Ama tatuagem, mas morre de medo de agulha? Não se considera a pessoa mais corajosa do mundo? Está preocupado(a) se vai conseguir terminar a tattoo? Separamos algumas dicas para quem vai fazer a primeira tatuagem!

Fazer uma tattoo hoje é tão corriqueiro que chega a ser curioso ver alguém com medo do primeiro desenho. Porém, cada um tem um limite de dor e devemos respeitar (por mais que você já saiba quanto a dor da tatuagem é suportável).

Estas dicas parecem simples, mas apenas dizer “sua preocupação é válida, se informe e vá em frete” já pode encorajar os mais receosos. Empatia e apoio, sempre!

Dicas para quem vai fazer a primeira tatuagem

1) Escolha bem a parte do corpo que vai tatuar

Os lugares mais “comuns” para tatuar o corpo costumam causar dores leves a moderadas. Porém, mesmo partes consideradas “OK” podem doer bastante, por isso é importante pesquisar bem antes de tomar uma decisão.

Por exemplo, o pulso não é considerado um lugar de muito risco, mas dificilmente alguém avisa que é melhor evitar os três centímetros mais próximos das mãos. Sabe aquela região em que você consegue ver a sombra dos seus tendões? Os principiantes podem achar insuportável a sensação da agulha passando por cima deles. Melhor posicionar o desenho uns dois dedos abaixo das linhas horizontais que marcam o pulso.

Também evite a parte interna dos braços, regiões próximas à axila ou cotovelo, costelas, joelhos, pés e a cabeça. Pelo menos na primeira, depois você já vai conhecer sua resistência à dor e poderá escolher melhor.

Partes do corpo mais doloridas para tatuar

2) Escolha um bom tatuador

Isso é fundamental, não importa se você é resistente à dor ou não. Primeiro porque você não vai querer uma tattoo mal feita, segundo porque um tatuador experiente domina as técnicas para a tatuagem doer menos.

Uma atenção especial deve ser voltada para a regulagem da máquina do tatuador. As agulhas “beliscarem” a pele por causa da desregulagem é algo bem comum, o que fará sua tattoo doer muito mais do que o normal.

3) Algumas técnicas doem menos do que outras

O traçado pode doer bastante, mas acredite, não é o que dói mais. Embora um traço único e forte possa ser doloroso (a sensação é parecida com a de um corte) pense o seguinte: quanto mais vezes o tatuador passar as agulhas no mesmo lugar, mais vai doer.

A pele vai ficando “cansada” depois de repetidas lesões, cada vez mais machucada e cada vez mais sensível. Não é necessário dizer que cada vez mais dolorida também.

Um preenchimento sólido assim DÓI, mesmo nessa parte do braço:

Dicas para quem vai fazer a primeira tatuagem

A dica é simples: se estiver preocupado com a dor, fuja de preenchimentos ou cores sólidas. Pelo menos nesta primeira tattoo.

4) Escolha bem o desenho

Agora que você já sabe que algumas técnicas podem doer mais do que outras, pode escolher seu desenho de maneira estratégica.

Obviamente, desenhos menores são uma boa opção, porque levarão menos tempo para serem finalizados. Ou seja, menos tempo para você se perguntar: “será que aguento até o final?”.

No entanto, não é todo desenho que fica bom em tamanho pequeno. Não adianta levar de referência uma tattoo de 30 cm e pedir pro tatuador fazer em 10 cm. Provavelmente o resultado será algo disforme, sem detalhamento algum, que forçará você a cobrir com uma maior mais tarde.

Quer um desenho pequeno? Escolha um pensado para ser pequeno. De preferência a sombreados simples, sem muitos preenchimentos sólidos. Uma boa saída é o pontilhismo, famoso dotwork! Como é feito em pontinhos, o sombreado machucará menos a pele, pois não será necessário “esfregar” as agulhas repetidas vezes no mesmo lugar.

Tatuagem Pontilhismo

Inspirações de tattoos pequenas quem está com medo da primeira tatuagem

Quer mais alguns exemplos de tattoos que poderão ajudar você a perder o medo da dor? Inspire-se nestas ideias e vá pesquisando com qual profissional marcar sua sessão! Já fizemos uma seleção dos 20 melhores tatuadores de São Paulo e os 10 melhores do Rio de Janeiro.

Inspiração para primeira tatuagem

Inspiração para primeira tatuagem 2

Inspiração para primeira tatuagem 3

Inspiração para primeira tatuagem 4

E aí, decidiu o desenho? Essas inspirações ajudaram você? Tem alguma outra dúvida em que podemos ajudar? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

Você também vai gostar: