Moda

Virgil Abloh: como um DJ descoberto por Kanye West virou um estilista de sucesso

É difícil encontrar alguém mais distante dos estereótipos que se fazem sobre estilistas: de origem africana, fã de basquete e formado em Engenharia Civil, Virgil Abloh tornou-se um dos nomes mais quentes da moda nos últimos tempos. Até conquistar o sucesso com a sua grife, a Off-White, o americano de 37 anos fez uma trajetória que reflete as mudanças pelas quais toda a indústria da moda tem passado — e para melhor.

Quem é Virgil Abloh?

Filho de ganeses, Abloh cresceu em Chicago. Criado numa família de classe média, ele conciliou a atuação como DJ e seu gosto por skate com a faculdade de Engenharia e um mestrado em Arquitetura. Foi em 2003, quando estava se formando, que ele começou a trabalhar com Kanye West, rapper que também é de Chicago e cuja carreira ainda deslanchava.

Por muito tempo, foi nas sombras de Kanye que Virgil Abloh atuou, com o seu cargo de “diretor-criativo”. O crescente relacionamento do rapper com a moda, no entanto, fez com que muita gente fosse correr atrás do homem que traduzia para as roupas a visão de Kanye.

Em 2013, Abloh fundou sua marca própria, a Off-White. Não demorou muito para as suas criações chamarem a atenção: em 2015, ele foi um dos indicados ao respeitado prêmio de jovem designer da gigante LVMH. A indicação também ajudou a garantir a presença da Off-White em grandes multimarcas de luxo.

A marca Off-White de Virgil Abloh

Mas o que explica o buzz em torno da Off-White? Muito disso vem da capacidade da marca de conciliar o couture com o streetwear. Surgido em um tempo em que a moda andava meio perdida, Virgil Abloh soube trazer novamente vibração para os desfiles ao injetar a alma encantadora das ruas nas passarelas.

Outros designers do momento, como Demna Gvasalia, da Vetements, e Alessandro Michele, da Gucci, têm sido elogiados pela mesma habilidade.

No entanto, ao invés de querer dinamitar as regras, Abloh é conhecido por sua abordagem conciliadora: ele acredita que a entrada de peças como sneakers, moletons e t-shirts é mais um processo natural de legitimização do streetwear, do que uma negação do que foi feito antes. A questão, na verdade, é provar que, da mesma forma que vestidos de festa com aplicações barrocas, essas peças também podem veicular uma visão artística.

Indicações e prêmios de Virgil Abloh

Da mesma forma, o americano também não esconde a sua ambição — que inclui sonhos de comandar uma grande maison, levando sua visão contemporânea para espaços dominados pela tradição. Ele deixou isso claro em uma entrevista ao “WWD“, e era um dos nomes cotados para assumir a Givenchy. O posto, no entanto, acabou ficando com a estilista Clare Waight Keller:

Eu tenho milhares de ideias que levam relevância moderna, mas também uma visão financeira sobre como essas marcas podem ser mais bem-sucedidas no espaço do luxo. Off-White é meio que o meu currículo e o meu laboratório para experimentar essas ideias e ver quais são válidas.

Isso não quer dizer, porém, que o estilista fuja de riscos. Na primeira coleção da Off-White para mulheres, na semana de moda de Paris, Abloh endereçou o atentado ao Charlie Hebdo. O tema delicado não assustou os críticos, que abraçaram as peças com frases como “Dazed still confused” e “War is not over”, emblemáticas do caos que tomou conta do Ocidente após a tragédia.

Já em sua última coleção, foi feita uma homenagem à princesa Diana, elevando a figura de Lady Di para além do glamour e das tiaras. E seguem exemplos do ecletismo da Off-White: uma incesada parceria com a Nike (Abloh repensou alguns dos modelos mais famosos da marca, como o Air Jordan 1 e, por outro lado, uma série de fotografias de moda no pavilhão de Mies van der Rohe em Barcelona, um marco do modernismo na arquitetura. Prova de que a fonte de inspirações está longe de secar.

E você, já conhecia Virgil Abloh? E a sua marca Off-White? Conta pra gente o que acha do estilista e de suas peças!

Luiza Barros

Sou jornalista e linguista. Há cinco anos acompanho de perto as novidades de moda, beleza, comportamento e gastronomia. Gosto tanto de uma boa conversa de boteco quanto uma maratona de séries na frente do sofá. Não vivo sem internet, mas nunca vou desistir de colecionar livros e discos à moda antiga.

Share
Publicado por

Post Recentes

Hook up with milfs for sex now

Hook up with milfs for sex nowThere's no denying that milfs (moms over 30) are… Read More

21 de novembro de 2024

McDonald’s In Japan Is Actually Offering An Item Also Known As ‘Adult Solution Pie’

McDonald's In Japan Is Actually Attempting To Sell A Product Also Known As 'Adult Lotion… Read More

20 de novembro de 2024

Meet singles from throughout asia

Meet singles from throughout asiaAsian sex dating site could be the perfect spot to find… Read More

20 de novembro de 2024

Enjoy our secure and discreet dating platform for bbw asain singles

Enjoy our secure and discreet dating platform for bbw asain singlesBbw asain dating: a secure… Read More

20 de novembro de 2024

12 Plataformas Para Jogar com anuviado Efetivo Pix 2024 App

Aproveite an acabamento “apenas futebol” apontar menu capital aquele encontre as melhores opções infantilidade eventos… Read More

20 de novembro de 2024

Start your research for cougars seeking younger men now

Start your research for cougars seeking younger men nowCougars seeking younger men are a hot… Read More

20 de novembro de 2024