Sexo ainda é um tabu dos grandes no Brasil. Segundo estudo realizado pela pesquisadora e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mary Neide, publicado na Revista Semina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a taxa de escolas públicas com projetos amplos de educação sexual não chega a 20% no Brasil.

O resultado revela que a maioria das crianças e adolescentes brasileiros não é devidamente informada sobre sexualidade, chegando a maturidade sexual desamparadas. Esse pode ser um dos motivos que explica o seguinte número levantado pela Fiocruz: 18% das gestações no país são de adolescentes e, dentre elas, 65% são frutos de gravidezes não planejadas.

Seja para falar sobre métodos contraceptivos, da importância do consentimento ou até mesmo de descobertas do próprio corpo com produtos de sex shop, é essencial abordar o sexo de maneira mais natural, a fim de desfazer preconceitos e limitações, impostas pela sociedade.

Uma forma de tratar o assunto é por meio de séries e livros, que trazem para o público tópicos antes considerados privados, informando e educando pessoas de todas as idades.

Séries sobre sexo

Ao passo que existem muitas produções audiovisuais com representações infiéis e problemáticas do sexo, há também diversas séries com roteiros bem feitos, que abordam a temática de maneira didática e sem tabus.

Sex Education

A produção da Netflix é ambientada em uma escola do ensino médio e mostra o personagem Otis, filho de uma terapeuta sexual, que decide fazer sessões pagas com os colegas de classe.

Nesse ensejo, o menino descobre que ninguém está livre de traumas e limitações e que, lá no fundo, todos precisam de ajuda para se libertar.

Da descoberta da homossexualidade ao tratamento de vaginismo com vibrador, a série tem um pouco de tudo.

Sex & The City

É difícil quem nunca tenha ouvido falar sobre a série Sex & The City.

A produção foi pioneira ao colocar quatro mulheres independentes que falam abertamente sobre sexo na televisão.

Pautas como orgasmo, masturbação e pênis de borracha foram frequentes no roteiro.

A história foi responsável por trazer ao público assuntos que antes eram reservados ao meio privado e masculino e, até hoje, tem sua importância.

A série está disponível na HBO Go e em plataformas vinculadas aos serviços de TV por assinatura.

Explained: Sex

A série “Explained”, produzida pela Vox e distribuída pela Netflix, tem o propósito de se aprofundar em assuntos polêmicos, no âmbito científico, social e político.

O sucesso foi tanto que o grupo decidiu lançar uma temporada focada somente no sexo.

Com cinco episódios, a produção fala sobre fantasias, desejo sexual, chegando a temas mais específicos como parto, maternidade e paternidade.

Livros sobre sexo

A literatura pode também ensinar muito sobre o sexo. Livros eróticos ou obras que falam a partir de uma perspectiva mais científica podem ajudar no amadurecimento sexual, ao incentivar uma visão mais ampla sobre o tema.

O Livro Vermelho do Sexo sem Vergonha

O assunto do livro fica claro pelo título direto e curioso.

De Rose Villela, publicado em 2019, o trabalho é um compilado de diversas dúvidas e medos que qualquer pessoa pode ter sobre o sexo, independente de gênero, idade, religião ou orientação sexual.

O objetivo é acrescentar ao debate, sem pudor ou vergonha.

A Casa dos Budas Ditosos

Escrito por João Ubaldo em 1999, o livro conta a história de uma mulher de 68 anos que relembra todas as suas aventurais sexuais.

Parte de uma série sobre os pecados capitais, a obra representa a luxúria e não poupa detalhes ao narrar cenas explícitas e totalmente despidas de tabus.

O Que te Pertence

A obra de Garth Greenwell, lançada em 2016, fala sobre um jovem que cobra para ter relações sexuais com o professor.

Ambientado nos Estados Unidos, nos anos de 1990, o livro tem cenas eróticas bem narradas e fala um pouco sobre as dificuldades de ser homossexual há mais de três décadas.

O que achou das nossas recomendações de séries que abordam o sexo de forma natural? Tem mais alguma dica? Escreva pra gente nos comentário.