo se populariza e os inúmeros detalhes da história ligam a conexão entre esses dois fatos.

> Compre aqui.

A Cidade e A Cidade – 2009

A Cidade e A Cidade de China Miéville, foi o livro vencedor do Prêmio Hugo em 2010.

Livro A Cidade e A Cidade

Nele, acompanhamos uma investigação policial em 2 cidades que ocupam o mesmo espaço físico, mas que são totalmente opostas em visual e ideais.

> Compre aqui.

Justiça Ancilar – 2013

Este é um aclamado livro de ficção científica, vencedor dos principais prêmios do gênero: Hugo, Nebula, Locus, Arthur C. Clarke e BSFA.

Livro Justiça Ancilar

Na história criada por Ann Leckie embarcamos em uma space opera inovadora, com um universo rico em detalhes, com império, vingança e inteligência artificial, e que rendeu mais duas continuações.

> Compre aqui.

O Caçador Cibernético da Rua 13 – 2017

Representando a literatura nacional aqui na lista, O Caçador Cibernético da Rua 13, de Fábio Kabral, é um livro de afrofuturismo.

Livro O Caçador Cibernético da Rua 13

Nele, o jovem João Arolê é um caçador de espíritos que embarca numa jornada que mistura tecnologia com mitologia iorubá.

> Compre aqui.

E então, o que você achou das nossas indicações de livros de ficção científica?

Deixe nos comentários quais você já leu e quais ficaram de fora da nossa lista. Compartilhe também nas suas redes sociais para que mais pessoas embarquem em aventuras sci fi de tirar o fôlego!