Categorias: EstiloModa

T-shirt: nunca subestime o poder da camiseta

Tem certas coisas que fazem tanta parte do nosso cotidiano que é difícil pararmos para refletir sobre por que elas estão ali. É o caso da camiseta: básica, a t-shirt segue o que parece ser o corte de roupa mais natural para o corpo humano: uma abertura redonda para o pescoço, duas mangas curtas, e nada muito além disso. Porém, não precisa ser nenhum especialista em história da moda para saber que nem sempre a humanidade se vestiu assim.

Também não é preciso ser nenhum especialista em cinema para lembrar dos ícones que entraram na memória coletiva justamente tendo a simplicidade da camiseta como figurino: Marlon Brando e James Dean, por exemplo, contaram com a ajuda da t-shirt branca para criar a imagem do homem contestador e irresistível. Já rebeldes da vida real, como Che Guevara, acabaram virando clichê justamente ao terem o rosto transformado em estampa de camiseta.

Dá para ver, portanto, que falar em camiseta é falar do século XX. A peça surgiu, é bem verdade, a partir das roupas de baixo do século XIX, mas foi apenas no período seguinte que ganhou status de peça-chave. A sua origem é normalmente relacionada com a Guerra Hispano-Americana. Foi durante o conflito que marinheiros americanos passaram a receber camisas sem botão como parte do uniforme.

James Dean e a clássica t-shirt branca

História da T-shirt

Confortável e com baixo custo de fabricação, a t-shirt não demorou a ser incorporada em outras ocupações que demandavam trabalho corporal, como na agricultura. E alguns dos maiores desafios do século XX empurraram mais ainda a sua popularização, como a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

Vista antes de tudo como necessária entre a classe trabalhadora, a camiseta alcançou status fashion justamente com Marlon Brando e James Dean, nos anos 50. Vestida por astros do cinema, ela não demorou a ser eleita pela juventude como item do guarda-roupa que garantia a casualidade almejada pela geração do pós-guerra.

Camisetas da Plata o Plomo cheias de atitude

Até então fabricada em sua forma mais básica, branca ou listrada, a t-shirt passa a ficar mais ousada a partir dos anos 60: é quando ela vai passar a ser usada também para transmitir mensagens, função que desempenha até hoje. Os tempos psicodélicos também viram a popularização do tie-dye, antiga técnica de tingimento que logo foi parar nas camisetas dos mais ripongos.

A cultura do hip hop também deu seu toque à t-shirt: no gosto dos rappers, elas ficaram mais longas, indo até os joelhos e explorando ao máximo a logomania. Já entre os roqueiros, ela já é mais do que clássica em sua versão preta, com a banda favorita na frente (falando em camisetas de rock, uma das nossas favoritas é a que homenageia Unknown Pleasures, disco do Joy Division). Assim, se há discordâncias entre ritmos de música, opiniões políticas, times de futebol ou até religião, uma coisa é certa: existe uma camiseta para expressar isso.

Usada por praticamente todo mundo, a t-shirt poderia tranquilamente parecer sinônimo de tédio em 2017. Mas a moda tem encontrado mais de um jeito de reiventá-la: na VetementsDemna Gvasalia bagunçou os códigos entre o high fashion e o banal ao transformar uma camiseta da transportadora DHL em ícone fashion — e com isso, fez um dos executivos da empresa achar cool trocar o terno pelo uniforme dos seus funcionários.

O estilista Alessandro Michele, por sua vez, tem usado as camisetas da Gucci para brincar com as noções entre falso e verdadeiro, inserindo rabiscos e imperfeições em peças cobiçadas que costumam gerar cópias “perfeitas” no mercado clandestino. Enquanto isso, Maria Grazia Churi, da Dior, aproveita as camisetas para evidenciar a sua intenção de recriar a Dior como grife feminista.

Tudo prova, portanto, que mesmo sem mudar de formato, a t-shirt ainda vai ter o que dizer por muito tempo.

O post foi modificado em: 2 de janeiro de 2018 10:50

Luiza Barros

Sou jornalista e linguista. Há cinco anos acompanho de perto as novidades de moda, beleza, comportamento e gastronomia. Gosto tanto de uma boa conversa de boteco quanto uma maratona de séries na frente do sofá. Não vivo sem internet, mas nunca vou desistir de colecionar livros e discos à moda antiga.

Share
Publicado por

Post Recentes

Hook up with milfs for sex now

Hook up with milfs for sex nowThere's no denying that milfs (moms over 30) are… Read More

21 de novembro de 2024

McDonald’s In Japan Is Actually Offering An Item Also Known As ‘Adult Solution Pie’

McDonald's In Japan Is Actually Attempting To Sell A Product Also Known As 'Adult Lotion… Read More

20 de novembro de 2024

Meet singles from throughout asia

Meet singles from throughout asiaAsian sex dating site could be the perfect spot to find… Read More

20 de novembro de 2024

Enjoy our secure and discreet dating platform for bbw asain singles

Enjoy our secure and discreet dating platform for bbw asain singlesBbw asain dating: a secure… Read More

20 de novembro de 2024

12 Plataformas Para Jogar com anuviado Efetivo Pix 2024 App

Aproveite an acabamento “apenas futebol” apontar menu capital aquele encontre as melhores opções infantilidade eventos… Read More

20 de novembro de 2024

How to joya 9 vip login start an internet Casino Within the 6 Procedures 2024 Update

ContentJoya 9 vip login: Unlock a business Checking accountPrecisely what does It Prices to start… Read More

20 de novembro de 2024