Moda

Supreme: saiba como a marca dos skatistas conquistou a Louis Vuitton

Sabe aquela pessoa que, aparentemente sem fazer muito esforço, atrai todos os olhares? Bem, se essa pessoa fosse uma marca de roupas, certamente seria a Supreme. Criada em 1994 em Nova York, a marca nasceu como uma loja voltada para sktatistas. Mas, graças à visão de seu fundador, James Jebbia, a Supreme se tornou ao longo dos anos um nome de peso na moda, com forte impacto na cultura underground.

A chegada da Supreme ao mainstream

A consagração maior para a Supreme aconteceu este ano, quando a Louis Vuitton, símbolo do luxo e do mainstream, anunciou uma parceria com a marca.

O resultado foi uma coleção que misturou o centenário monograma da Vuitton com a logo da Supreme, que apesar de ter apenas 23 anos, já se tornou um nomes dos mais reconhecidos da moda global.

O encontro entre arte, música e moda

O logotipo mais famoso da Supreme — que aparece sem cerimônia em seus produtos — mostra como a marca de Jebbia fez do uso de referências culturais parte de seu DNA. A identidade visual vermelha e branca é inspirada no trabalho da artista plástica Barbara Kruger.

A americana é conhecida por suas colagens contestadoras, que se apropriam da linguagem da propaganda para discutir as construções sociais de gênero, sexualidade e identidade. Já outra logo famosa da Supreme faz referência ao estilista André Courrèges, que fez sucesso especial nos anos 60 com sua moda visionária e modernista.

A relação com o mundo da arte pode ser percebida também nas pranchas de skate produzidas pela marca. Os trabalhos de Jeff Koons e Damien Hirst já foram usados nos modelos da Supreme. Além disso, gente como David Lynch, Robert Crumb e Takashi Murakami já assinaram colaborações.

As camisetas são outro caso à parte: a equipe por trás da marca tradicionalmente escolhe algumas de suas celebridades favoritas para ilustrarem suas t-shirts. A lista de quem topou participar impressiona, tanto pela relevância quanto pelo ecletismo do grupo: Lou Reed, Kate Moss, Neil Young, Morrissey, Raekwon, Mike Tyson e… Kermit, o sapo dos Muppets.

Em entrevista recente à “Vogue“, Jebbia explicou que é mesmo essa miscelânea de referências que explica o sucesso e, mais do que isso, o irresistível apelo “cool” da Supreme:

As roupas que nós fazemos são meio que nem música. Sempre há críticos que não entendem que pessoas jovens podem gostar de Bob Dylan mas ao mesmo tempo de Wu-Tang Clan, Coltrane e Social Distortion. Jovens – e skatistas – têm a cabeça muito, muito aberta… para música, para arte, para várias coisas, e isso nos permite fazer as coisas com a mente aberta.

Sucesso nunca é demais?

Agora, a Supreme parece que só tem a temer o seu próprio sucesso. A colaboração da Vuitton garantiu o crescimento do lucro da LVMH, o conglomerado que controla a maison francesa. Mas a Supreme receia ficar popular demais para o seu próprio gosto. Jebbia já deixou bem claro que não gosta de superexposição da marca e evita investir em publicidade. As notícias recentes sobre a Supreme, no entanto, provam que fugir da saturação vai ser difícil: os itens da parceria da Vuitton são disputados por valores superiores aos preços originais em sites de revenda. E em um caso bizarro, um adolescente bilionário de 15 anos resolveu cobrir sua Ferrari com a estampa da marca. Agora, resta saber até onde vão os limites do hype.

O post foi modificado em: 16 de agosto de 2017 21:28

Luiza Barros

Sou jornalista e linguista. Há cinco anos acompanho de perto as novidades de moda, beleza, comportamento e gastronomia. Gosto tanto de uma boa conversa de boteco quanto uma maratona de séries na frente do sofá. Não vivo sem internet, mas nunca vou desistir de colecionar livros e discos à moda antiga.

Ver Comentários

  • Bom dia minha filha esta fazendo um trabalho sobre a marca,preciso saber se hà concorrencia da marca e o carro chefe da marca,nao estamos achando alguem poderia me ajudar.

    • Oi Marcela, obrigado pelo seu comentário, no entanto, é bem complicado responder sua pergunta :D
      Acredito que existem vários fatores para o sucesso da Supreme, é difícil apontar um só. Esperamos que o nosso post tenha te ajudado com algumas informações para o trabalho de sua filha.

    • O carro chefe da marca sem dúvida alguma são as camisetas tão esperadas e cobiçadas, chamadas "Box Logo", é uma camiseta simples onde o nome "SUPREME" aparece estampado com uma corta em volta dele desenhando um retângulo, e outra cor na camiseta inteira, por tanto, o valor da camiseta na loja chega a 150 dólares e o valor de revenda dela chega ao valor de 900 a 3000 dólares.
      A concorrência da supreme existe, com marcas do mesmo nível como por exemplo: BAPE, PALACE, OFF-WHITE, YEEZY e mais outras, mas dentre essas a "SUPREME" está na frente com toda a certeza, por conta da visibilidade e da raridade dos produtos e da variedade dos mesmos.

      Espero ter ajudado!

Share
Publicado por

Post Recentes

Melhores Máquinas de Waffle: Top 8 + Dicas Sobre Como Escolher

Se você ama essa receita, acompanhe o nosso conteúdo de hoje para conhecer as melhores… Read More

9 de outubro de 2023

Melhores Espremedores de Laranja: Top 8 + Como Escolher

Gosta de sucos naturais? Então não deixe de conhecer os melhores espremedores de laranja dos… Read More

6 de outubro de 2023

Melhores Chuveiros Elétricos: Top 8 + Como Escolher

Se você não abre mão de tomar um banho quente e relaxante no dia a… Read More

3 de outubro de 2023

Melhores Geladeiras Side by Side: Top 6 + Como Escolher

As geladeiras side by side conquistaram seu lugar de destaque nas cozinhas modernas, combinando estilo,… Read More

14 de setembro de 2023

Melhores Celulares da Xiaomi: Top 8 + Dicas Sobre Como Escolher

Escolher o melhor celular da Xiaomi pode parecer uma tarefa difícil, mas o nosso artigo… Read More

13 de setembro de 2023

Melhores Roteadores Mesh: Top 6 + Dicas Sobre Como Escolher

Ter o melhor roteador mesh é indispensável para quem não abre mão de estar sempre… Read More

11 de setembro de 2023