Aaahhh os anos 90! Se você passou a sua infância ou adolescência na década de 90, é sinal que agora você pertence a casa dos 30 ou 40 anos, e as lembranças dessa época são cada vez mais nostálgicas e gostosas. 

O nosso post de hoje promete causar fortes emoções às pessoas saudosistas, porque vamos trazer à tona 20 lembranças dos anos 90, essa década incrível e maravilhosa. Prepara o coração e vem com a gente! 

Nostalgia anos 90

20 lembranças dos anos 90 para você relembrar

1) Acessórios de cabelo

Os acessórios de cabelo dos anos 90 eram uma parte importantíssima para compor o look. Entre as diversas opções, tinham as presilhas de borboletinha e as de modelo tic-tac, que quanto mais colocasse no cabelo e mais coloridas fossem, melhor; o bico de pato, que não prendia o cabelo muito bem, mas todo mundo usava mesmo assim; as tiaras, principalmente revestidas de veludo, e podia usar com o cabelo preso ou solto; e a famosa xuxinha, que hoje é conhecida como scrunchies. 

Acessórios para cabelo

2) Pintar o cabelo com papel crepom

Para chamar a atenção na escola ou ficar bem fashion para ir naquela excursão para o Play Center, a primeira coisa que vinha na cabeça era pintar o cabelo com papel crepom! 

Acontece que não era só o cabelo que ficava colorido, mas as mãos e a camiseta também, e a tinta dava o maior trabalho para sair.

Pintar cabelo com papel crepom

3) Melissa transparente

Se tinha um calçado muito querido pelas meninas e que foi moda nos anos 90, era a Melissa transparente. Completamente versátil, a Melissa (ou qualquer outra sandália) transparente era usada com ou sem meia e combinava com todos os looks. Ah! E ainda tinha modelo com ou sem glitter. Era fashion demais.

Melissa transparente

4) Batom de moranguinho e batom verde (que fica vermelho)

Clássicos nas penteadeiras das meninas, esses batons eram muito desejados por todas. O de moranguinho tinha um lado de batom e o outro de brilho labial com um cheirinho bem gostoso da fruta. Já o batom verde era divertido porque, apesar de ser todo verde, deixava a boca vermelha. 

Batom moranguinho

5) Papel de carta

Com ou sem cheiro, todo desenhado ou mais discreto, os papéis de carta eram um xodó das meninas. Fossem para escrever para a paquera, para a melhor amiga ou para colecionar, era muito comum as meninas terem papel de carta nos anos 90. 

Papel de carta

6) Tazo

Salgadinho Elma Chips nunca fez tanto sucesso quanto nos anos 90, e nada tem a ver com o sabor que eles tinham, mas sim com o que tinha dentro do pacote: tazo. 

Os tazos foram sucesso absoluto e proporcionaram muitos momentos bons para a criançada! Tinham vários modelos de tazo: os opacos, os brilhosos, os que “se mexiam” e mudavam de foto, os que davam para montar uns nos outros. Bater tazo era uma brincadeira muito comum, principalmente na hora do recreio na escola. Era muita sorte de quem conseguisse virar os tazos, e tristeza de quem tinha que entregar os tazos que perdia. Como é bom relembrar!

Tazo 

7) Brincadeiras

Barulho de criança brincando na rua era muito comum na década de 90, já que todo mundo brincava junto. Reunia aquela galera do condomínio ou da mesma rua, e as opções de brincadeiras dos anos 90 eram muitas: pega-pega, esconde-esconde, alerta, queimada, pular corda, bola, brincadeira do elástico, até um banho de chuva virava uma enorme diversão com a turma. 

8) Walkman e Discman

Todas as pessoas descoladas tinham (ou desejavam muito ter) um aparelho portátil para ouvir suas músicas preferidas, e o sucesso do walkman ultrapassou os anos 80, sobrevivendo ainda nos anos 90 por um tempo, com as fitas cassete tocando os lados A e B. Mas com a chegada do CD nos anos 90, que proporcionava um entretenimento muito mais prático do que a fita cassete, foi a vez do discman ganhar o coração da galera.  

Walkman

9) Tamagotchi ou Bichinho Virtual

Se atualmente as crianças não tiram o olho do celular, nos anos 90 as crianças não queriam tirar o olho do bichinho virtual. Lembra dele? 

Tamagotchi ou popularmente chamado, Bichinho virtual, foi um dos brinquedos mais cobiçados pelas crianças da década de 90. Nós acompanhávamos o seu nascimento e depois tínhamos que cuidar seriamente para que ele não morresse: dar comida, limpar a caca, passear, ou seja, tudo o que um animalzinho de estimação necessita, só que em uma telinha pequena de um aparelhinho que parecia um chaveiro. 

