A 4ª temporada de La Casa de Papel começou exatamente do ponto em que terminou a 3°. O tiro que acertou a Nairóbi, os policiais tentando invadir o banco e muita tensão. Tudo isso já nos prende do primeiro minuto.

São então 8 novos episódios cheios de conflitos, ação e drama, ao melhor estilo novelão que a série tem. Elementos que, como já sabemos, fazem dela um verdadeiro fenômeno.

Por aqui, já havíamos levantado teorias sobre o que poderia acontecer nessa fase.

Com esse post, então, vamos dizer o que achamos de LCDP 4 e por isso, fica aqui o nosso alerta de spoilers. Se você ainda não assistiu a  4ª temporada de La Casa de Papel , corre na Netflix e depois volta aqui. Se você já viu tudo, bora para a leitura!

Confira nossa opinião sobre 4ª temporada de La Casa de Papel

A Cômica Dupla do Professor com o Marselha

Nos acostumamos a ver o Professor do lado de fora liderando o plano, geralmente sozinho. Já nessa temporada, depois de escapar da polícia, ele e o Marselha formam uma nova dupla.

A dupla "Professor X Marselha"

As cenas dos dois juntos rendem momentos cômicos, ainda que sejam dramáticas. Devido ao jeito reservado deles, até uma demonstração de carinho e empatia fica desajeitada, nos fazendo rir.

Vale lembrar também que é o Marselha quem ajuda o Professor a voltar para o plano, depois dele ficar desesperado achando que a Raquel tinha sido morta.

Flashbacks

Os episódios de La Casa de Papel são cheios de flashbacks, e essa narrativa é um dos pontos altos da série. Essas lembranças sempre trazem momentos do grupo em família e estudando o plano dos assaltos.

Além disso, são nos flashbacks que reencontramos personagens queridos, mas que morreram, como o Berlim e o Moscou.

Flashbacks

Na quarta temporada, além de voltar para o monastério, eles voltam também para a casa de Toledo, quando se reuniam no jardim.

Policial Infiltrado

Na primeira temporada, o próprio Professor se aproximou da Raquel, até então inspetora do caso. Ele mesmo se infiltrava na tenda da polícia para ouvir o que eles planejavam fazer contra o assalto.

Dessa vez, ele conseguiu um novo aliado que realmente faz parte da polícia, o Antoñanzas. É o policial que se torna informante do Professor, revelando todas as manobras que a corporação decide fazer.

Antoñanzas policial infiltrado

Porém, como Antoñanzas foi descoberto pela Sierra, será que ele vai revelar que foi coagido pelo Professor ou vai se integrar a quadrilha?

Lisboa Livre!

A Raquel, ou Lisboa, foi capturada pela polícia e mantida em interrogatório pela inspetora Alícia Sierra. Até o Professor descobrir que forjaram a sua morte, e colocar em prática o plano para conseguir a liberdade dela.

Por já ter feito parte dos dois lados da moeda, Raquel sabe lidar bem com a situação.

Lisboa livre

Depois do plano pela sua liberdade dar certo, ela entra no banco e se junta aos demais ladrões e essa será a primeira vez que veremos ela participando do assalto junto com eles.

Protagonismo feminino na 4ª temporada de La Casa de Papel

Mais do que nunca, na 4ª temporada de La Casa de Papel, as mulheres assumiram o papel de liderança.

A Nairóbi, rainha do matriarcado, como sempre, ainda que muito debilitada assume a liderança do grupo de fundição.

Tóquio, que sempre é criticada por ser explosiva, se mostra muito mais controlada dessa vez e lidera diversos momentos críticos.

Protagonismo feminino em La Casa de Papel

A Estocolmo, ou Mônica, deixa de ser apenas a esposa do Denver, e passa a liderar também, assume o controle e é crucial em momentos de muita tensão.

Ainda que seja uma vilã detestável, a inspetora Sierra também se impõe diante de comentários machistas dos seus colegas de trabalho.

Gandía, o verdadeiro vilão dessa temporada

Até um certo tempo, acreditamos que o Palermo será o problema dessa vez. Mas é graças a ele que depois devemos ao Gandía todos os momentos mais tensos dessa temporada.

O chefe de segurança nos fez prender a respiração em toda cena de ação, suspense e tortura que ele protagonizou.

A única observação para o personagem é que, tão treinado para ser imbatível, será mesmo que ele não sabia como escapar de uma algema?

Gandía segurança governador

Bom, nem é preciso dizer que ele se tornou uma das pessoas mais odiada da série, depois de abater a nossa querida Nairóbi. Com certeza, por desejo coletivo, ele deveria morrer. Mas isso ficou em aberto no final, e pode ser que ele volte a aparecer novamente.

Adeus Nairóbi: o fim do matriarcado

Nos foi dada tanta esperança depois da cirurgia bem-sucedida, e depois da primeira tentativa de assassinato do Gandía. Mas não deu para a nossa ladra preferida e infelizmente, perdemos a Nairóbi.

A morte de Nairóbi

Antes do adeus, descobrimos que ela tinha planos de ser mãe de um filho do professor, feito por inseminação. Houve o início do romance dela com o Bogotá, e como queríamos ter visto mais deles dois!

Nairóbi nos deixou, mas não sem dar mais uma lição maravilhosa sobre feminismo e luta. Como ela disse aos fundadores de ouro:

Sabe o que também dá medo? Andar sozinha de noite na rua. Mas as mulheres continuam fazendo isso. Seguramos o medo com as mãos e continuamos vivendo. Porque tem que viver até o final”.

Esperamos que ela volte nos flashbacks, porque a série sem ela não será a mesma coisa.

Fim do mistério: revelado quem é a aquela refém

Enfim, como já era esperado, conhecemos a refém misteriosa.

Manila é uma personagem trans, e faz parte do grupo de ladrões, mas está infiltrada entre os reféns para evitar uma rebelião.

Manila a refém secreta

Ela é introduzida na história como Juanito, primo do Denver, e de forma muito simples explica para ela como se transformou na Júlia, e como eram os seus sentimentos antes disso.

É ela quem coloca o asqueroso Arturo em seu devido lugar, e esperamos que ela ganhe ainda mais destaque no futuro.

Confirmado: Arturo é o pior personagem de LCDP

Sim, ele já era detestável, mas Arturito nos arrancava boas risadas em situações de “vergonha alheia”. Porém, agora o personagem passou todos os limites ao abusar sexualmente da Amanda, uma das reféns.

Arturo na 4 temporada de La Casa de Papel

Arturo entrou no assalto para sair como um herói e vai sair como um estuprador. Esperamos que ele tenha um fim à altura de seu crime!

Nome aos Dalís

A ideia de cada membro ter o nome de uma cidade, era para evitar a aproximação entre eles. Mas o grupo se transformou em uma família e por mais que se chamem assim, o motivo não faz mais sentido.

Por isso, com os laços cada vez mais fortes, já conhecemos quase todos os ladrões por seus verdadeiros nomes. Os últimos a se apresentarem formalmente foram o Palermo e o Helsinki:

  • Professor: Sérgio Marquina
  • Berlim: Andrés de Fonollosa
  • Tóquio: Silene Oliveira
  • Rio: Aníbal Cortés
  • Moscou: Agustín Ramos
  • Denver: Daniel Ramos
  • Nairóbi: Ágata Jiménez
  • Palermo: Martín Berrote
  • Helsinki: Mirko Dragic

Sierra x Professor

Depois de ter sua prisão decretada, Sierra junta as peças do quebra cabeça e consegue encontrar o covil do Professor. E é nesse momento tenso que a série termina.

O que será que vai acontecer? Ela pode entregar ele, se aliar a ele, finalmente entrar em trabalho de parto! Só nos resta esperar.

Sierra surpreende o professor no fim da quarta temporada de La Casa de Papel

Lista de episódios da 4ª temporada de La Casa de Papel

Como de costume, a parte 4 de La Casa de Papel também tem 8 episódios eletrizantes. Confira a lista:

  1. “Fim de Jogo”
  2. “Casamento do Berlim”
  3. “Aula de Anatomia”
  4. “Suspiros da Espanha”
  5. “Cinco Minutos Antes”
  6. “Nocaute Técnico”
  7. “Derrube a Barraca”
  8. “Plano Paris”

Bom, ainda não foi confirmado pela Netflix, mas há rumores de que já foram encomendadas as temporadas 5 e 6. Então quer dizer que não vamos nos despedir dos Dalís tão cedo.

E você, deixe nos comentários o que achou dessa temporada. A parte que você mais se emocionou e a que mais sentiu tensão. Compartilhe as suas emoções com a gente, e o nosso post com os seus amigos.