As mulheres estão cada vez ocupando mais espaços que, há alguns anos, eram dominados pelos homens. Dentro do mercado de trabalho isso está nítido há bastante tempo, mas espaços artísticos infelizmente demoraram um pouco mais para serem ocupados. Em alguns ambientes como a música, por exemplo, esse crescimento está claro, com cada vez mais trabalhos e festivais dedicados às manas, mas saiba que isso também está ficando mais evidente no mundo da tatuagem!

A imagem de homens barbados e tatuados sentados com maquininhas barulhentas nas mãos tatuando outros homens igualmente barbados e tatuados é um mito pra lá de ultrapassado! Hoje os estúdios de tatuagem podem ser de mil jeitos diferentes e contam com a presença massiva das mulheres, sim!

O número de mulheres tatuadoras não para de crescer no mundo todo e também no nosso país: atualmente, cerca de 45% dos profissionais de tatuagem do Brasil são do sexo feminino! Isso é reflexo de um mercado que também é muito feminino: um censo feito em 2016 apontou que 59,9% das pessoas tatuadas eram mulheres!

Inclusive, já é comum encontrar estúdios de tatuagens onde você encontra apenas tatuadoras mulheres! Duvida? Aqui alguns exemplos:

Além de estúdios, existem também alguns coletivos de mulheres tatuadoras, como o As Tattooistas, por exemplo, que une artistas de várias partes do Brasil, e até um Festival de Mulheres Tatuadoras!

Esse crescimento está cada vez mais acentuado e isso tem diversas causas, mas com certeza uma delas é o fato de que as mulheres estão mais empoderadas e empoderadoras.

Empoderadas se tatuando sem precisar da aprovação de ninguém e usando seu corpo como forma de expressão. Empoderadoras escolhendo outras mulheres para prestação de serviços em geral, inclusive de tatuagem.

E se você acha que elas ficam só no fineline (o que também não seria um problema), saiba que elas vão do old school ao pontilhismo, passando por desenhos da natureza, geométricos, realismo, new school, sketches, coloridos, aquarela… enfim, por todos os estilos!

Como vocês sabem, nós somos apaixonados por tatuagem e temos alguns materiais bem interessantes, como por exemplo, os 20 melhores tatuadores de São Paulo e os 10 melhores tatuadores do Rio de Janeiro. Para te mostrar alguns trabalhos incríveis de mulheres muito talentosas do Brasil, fizemos essa lista com 10 mulheres tatuadoras que você precisa conhecer!

10 mulheres tatuadoras que você precisa conhecer

1) Monique Pak

Monique Pak é referência quando se fala em tatuagens coloridas! Ela é de Brasilia, começou a tatuar com 18 anos, e hoje é residente do Wabori Temple, em São Paulo.

View this post on Instagram

Predestinated love 🤍 Flash da @rafatamm ∙ Temos muitos flashes disponíveis no @wabori_temple ∙ Contato por: www.moniquepak.com.br [email protected] ou +55 11 4277.2788⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #waboritemple #saopaulotattoo #tattoo #moniquepak #flashtattoo #flash #tattoo #tatuagem #perdizes #saopaulo #tattoosp #traditionaltattoo #classictattoos #gouache #nankin #blackwork #vscocam #vsco

A post shared by (@monique.pak) on

Apesar de não ter se especializado em nenhum estilo e de ter várias tattoos em preto e branco no seu portfólio, as cores vibrantes são uma marca registrada.

Seus desenhos são limpos, com preenchimentos sólidos e sombreamentos contrastantes. Ela mistura os fundamentos da tatuagem tradicional com um toque de fantasia e cria seus trabalhos autorais com traço forte e marcante

2) Fernanda Prado

Fernanda trabalhava em uma agência de publicidade e se realizava criando desenhos para seus amigos tatuarem com outras pessoas até que decidiu ela mesma colocar a mão na massa… ou melhor, na maquininha!

Hoje em dia ela tatua na Taturana Estúdio, em São Paulo e seus trabalhos ela mesma define como um “work in progress” (trabalho em construção).

Sua linha principal são os desenhos em preto e cinza e ela costuma misturar geometria, minimalismo, natureza, e simetrias. Além disso, ela mostra um volume forte nas sombras e só trabalha com desenhos criados por ela mesma.

3) Melissa Khouri

O trabalho da Melissa é super versátil! Ela trabalha com preto e branco, colorido, realismo, geometria, fineline e até old school.

No começo, ela não recebeu o apoio da família e acabou desistindo da ideia e se especializou em artes. Ainda bem que, aos 28, resolveu voltar atrás e insistir naquele sonho do passado.

Ela já foi artista convidada em estúdios na gringa, como o Sacred Heart Tattoo e o High Voltage Tattoo e hoje tatua no Black Door Tattoo.

4) Chibi

Aquele new school coloridão que chama atenção de qualquer pessoa: esse é o estilo de Chibi! As cores são vibrantes, os traços são precisos e o tema atrai muita gente:  o universo geek!

Ela já quase foi desenhista de filmes de animação e games, mas o destino quis que esse se tornasse seu trabalho de fato, mesmo que não tenha sido dessa maneira.

É por isso que livros, filmes e desenhos, principalmente os Animes e os Games, se tornaram desenhos de Chibi e fizeram dela um sucesso entre os fãs desses temas.

Ela faz sua arte no Geekdama, um estúdio focado só nesse estilo de tattoo.

5) Ivy Saruzi

A relação de Ivy com a arte é muito forte e isso dá pra ver em seus desenhos. Ela trabalha a tatuagem como uma forma de expressão, criação e arte.

View this post on Instagram

• .medusa. •

A post shared by Ivy Saruzi (@ivysaruzi) on

Ela começou a tatuar em 2009, mas o desejo de fazer parte desse universo vem desde criancinha, quando entrou pela primeira vez em um estúdio.

Seus desenhos são, em sua maioria, blackwork com muito foco no sombreado e no traço preciso.

Ivy é gaúcha e tatua no Hands Down Tattoo.

6) Gabriela Droguett

Gabriela Droguett é baiana e tem seu estilo baseado no lettering.

View this post on Instagram

⠀ Sabe os amigos? Sim, aqueles seres que costumam ser especiais pra gente, e que usam essa condição pra nos "amolecer"… ⠀ Eu não faço tattoo nem em mãos e nem em dedos porque, por melhor que se faça, fica falhado com o tempo. Maaaaas… uma grande amiga apareceu e mandou aquele caô safado tipo: "pô Gabi, são os mantras que vou levar pra nova fase da minha vida! Faz, please! Faz! Faaaaz! ⠀ Aí o que eu fiz? Eu fiz 🤷🏻‍♀️! ⠀ • ⠀ • ⠀ • ⠀ #gabrieladroguett #astattooistas #cinktattoo #caligrafia #lettering #letteringtattoo #caligraphytattoo #tatuagemcaligrafica #instatattoo #instagramtattoo #escrita #inkedlife #tatuagemescrita #storytelling #storytellingtattoo #finelinetattoo #fineline #tatuadora

A post shared by Gabriela Droguett (@gabrieladroguett) on

Seu estilo é muito característico, ótimo para quem quer tatuar uma frases, letras, números e outras formas de tatuagens escritas.

Na mão de Gabriela, cada letra e cada palavra tem um traço único, formas distintas e vem carregada de significados.

7) Ana Abrahão

Misteriosa e diferentona, a brasiliense Ana Abrahão mantém segredo em relação ao local do seu estúdio. Ela prefere manter as coisas assim para oferecer mais privacidade e conforto às suas clientes, que são, em sua maioria, mulheres.

View this post on Instagram

D A N Y. P E L O. M U N D O. 🌎⁣ ⁣ 63 Países para lembrar, 12 bandeiras daqueles que marcaram a vida e agora enfeitam o corpo.⁣ ⁣ DESAFIO:⁣ Quais são os países das 12 bandeiras?⁣ 🇺🇸🇵🇭🇮🇸🇮🇩🇫🇷🇯🇵🇱🇦🇬🇷🇮🇹🇩🇪🇨🇭🇵🇫⁣ ⁣ Dany é essa pessoa de aventura, essa menina mulher e mãe de 3 que um dia saiu de Aguas Claras (nosso quadradinho) para me encontrar em Amsterdam (terra das tulipas) e ainda perdeu o voo de volta ao Brasil.. mas voltou mais colorida do que foi! 🐘 ⁣ ⁣ Dany Presuntinha desde 2017. ⁣ Tenho a alegria de ter passado horas com ela, pois as conversas sempre rendem um monte.. Incrível ela, incrível a família que construiu, incrível toda essa bagagem de experiências 🧳.⁣ ⁣ Nós somos passageiros nessa vida, o melhor é fazer o possível para não perder nenhuma paisagem e nenhuma oportunidade de criar asas..⁣ ⁣ ⁣ #mundo #travel #tattoo #adventure #viagens #tatuagem #worldtour #anaabrahao

A post shared by Ana Abrahão (@abrahaoana) on

Seu estilo é único, colorido, super delicado, autoral e exclusivo e seu atendimento é feito por lista de espera (e a lista é longa!).

Ela utiliza muitas mandalas e arabescos em união às figuras de flora e fauna, que são abundantes em sua arte.

Cada tatuagem é feita para contar alguma história especial da cliente e suas artes são lúdicas com detalhes que beiram o fantástico. Talvez seja esse o motivo de ela fazer tanto sucesso!

8) Giovana Marsura

Se você curte um blackwork, vai amar a arte de Giovana Marsura!

Formada em Design Industrial, ela largou a área e hoje tatua no estúdio Milk Ink, em Florianópolis.

Seu traço pode ser forte ou finíssimo e ela trabalha muito bem também com pontilhismo e com sombreados mais tradicionais.

Com traço finíssimo, ela também domina o pontilhismo como ninguém, dando certo toque feminino para suas composições. Pássaros e flores são constantes no portfólio, muito inspirado no neotrad e na line art.

Os temas de seus desenhos são muitos, mas há uma abundância de imagens de flora e fauna e também figuras femininas em suas tattoos.

9) Bru Simões

Bru Simões encanta não só pelas suas linhas finas e precisas, mas pelas temáticas da maior parte dos seus desenhos: o universo feminino!

Ela também trabalha com elementos da natureza e coloca cores em algumas de suas artes, além do jogo entre as linhas finas e mais grossas.

A artista capixaba não tem local fixo para tatuar, ela faz pequenas turnês pelo Brasil e também pelo exterior, para atender clientes em vários lugares.

10) Dani Cunha

Geométricos, skatches, cores e muitas loucuras: as artes de Dani Cunha impressionam e muito!

Multitalentos, ela consegue trabalhar com realismo, figuras humanas, lettering fauna e flora. Raalmente, o sucesso não é a toa!

Uma artista realmente única e diferenciada, ela hoje tatua no Haus Ink, em São Paulo.

E aí, curtiu a nossa lista? Se empolgou para fazer uma tattoo com alguma dessas artistas incríveis? Deixa aqui seu comentário!

Você também vai gostar: