Você é do time que concorda que ambientes decorados com plantas são mais aconchegantes? Nós também! Veja abaixo as melhores plantas para cultivar em apartamento.

Além de provocar essa sensação de acolhimento e conforto, as plantas também dão vida aos lugares. Por isso, o cultivo delas dentro de casa caiu no gosto popular e se tornou cada vez mais comum as pessoas desejarem uma urban jangle particular.

Existe também o time das pessoas que acreditam que não dá para ter plantas em apartamento, seja por falta de espaço ou pelo trabalho com os cuidados. Por isso, estamos aqui para mostrar que esse pensamento está errado!

E para te ajudar a ter a sua floresta em casa, fizemos uma lista com 10 ideias de espécies mais adequadas para cultivar em apartamento. Vem ver!

Plantas para decorar seu apartamento

10 plantas para você ter no seu apartamento

1: Jiboia

Com certeza você conhece esta planta! Talvez não saiba que o nome dela é jiboia, mas já deve ter visto muitas vezes uma decorando algum ambiente.

Isto porque a jiboia é uma das plantas mais queridas para usar na decoração, e é uma das melhores para se adaptar em apartamento. Mas atenção: ela é uma planta tóxica, então é importante manter fora do alcance de crianças e pets!

A jiboia é uma planta pendente de meia luz, ou seja, ela não precisa ficar exposta ao sol, mas é importante que fique em um ambiente com bastante luz natural. Caso ela fique na sombra, não tem problema, ela apenas ficará com as folhas em um tom mais escuro de verde, e vai se desenvolver menos.

Além disso, a jiboia também gosta de calor e de água, por isso é importante regar mais no verão, em torno de 3 vezes por semana, e de 1 a 2 vezes durante o inverno. Por ser uma planta que gosta de umidade, ela se dá bem no banheiro e proporciona uma decoração linda!

Jibóia

2: Cacto

Cultivar cacto em apartamento entrou para a lista de desejos de muita gente. Não por menos, já que a planta decora o ambiente com um ar rústico e muita personalidade.

Além disso, o cacto é uma planta fácil de cuidar, já que não exige tanta atenção assim. Não é preciso regar com frequência, dependendo do tamanho de seu vaso e da planta, uma vez por semana, em pouca quantidade, já é suficiente. Também é muito importante que ele pegue sol, já que se trata de uma espécie desértica, então o ideal é deixá-lo perto das janelas ou na varanda.

Existem diversos tipos e tamanhos de cactos para conquistar o seu coração.

Cacto

3: Samambaia

Aquela planta estranha que tinha na casa dos nossos pais e avós, voltou a fazer muito sucesso nas decorações. A samambaia sempre aparece nas listas de plantas para apartamento e para cultivar dentro de casa.

De beleza singular, a samambaia é uma planta pendente e frondosa que alegra o ambiente. Ela gosta de umidade, então precisa ser regada frequentemente. É preciso também evitar que ela fique exposta a correntes de vento e de preferência, que sejam mantidas a meia sombra, embora elas se deem bem no sol, também.

Para decorar o seu apartamento com uma samambaia, solte a sua imaginação, porque essa planta fica bem tanto no banheiro, quanto em outros cômodos.

Samambaia

4: Suculentas

As queridinhas, tanto de quem ama e sabe cuidar de plantas, quanto de quem não leva tanto jeito assim, as suculentas são campeãs na decoração de interiores. Assim como os cactos, elas também não precisam de muito cuidado, podem ser regadas em intervalos de 10 a 15 dias com pouca água, mas não precisam necessariamente ficar expostas ao sol, apenas em local bem iluminado naturalmente.

Suculentas

5: Rosa de Pedra

Apresentando um misto de rosa com suculenta, a rosa de pedra é uma opção linda e fácil para usar planta na decoração.

É muito fácil cultivar a rosa de pedra, basta regar sempre o solo, nunca as folhas, a cada 15 dias e ela também não precisa de muito sol. Uma opção perfeita para deixar perto das janelas e decorar vários cantinhos do apê.

Rosa de Pedra

6: Lança de São Jorge

Se você procura uma planta diferentona para decorar o seu apartamento, a Lança de São Jorge é a escolha certa! Isso porque a lança de São Jorge possui folhas cilíndricas e verticais.

É uma espécie muito versátil, já que se dá bem com sol, meia sombra ou até mesmo em locais mais escuros. Também é resistente a estiagem, podendo ser regada uma vez a cada 15 dias, e é uma das poucas plantas que vingam em ambientes com ar condicionado.

Lança de São Jorge

7: Peperômia

Também conhecida como peperômia pendente ou peperômia filodendro, esta é uma planta ideal para a decoração de apartamento.

A peperômia precisa ficar protegida da luz direta do sol, preferencialmente em lugares com mais sombra. No verão, precisa ser regada diariamente, porém sem encharcar, durante o inverno é preciso um intervalo entre as regas.

Fica linda pendente em algum cômodo, ou em cima de móveis ou prateleiras.

Peperômia

8: Violeta

A violeta é uma planta baratinha, charmosa e bem resistente para você cultivar.

Você não deve manter a violeta exposta diretamente ao sol, para ela não queimar. Fora isso, ela se dá bem tanto em ambiente externo, quanto interno.

Adora luz indireta e umidade. Precisa de rega frequente, de acordo com o clima do local onde está sendo cultivada. Mas atenção: molhe apenas a terra e nunca as folhas e as flores, se não elas ficam amareladas e também podem queimar. Para saber se é preciso regar, verifique a terra, se estiver seca, rege, se ainda estiver úmida, não precisa.

Elas decoram todos os cantinhos da casa, do centro da mesa ao quarto.

Violeta

9: Lírio da Paz

Outro queridinho na decoração de interiores, o lírio da paz também é perfeito para cultivar em apartamento, já que é uma planta que aprecia locais com pouca luminosidade. Aliás, receber luz direta do sol queima as folhas brancas!

É preciso regar regularmente, porque o lírio gosta de umidade e nunca deve estar com o solo seco. Por isso, também é uma ótima opção de planta para o banheiro. Se não tiver espaço, use na sala que ficará lindo.

Mas cuidado! O lírio da paz é uma planta tóxica, mantenha fora do alcance dos pets e das crianças.

Lírio da Paz

10: Zemioculca

Ideal para quem é iniciante na jardinagem ou para quem vive esquecendo das coisas, a zemioculca exige pouco cuidado e suporta longos períodos sem água.

Deve ser mantida a meia sombra ou em ambientes sem luz, e é ideal que seja regada duas vezes por semana, sem nunca encharcar. Borrifar as folhas também ajuda a zemioculca a ficar ainda mais bonita.

Assim como a lança de São Jorge, a zemioculca também se adapta a ambientes com ar condicionado. Porém, ela é uma planta totalmente venenosa se ingerida, e todo cuidado com crianças e pets é pouco!

Zemioculca

Chegamos ao final da nossa lista de plantas para apartamento. E aí, conta para a gente de qual você mais gostou, e já vai comprar para decorar o seu?

Você também vai gostar: