Imagine que você tem seus bilhetes de loteria em mãos e o resultado do sorteio acaba de ser anunciado. Você começa a conferir e percebe que um dos seus palpites coincide com os números vencedores. Poderia ser verdade?

Você checa novamente o seu comprovante lotérico, um número após o outro, e vê que suas dezenas correspondem exatamente às do site oficial da loteria, seu bilhete tem a data de sorteio correta e tudo mais. Sim, você realmente é um novo milionário!

Instintivamente, a sua primeira atitude é gritar esta notícia incrível não apenas para sua família e amigos, mas para o  mundo todo. Afinal, não é todo dia que seus sonhos se tornando realidade. Mas contenha-se! Antes de começar a anunciar seu prêmio, dê um passo para trás e considere cuidadosamente suas próximas ações.

Mas por que o mundo não pode compartilhar a sua emoção e ver que você é um sortudo?

Antes de tomar qualquer decisão é preciso levar em consideração algumas questões legais. Só então você poderá começar a planejar seu futuro como ganhador de um prêmio de loteria.

A primeira coisa a fazer é proteger o seu bilhete vencedor, até em um cofre se for o caso, afinal, um jogo de loteria é considerado um instrumento ao portador, o que significa que ele é extremamente valioso.

Você provavelmente não prestou atenção, mas no verso de cada comprovante existe um campo para torná-lo pessoal e intransferível, onde você preenche o seu nome, CPF, endereço e assinatura. A partir desta identificação, o jogo é oficialmente seu.

Imagine a tragédia de perder um bilhete não assinado da Mega da Virada, por exemplo. Quem quer que o encontre poderia reivindicar legalmente o prêmio, e não haveria nada que você pudesse fazer a respeito. Então, assine proteja seu recibo lotérico!

Quando você faz suas apostas em uma loteria online, o registro do jogo na plataforma não gera um bilhete físico como comprovante. Por isso é necessário realizar um cadastro com suas informações pessoais antes de iniciar o acesso. Assim, se você for um dos grandes premiados, terá os dados devidamente registrados no site.

As regras para o resgate do prêmio, como valores e prazos, são as mesmas aplicadas ao jogos físicos. A diferença é que você deve acessar o site e selecionar a opção resgate, onde será gerado um código válido por 24 horas, justamente com a intenção de proteger a aposta premiada.

Anotado este código, basta comparecer com seus documentos a uma unidade lotérica – caso seu prêmio não ultrapasse o valor de R$ 1.903,98 – ou em uma agência da Caixa, no caso de montantes maiores. Lembrando que o prazo para reclamar um prêmio de loteria no Brasil é de 90 dias.

Dicas úteis para os ganhadores de loterias

Como já foi dito, você não deve divulgar suas emocionantes notícias da loteria para o mundo, exceto para familiares próximos. O melhor é esperar um pouco para compartilhar com as outras pessoas. Notícias de ganhos na loteria viajam rápido e você precisa estar pronto para todas as abordagens que irá sofrer, inclusive da mídia, no caso de um prêmio de alto valor.

Muitas propostas de investimentos financeiros para sua nova fortuna irão chegar, queira você ou não. Pessoas que talvez você nem conheça insistirão de alguma forma para que você se junte a elas em oportunidades de negócios questionáveis.

Monte uma equipe de profissionais confiáveis

Embora tecnicamente você possa lidar por conta própria com o seu prêmio de loteria, no caso de uma alta quantia, seria bom considerar a possibilidade de formar uma equipe experiente para assessorar e administrar de maneira correta sua fortuna.

As decisões que você toma, mesmo antes de receber seu prêmio, podem afetar drasticamente a quantidade de dinheiro que você terá no futuro. Neste caso, um advogado com experiência em representar ganhadores de loteria seria bem-vindo.

Você deve consultar também planejadores financeiros, contadores e consultores fiscais, pois seus investimentos agora estarão em outro patamar, com alternativas e mercados que talvez você não esteja familiarizado.

Gerencie seus ganhos na loteria

Com sua nova conta bancária milionária, é preciso fazer planos. Ninguém gostaria de desperdiçar uma fortuna como já fizeram alguns vencedores de loteria. Decisões precipitadas, planejamento insuficiente e gastos extravagantes, mais frequentemente estão propensos a resultar em falências.

Seus consultores financeiros certamente irão aconselhá-lo sobre como fazer seu dinheiro render, ajudando-o a escolher investimentos sólidos. Você seguirá um plano de gestão de ativos para você e sua família. Se você deseja comprar propriedades, investir em negócios, viajar, comprar carros ou gastar com outros luxos, um bom planejamento pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos e aumentar seu patrimônio.

O dinheiro já é seu, portanto, não há necessidade de tomar decisões rápidas das quais você pode se arrepender depois. Você pode agir com responsabilidade e aproveitar os ganhos inesperados da loteria, ao mesmo tempo em que garante o futuro financeiro da sua família.