Bichinho virtual

10) Bolacha Fofy

Uma das lembranças mais literalmente gostosas dos anos 90, são as bolachinhas Fofy. Com o sabor de infância que ninguém esquece, os famosos ursinhos que vinham na embalagem vermelha sumiram das prateleiras do Brasil para a nossa tristeza. Você ainda lembra o gostinho que a bolacha Fofy tinha? 

Bolacha Fofy

11) Guaraná com pokebola 

Tem fã de Pokémon lendo este texto? Então você com certeza deve se lembrar do Guaraná Antártica que vinha com uma pokebola na tampinha. Ele costumava acompanhar a lancheira e depois de aberto, virava pura diversão.

Guaraná com pokebola

12) Chocolate Surpresa Nestlé

A dúvida sobre esse chocolate é se o mais gostoso era o sabor dele, ou encontrar a carta que vinha junto, contando sobre uma espécie animal. Era demais! 

Chocolate surpresa Nestlé

13) Doces

As vendinhas de doces eram um verdadeiro paraíso, com suas muitas cores de guloseimas que hoje podem não ser mais tão gostosas assim, mas a verdade é que os doces dos anos 90 eram uma das melhores coisas da época.  

Doces anos 90

14) Desenhos dos anos 90 

E o que dizer dos desenhos dos anos 90? Eram tantos desenhos bons que fica difícil escolher um só. 

A criançada acordava e ia dormir ligada no desenho, de tanta programação boa que tinha: Bom dia e Cia, Disney Cruj, Sábado Animado e claro, a incrível TV Cultura que tinha uma grade tão maravilhosa que merece um tópico só dela.  

Desenhos anos 90

15) TV Cultura

A TV Cultura dos anos 90 merece uma atenção especial, já que tinha uma das grades mais educativas da televisão. A sua programação era muito rica e faz uma falta danada! 

Quem aí se lembra de: Ra-Tim-Bum, X-Tudo (use tesoura sem ponta, heim!), Mundo de Beakman, Castelo Ra-Tim-Bum, Glub-Glub (com muitos desenhos legais), Mundo da Lua, Contos de Fadas, Peter Rabbit, Quebra Cabeça, Babar, Doug, Tim Tim? Aaahhh quanta coisa boa! 

TV Cultura

16) Sessão da Tarde

Para quem estudava de manhã, passar a tarde no sofá assistindo os filmes da Sessão da Tarde, era uma vida perfeita! Sem contar que os filmes que passavam eram sempre muito divertidos: Lessie, Bingo, Os Batutinhas, Meu Primeiro Amor, Matilda, Os Fantasmas se Divertem, Dirty Dancing, Curtindo a Vida Adoidado, Os Goonies, Lua de Cristal… É uma lista muito grande para um único tópico! 

Sessão da Tarde

17) Novelas

Já que estávamos falando sobre TV, não tem como deixar de citar as novelas dos anos 90. Aquele clássico momento em que a família se reunia para assistir Explode Coração, ou quando você assistia Chiquititas e dançava e cantava junto com elas, sempre! Sem contar da Usurpadora, sucesso absoluto da década de 90. 

Novelas anos 90

18) Programa do Hugo

Ainda sobre a TV nos anos 90, não podemos nos esquecer do divertido Programa do Hugo. Lembra que era “apenas” o custo de uma ligação local para celular, para participar do programa? 

Além de ser difícil de ter a ligação atendida, as mães não deixavam a gente ostentar a ligação, por isso, participar de casa mesmo era tão divertido quanto. Ficar falando para a tela da TV quais números o participante deveria apertar para que o Hugo tomasse uma ação no jogo era muito legal! 

Programa do Hugo

19) Apresentadoras de programa infantil

As apresentadoras de programa infantil fizeram muito sucesso nos anos 90, e a maioria das crianças queria conhecer uma delas. Os cenários eram incríveis, vendia brinquedos delas, tinha até a lenda da boneca da Xuxa que era assassina, lembra?! Sem contar que muita gente mandava uma cartinha para o programa e sonhava com o dia em que ela seria lida em rede nacional. 

Apresentadoras de programa infantil

20) Patinadora de supermercado

Esta é uma das profissões que toda menina sonhava nos anos 90: ser patinadora de supermercado. Era incrível ver as moças que patinavam pelos corredores com muito charme e equilíbrio. 

Patinadora supermercado

Enfim, chegamos ao final da lista, mas ainda deixando de fora muita coisa boa que só quem viveu os anos 90 sabe! 

Queremos saber o que você mais gosta de lembrar dessa década? Não deixe de nos contar e compartilhar com os seus amigos.