Você já deve ter ouvido por aí que as pessoas de maior sucesso (independente do ramo) tem o hábito de ler muito, não é? Não necessariamente que ler é um pré-requisito para alguém ter sucesso. Mas sabe-se que as mentes mais brilhantes do nosso mundo leem com frequência. Pensando nisso, separamos os melhores livros de 2020. Confira o que as pessoas que estão mudando o mundo leram (e que você também deveria ler)!

Mas o fato é que pesquisas mostram que o brasileiro ainda lê pouco. Segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, 44% da população não costuma ler e 30% nunca compraram um livro.

Eu particularmente acho que ler é uma ótima ferramenta de aprendizado, treino de concentração e foco, relaxamento etc. Além disso, também penso que quem lê inevitavelmente está um passo a frente.

Melhores livros de 2020: guia completo de leituras obrigatórias

Para incentivar o hábito da leitura, fizemos uma pesquisa e relacionamos uma série de livros que as pessoas que estão mudando o nosso mundo leram e recomendaram. Nossa lista só tem nomes de peso: Jeff Bezos, Bill Gates, Elon Musk, por isso, as recomendações que aqui apresentamos podem fazer muito sentido. Confira!

Livros recomendados por Jeff Bezos

Nossa lista não poderia começar com uma pessoa diferente. O primeiro bilionário no índice de fortunas da Forbes. Foi nomeado o “homem mais rico da história moderna” depois que seu patrimônio líquido aumentou para US $ 150 bilhões em julho de 2018.

Bezos investe em vários mercados, mas é principalmente conhecido por ser o fundador da Amazon.com, que aliás passou a ser a segunda empresa na história a ter um valor de mercado de US $ 1 trilhão. É muito dinheiro…

Por esses fatores e outros, os livros recomendados por Jeff Bezos merecem uma atenção. Vamos a lista:

O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen

Você já deve ter visto por aí algumas empresas que você pensava que eram boas, disruptivas e inovadoras, mas que de um dia para o outro, fecharam as portas, certo?

Esse livro aborda essa temática complexa, mostrando como grandes empresas não sobreviveram quando passaram por momentos de total ruptura tecnológica ou necessidade de mudança de mercado.

A Lógica do Cisne Negro – Nassim Nicholas Taleb

A temática desse livro talvez nunca se viu tão presente quanto o que estamos vivendo atualmente, com todos os impactos causados pela crise do Covid-19. Usando da metáfora do cisne negro, que era um animal desconhecido e dado como inexistente, até ser visto no século XVII, Taleb aborda os eventos que são improváveis, impactantes e imprevisíveis e que geram grandes mudanças (positivas ou negativas).

Na verdade, a principal pergunta que o livro se propõe a responder é: por que não conseguimos prevenir e nos precaver diante de tais eventos? É um livro muito tradicional, mas que vale cada minuto de leitura.

Os vestígios do dia – Kazuo Ishiguro

Fugindo um pouco do tema empreendedorismo, Os Vestígios do Dia é um romance que você mergulha de cabeça. O livro conta a história do mordomo Stevens e suas lembranças de sua vida pessoal e profissional: seu amor reprimido pela Miss Kenton, antiga companheira de trabalho. Os malabarismos políticos de seu ex-patrão e a sua simpatia com o nazismo, entre outras histórias.

O livro fez tanto sucesso que virou filme. Lançado em 1993, Os Vestígios do Dia foi protagonizado por Mr. Anthony Hopkins. Confira o trailer para ajudar a despertar seu interesse pela leitura:

Empresas Feitas Para Vencer – Jim Collins

Um dos livros tradicionais de estar na mesa de cabeceira de todo empreendedor é Empresas Feitas para Vencer. Nessa obra, o autor só tenta responder a seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?

Para responder à questão, é explorado o DNA de grandes empresas de sucesso, para entender quais são os motivos que fizeram com que elas atingissem tal patamar.

Livros recomendados por Elon Musk

Elon Musk talvez seja o nome mais popular quando o assunto é inovação e tecnologia. Fundador, CEO e engenheiro-chefe da SpaceX; CEO e arquiteto de produtos da Tesla; fundador da The Boring Company; co-fundador da Neuralink; e co-fundador e co-presidente da OpenAI. Ufa, a lista é grande…

Sendo uma das mentes mais disruptivas do nosso século, vale a pena dar uma olhada nos livros que Elon Musk leu, gosta e recomenda:

Fundação – Isaac Asimov

Um clássico. Fundação é o primeiro da trilogia de Isaac Asimov, que ganhou o prêmio Hugo como melhor série literária de todos os tempos. Só por essa conquista, a leitura já valeria a pena.

Esse livro futurista/apocalíptico conta a história de um matemático chamado Hari Seldon, que através de estudos da própria matemática e sociologia, prevê um período de caos e barbárie, caso nenhuma ação seja tomada imediatamente.

Vale muito a pena a leitura!

Senhor das moscas – William Golding

Elon Musk está nos presenteando com grandes clássicos da literatura. Outra obra de leitura quase que obrigatória. O livro já foi traduzido para 38 idiomas e recebeu diversas classificações.

De fato, a meu ver, Senhor da Mosca tenta explorar o comportamento humano, através de uma metáfora com um grupo de meninos que ficam perdidos em uma ilha deserta.

Enquanto tentam sobreviver e buscar alguma forma de resgate, o grupo de garotos começa a se deparar com vários conflitos, brigas e atritos pelo poder.

O livro também já foi adaptado duas vezes para as telonas. Confira o trailer da filmagem de 1990, com direção de Harry Hook:

Superinteligência – Nick Bostrom

O subtítulo desse livro já é uma boa degustação do que vamos encontrar durante a leitura: “Se algum dia os cérebros artificiais superarem a inteligência humana, esta nova superinteligência se tornará muito poderosa”.

A obra traz provocações muito interessantes do que pode acontecer caso a inteligência artificial supere o cérebro humano. Fazendo uma analogia entre o ser humano e os macacos, onde atualmente o destino deles está muito mais em nossas mãos do que nas vontades próprias dos macacos. Assim também poderia acontecer com a gente, caso a inteligência dos robôs superasse a nossa.

Um livro provocante, de muita reflexão e que é uma ótima leitura para os apaixonados por tecnologia.

Livros recomendados pelo Bill Gates

Bill Gates não precisa de muitas apresentações, não é mesmo? É mais um multimilionário americano. Dono de vários de negócios, desenvolvedor de software, investidor e filantropo. Ele é mais conhecido como co-fundador da Microsoft.

Com certeza uma das mentes a frente do nosso tempo, suas recomendações literárias podem servir de inspiração para todos nós.

Fora de série – (Outliers) – Malcolm Gladwell

O livro faz uma análise para entender o que fez com que algumas pessoas mais bem sucedidas do mundo chegassem a tal patamar. Questionando se apenas o talento seria suficiente para tais fatos, Malcolm aborda aspectos culturais, temporais, familiares que contribuíram para essas pessoas serem “fora de série”.

Uma leitura interessante para conhecer o background das grandes mentes humanas. No livro, são analisadas pessoas como Mozart, Os Beatles e o próprio Bill.

Checklist – Atul Gawande

Você já parou para pensar como grandes problemas/atividades podem ser resolvidas? Coisas como pilotar um avião ou fazer uma cirurgia de risco, por exemplo?

Neste livro, o médio e cirurgião Gawande, defende como poderíamos resolver uma série de problemas complexos que enfrentamos, utilizando um recurso tão simples quanto um checklist.

Estudando e analisando o uso de checklists em atividades diversas, a obra traz uma forma simples de resolver situações complicadas.

Agassi (Autobiografia) – Andre Agassi

Já era tempo de recomendar uma biografia, não é? Se você é apaixonado por esportes, principalmente o tênis, irá adorar essa.

A biografia de Andre Agassi, um dos maiores tenistas da história, é uma leitura fácil e agradável. Muito boa para ser feita em um momento de relaxamento.

Na obra, Agassi conta a sua história, desde a infância, em que foi submetido a um rigoroso processo de treinamento quando tinha 13 anos. Até o auge da sua carreira, quando foi o tenista mais velho a ser o melhor do mundo, em 1999.

Algumas das partidas mais memoráveis da história do tênis são descritas de forma única nesta obra.

Livros recomendados pela Emma Watson

Talvez você se lembre da Emma Watson pelo seu personagem Hermione Granger em Harry Potter.

Atualmente, Emma é atriz, modelo e uma importante ativista, lutando pelos direitos das mulheres e sendo embaixadora da ONU.

Confira suas recomendações de livros:

1984 – George Orwell

1984 com certeza está entre os livros mais lidos da história. Um livro de ficção científica que pode ser muito bem usado para explicar a nossa sociedade, mesmo depois de muito tempo que já foi escrito.

A história retrata o forte controle e poder que o “Grande Irmão” exerce dentro do superestado da Oceania. Uma obra que aborda temas complexos de uma forma única.  Uma reflexão atual sobre tirania, direitos e relações sociais. Com certeza, vale muito a leitura.

Livre – Cheryl Strayed

Este livro tem um subtítulo que também resume bem a sua história: “A jornada de uma mulher em busca do recomeço”. A obra conta a jornada de Cheryl Strayed em uma caminhada 1770km, pela costa oeste dos Estados Unidos.

Após perder a mãe aos 22 anos, a autora viu sua família se distanciar e o seu casamento desmoronas. Por isso, parte em uma caminhada, em busca de sentido e repostas para a sua vida.

A experiência que Cheryl passou durante é jornada é retratada nesse livro de forma a prender a atenção dos leitores.

O círculo – Dave Eggers

Mais uma obra de ficção científica que vale a pena a leitura. O enredo se passa em um futuro em que uma empresa de tecnologia, chamada “O Círculo”, acaba dominando a internet e sendo proprietária única por criar uma identidade digital para todas as pessoas.

Mae Holland, personagem principal da história, começa a trabalhar na empresa. No início, tudo parece ótimo, mas aos poucos, ela vai percebendo que nem tudo é tão perfeito. Questionamentos sobre liberdade, individualismo, democracia começam a assolar a mente de Mae.

Uma história intrigante que também virou filme, interpretado por ninguém menos que Tom Hanks e a própria Emma Watson. Veja o trailer:

Livros recomendados pela Oprah Winfrey

Oprah dispensa qualquer apresentação, não é? Conhecida principalmente por causa de seu talkshow “The Oprah Winfrey Show”, que foi um dos programas de televisão mais vistos da história.

Atualmente, trabalha como produtora de filmes e é uma das maiores representantes das causas humanitárias.

Os Quatro Compromissos – Don Miguel Ruiz

Um livro de sabedoria e reflexão. Nesta obra, o autor aborda conceitos da sabedoria Tolteca, que foram um povo pré-colombiano e que se desenvolveu na região central do México.

Através de quatro compromissos, é apresentada para nós uma nova forma de viver, com liberdade, felicidade genuína e amor. Dessa forma, aprendemos a identificar e barrar aspectos que tiram a nossa alegria e nos limitam aproveitar a vida de maneira integral.

Minha História – Michelle Obama

Uma mulher incrível, recomendado o livro de outra mulher espetacular. A autobiografia da Michelle Obama merece ser lido por todos. Na obra, a história da esposa do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é revelada de forma cativante.

Desde a sua infância em Chicago, até os momentos que o fizeram ser uma das mulheres mais marcantes da nossa geração, sendo a primeira afro-americana a ocupar a cadeira de primeira-dama dos Estados Unidos.

Um livro com reflexões, pensamentos e ensinamentos de uma mente brilhante, que tem muito a nos contar.

Somos Guerreiras – Glennon Doyle

Neste livro, Glennon conta a sua história, e todas as máscaras que ela carregava. Dada como tendo uma vida perfeita, marido atencioso, filhos perfeitos, emprego bem sucedido. Mesmo assim, ela não conseguia se ver feliz.

Por trás dessa aparente vida perfeita, ela trazia cicatrizes de sua luta contra a bulimia e o alcoolismo, a traição do marido e um casamento que não a deixava completa. Esse clima, que teria tudo para contar uma história trágica, acaba sendo o palco de uma jornada de descobertas e autoconhecimento para Glennon.

Pronto, nossa lista dos melhores livros de 2020 chegou ao fim! O que você achou das indicações? Conta pra gente nos comentários!