Acha que tatuador bom de verdade só existe no exterior? Aqui está uma lista para fazer você repensar! Conheça os 10 melhores tatuadores de São Paulo.

Como reconhecer um bom tatuador

Sei que é complicado afirmar que aqui estão os 10 melhores tatuadores de São Paulo, porque você pode se perguntar: “como essa seleção foi feita?”. Vou aproveitar a explicação e dar duas dicas para ajudar você a reconhecer um bom profissional:

1) Pesquise opiniões e avaliações sobre o tatuador/estúdio.

A maneira mais segura de saber se um tatuador é bom mesmo é perguntando pra quem já tatuou com ele. Regra básica.

Esta lista foi, primariamente, feita com base em avaliações garimpadas da net/de pessoas que já tatuaram com estes artistas. Um estúdio famoso nem sempre tem apenas profissionais bons, mas sempre tem profissionais bons. É lá que podemos começar a buscar a “nata” dos tatuadores, porque muitos ajudaram esses estúdios a crescer tanto.

2) Analise criticamente os trabalhos feitos.

Muita gente dá só uma olhada na tattoo e tira conclusões com base em uma avaliação superficial. Outras pessoas julgam assim: se o desenho é feio, o tatuador é ruim. Se o desenho é maneiro, o tatuador é bom. Não é bem assim. Muitas vezes, o desenho é feio porque o cliente quis, oras. Gosto é que nem unha do dedinho do pé: sempre diferente e muito esquisito.

O que você deve realmente analisar: traço, sombra, pintura, cobertura. É aí que a habilidade do profissional se mostra. Dê uma olhada mais de perto nos trampos e perceba se os traços estão firmes e retos, se estão tremidos, se o preenchimento está uniforme, se os detalhes menores estão bem definidos. É assim que você deixa de ver uma tatuagem feia/bonita e passa a ver um trabalho de baixa/alta qualidade.

Agora que você tem toda essa base teórica, vamos à lista pra ver se você concorda comigo. Galera, e pra quem tiuver lendo e for carioca, fizemos um novo post com os 10 melhores tatuadores do Rio de Janeiro.

Update: como de costume, pedimos pra galera comentar quais outros profissionais mereciam estar na lista e recebemos MUITOS nomes legais pra divulgar. Nossa lista passou de 10 artistas pra 20, dobramos a meta! Infelizmente ainda não conseguimos colocar todos, mas vamos atualizando aos poucos. Muito obrigada a todos que mostraram quanto conhecem do assunto indicando artistas! 😉

20 melhores tatuadores de São Paulo

Reuni aqui desde os tatuadores mais procurados – aqueles com uma fila de espera enorme ou com a agenda fechada de tão cheia – até os que estão com a agenda cheia, mas ainda é possível conseguir um horário. Com certeza você ficará chateado ao descobrir que o profissional mais incrível não tem horário pra você, mas pode tentar com outros muito bons também.

1) Felipe Kross

Sou muito suspeita pra falar do trampo desse cara, porque é o meu estilo preferido de traço também. Não sou do time cores, ou do time new school, meu negócio é blackwork, dotwork, linework, detalhes, detalhes e mais detalhes. Como podem ver, é exatamente o trampo do Felipe, não resisti em colocá-lo no início da lista:

O Felipe trampa no The New Black (siga o Instagram do estúdio clicando aqui) e lá tem muitos profissionais bons que trabalham na mesma linha. Vale a pena conhecer.

2) Victor Montaghini

Outro profissional de quem sou suspeita para falar. Victor é tatuador e artista plástico, então leva a sério essa coisa de desenho autoral. Você pode passar horas na timeline dele sem se cansar, tentando decidir de qual tattoo gosta mais. Eu nem tento escolher, só queria todas.

O traço é finíssimo e as cores harmonizam com ele, não brigam por atenção. Me dizem sempre que não existe perfeição, mas, quando vejo esses trampos, chego a duvidar.

Um tatuador tão diferenciado não teria uma agenda vazia, então é bom difícil conseguir um horário com ele. Geralmente, envolve uma lista de espera beeeem longa, mas vale muito o investimento e a paciência. Siga ele no Instagram clicando aqui.

3) Brian Gomes

A arte do Brian é daquelas que você fica horas olhando e não se cansa. Cada trampo é diferente do outro, porque ele se inspira na geometria da arte indígena pra criar padrões especiais para cada cliente. Em entrevista ao Hypeness, ele disse: “sou constantemente inspirado pelos gráficos indígenas brasileiros, pela geometria sagrada, e também pelos padrões islâmicos e orientais”.

Ou seja, não é só um desenho: é espiritual.

Particularmente, adoro como a tattoo envolve a pele, conversa com o corpo da pessoa, realmente foi pensada cuidadosamente para a pessoa a quem vai pertencer. Mesmo eu, que não gosto de cores, fico encantada com o trabalho dele.

Brian tatua no Ardham Tatuaria, mas no momento está com a agenda fechada. Vale a pena seguir o cara, além de admirar os trampos que aparecerem na sua timeline, você pode ficar de olho na abertura da agenda.

4) Dani Cunha

Falar no Brian me lembrou esta tatuadora aqui, com a diferença de que é muito mais simples conseguir um horário com ela (afinal, pelo menos ela não está com a agenda fechada, rs).

Agora, por que o trampo dela me lembrou o do Brian? Não sei, mas acredito que seja por causa do trabalho maravilhoso que ela faz com cores e formas geométricas. Saca este degradê incrível:

Sem contar o fineline dela e as vezes em que ela pega pesado na ilusão de ótica.

Dani tatua no estúdio Tattoo You, um dos mais famosos de São Paulo.

5) Jessica Navas

Falando em fineline, aqui está outra mina que manda muito. Aliás, manda tanto que é até difícil de acreditar num traço tão fino:

Caso você não saiba, é MUITO difícil fazer traço fino. Geralmente, os tatuadores que mandam muito em fineline são muito experientes, cobram muito caro ou até as duas coisas. Porém, se você quiser uma tattoo com traço fino, não economize e pesquise muito o profissional. Fineline é o tipo de trampo que ou fica ABSURDO de tão incrível, ou fica VERGONHOSO de tão horrível. Não dá pra arriscar.

Jessica é ótima em fineline e perfeita para tattoos minimalistas (aquelas bem pequetiticas mesmo, cheias de detalhes delicados). Falei recentemente que esse estilo é uma das maiores tendências de tatuagem entre mulheres em 2017.

Ela está no estúdio Tattoo Ink e anunciou recentemente que está com a agenda aberta.

6) Chiquinho Gomes

Some fineline com detalhes com um estilo em sketch impressionante. O resultado será um profissional como o Chiquinho Gomes. Eu queria muito falar mais sobre ele, mas MOSTRAR é o jeito mais eficiente de mostrar quanto o traço do cara é bom:

Particularmente, adoro tattoos com essa pegada de rascunho, porque quanto menos tempo o cara gastar no papel, mais ele terá que gastar na pele, reproduzindo cada mínima linha do rascunho. Esse estilo é supertendência já há alguns anos e provavelmente continuará sendo.

Eu fico em choque com os trampos desse cara.

Chiquinho tatua no Soul Tattoo e eu já comecei a juntar dinheiro pra agendar uma sessão com ele.

7) Junior

Ok, vamos falar de realismo? Vamos falar de realismo. É um tipo de trabalho bem complicado, porque o mais mínimo sombreado no lugar errado pode distorcer o rosto de uma tattoo. Com o Junior você não teria que se preocupar, apenas porque: o cara manda MUITO.

Me arrisco a dizer que a tattoo ficou mais realista do que a foto do cachorro.

Junior atende no estúdio Tattoo You, assim como a Dani Cunha, e é patrocinado pela Electric Ink (uma das maiores marcas de materiais para tatuagem do Brasil, apenas).

8) Francisco Lima

O que mais me chama atenção no trampo do Francisco é a sensação de que as tattoos são uma pintura a óleo sobre a pele, ou um desenho feito com carvão. As tatuagens têm um quê realista, mas passam a sensação de obra de arte. Se me dissessem que foram feita com pincel ou grafite, não agulhas, eu tenderia a acreditar.

View this post on Instagram

Blue Bird há um pássaro azul em meu peito que quer sair mas sou duro demais com ele, eu digo, fique aí, não deixarei que ninguém o veja. há um pássaro azul em meu peito que quer sair mas eu despejo uísque sobre ele e inalo fumaça de cigarro e as putas e os atendentes dos bares e das mercearias nunca saberão que ele está lá dentro. há um pássaro azul em meu peito que quer sair mas sou duro demais com ele, eu digo, fique aí, quer acabar comigo? (…) há um pássaro azul em meu peito que quer sair mas sou bastante esperto, deixo que ele saia somente em algumas noites quando todos estão dormindo. eu digo: sei que você está aí, então não fique triste. depois, o coloco de volta em seu lugar, mas ele ainda canta um pouquinho lá dentro, não deixo que morra completamente e nós dormimos juntos assim como nosso pacto secreto e isto é bom o suficiente para fazer um homem chorar, mas eu não choro, e você? Charles Bokowski

A post shared by Francisco Lim/ ZenlimAteliê (@francisco_lim) on

Francisco tatua no Tattoo Ink, como a Jessica Navas, e também no estúdio Gatto Matto, em Campinas.

9) Gui Nascimento

O que me deixa com a cara no chão ao ver os trampos do Gui não é só o realismo, mas quando ele decide usar cores pra fazer esse realismo, explorando milhares de tonalidades. Além disso, ele também domina os trabalhos em preto e cinza, dá uma olhada:

Gui tatua no Gelly’s Tattoo da Vila Madalena, outro dos estúdios mais famosos de São Paulo.

10) Victor Costa

Admiro muito o trabalho dele porque passeia entre diferentes estilos sem perder a qualidade. Victor manda muito tanto nas tattoos com pegada sketch quanto nas tattoos em pontilhismo, fineline, blackwork, linework ou até geométricas, como o Brian faz.

View this post on Instagram

. ✶ SP ✶ AGENDA SEMPRE ABERTA . Sacerdotisa para minha graaande amiga e tatuadora @yasminborges ✶ . Estou dando prioridade para trabalhos nessa linha, feitos em preto, cinza e amarelo,com esse tipo de sombreamento mais trabalhado e que se aproxima de um realismo. . Feita no / Done at @acessotattooeart Materiais @electricink . Obrigado a todos que apoiam! I'm glad for your support. . Atendo em estúdio privado com hora marcada, em São Paulo. Working at São Paulo – Brasil Appointments only. . Agendamentos/Booking via WhatsApp: ?: +55 (11) 96070-6670 . @victorcosta.tattoo #neotraditionaltattooers #neotraditionalworldwide #newtraditionalgallery #neotraditionaltattooers #ntgallery #tattoo2me #electricink

A post shared by ?????????????? ??????? (@victorcosta.tattoo) on

Ah, e sabe uma coisa legal? Em 2015, Victor foi premiado como Tatuador Revelação pelo Brasília Tattoo Festival. Não é pra todo mundo, hein.

11) Mauricio Teodoro

Pra quem estava esperando os trampos orientais, achou! Mauricio manda MUITO, é considerado um dos grandes mestres da tatuagem em São Paulo e domina as linhas sutis/variação de cores do estilo oriental.

View this post on Instagram

Back piece

A post shared by Mauricio Teodoro (@teodoromauricio) on

Gostou? Manda uma mensagem pra ele!

12) Fe Rod

Difícil não ficar meio doido com toda a habilidade do Felipe. Linhas finas, traços precisos, cores vivas, sombras perfeitas, pontilhismo e ainda um toque pessoal dão uma característica única aos desenhos. Na boa? Fiquei com vontade de tatuar todos.

Entre em contato pelo e-mail da descrição do Insta e faça seu orçamento. 😉

13) Bicudo

Estilo próprio, fineline e uma habilidade incrível pra colorir. As opiniões de quem tatuou com o Bicudo são unânimes em afirmar a qualidade do trampo e o profissionalismo! Veja este trabalho superautoral e tire suas próprias conclusões:

Tatuagem realizada aqui no estúdio pelo tatuador Bicudo.Para orçamentos e informações enviar mensagem inbox, pelo…

Posted by Bicudo TattooStudio on Tuesday, June 20, 2017

Bicudo tatua no Bicudo Tattoo Studio:

14) Wladimir Filho

Onde estão os tatuadores Old School? AQUI! Sem dúvida, Wladimir é uma GRANDE referência no estilo, com linhas e cores sólidas, preenchimentos excelentes, como uma boa tattoo old deve ser.

Entre em contato com ele pelo e-mail na descrição do Insta e clique aqui para conferir o site do projeto.

15) Tuzinho

Está procurando alguém pra tatuar uma obra de arte realista na sua pele? Pode parar de procurar, aqui está um. O realismo dele é tão bom que dá pra duvidar que foi feito por um ser humano, ainda mais em cores, algo muito difícil de encontrar. Cara, não dá pra descrever, só vendo mesmo:

Tuzinho atende no Original SP Tattoo, em Taboão da Serra, e na descrição do Insta você encontra várias formas de contato!

16) Ubiratan Amorim

Na mesma pegada do realismo tão bom que impressiona, não dá pra saber se o realismo do Ubiratan fica melhor colorido ou em preto e cinza. Dá uma olhada no Instagram dele e depois comenta aqui pra me ajudar a decidir:

Ficou com vontade de ter uma obra dessa na pele? Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo e-mail que estão na descrição do Insta.

17) Ninno Tattoo

Se você quiser visitar Ibitinga, em São Paulo, poderá encontrar o Ninno, outro profissional que manja muuuuito de realismo, tanto P&B quanto em cores. Sinceramente, o deslocamento vale a pena: você curte uma viagem e ainda volta com uma tattoo destas no braço!

View this post on Instagram

Tatuagem premiada como Melhor de Domingo e Melhor do Evento!! Na @artdaytattoo em Blumenau SC no novo amigo @ezucki, fiquei muito feliz com os resultados de um fim de semana muito produtivo muitos novos amigos , convenção 100% .. parabéns @_claytondias @tribo_do_sol e todos pela organização do eventos muito obrigado a todos q prestigiaram meu trabalho e em especial a quem leva consigo minha arte pra suas vidas!!!! A mesa de júri @davepaulo_tattooartist @ledcoult @dallier73 @amorinsculp Thanks @intenzetattooink por proporcionar tanta qualidade nas cores dos meus trabalhos ???????valeu Fabiano @reillytattoobr pela força @thiagojr.artfusion aquele abraço #intenze #intenzeink #intenzefamily #intenzeproducts #artdaytattoo #tattoocolor #bestofday #bestofshow #ghost #papa #realistictattoo #portrait #besttattooartist @besttattooartist @skinart_mag @realistic.ink @realistictattoos @tattoolifemagazine @inkedmag @tattooistartmag @tattoolifemagazine @skinart_mag @intenzetattooink @tattoo2me @tattooplacebr

A post shared by Mateus Wilsinski (@ninnotattoo) on

Programe uma passadinha lá no Black Diamond Tattoo.

18) Álvaro Serafim

Se liga no nível de detalhamento desse cara! Se uma tattoo realista já é um desafio, imagine fazer algo como um dinossauro, com uma quantidade absurda de relevos e texturas. Não vou ficar me estendendo muito, melhor é ver mesmo:

Álvaro atende no estúdio Real 13 Tattoo, só com horário marcado.

19) David Ramos

Mais um profissional que cria obras realistas INCRÍVEIS. David já ganhou vários prêmios e o destaque vai pros trabalhos em preto e cinza, que às vezes vêm com toques de cor. Desafio você a conseguir não seguir o Instagram dele, porque, pra mim, foi irresistível:

Ele viaja bastante, mas fique de olho nas redes sociais pra saber quando está por aqui e mande um orçamento pelo site.

20) Della Matta

Quer mais uma opção no realismo? Ok, aqui tem mais linhas e sombras impressionantes pra você, especialmente em preto e cinza. Mas no Insta você encontra alguns trampos coloridos incríveis também!

Della Matta atende no Gellys Tattoo, mas você pode fazer seu orçamento/agendamento pelo WhatsApp que consta na descrição do Insta.

LISTA FECHADA! Mas você pode participar dela também. Se conhecer algum profissional fera que, na sua opinião, mereça estar aqui, coloca aí nos comentários. Quem sabe a lista não digievolui pra 21 20 melhores tatuadores de São Paulo?

E se você gostou do post, quer tatuar ou já tatuou com um desses profissionais, conta pra gente! Seu depoimento pode entrar aqui.

Você também vai gostar: