Sustentável, prática, ecológica e que nunca deixa você na mão. Só quem tem uma bike sabe a diferença que faz no dia a dia, especialmente na hora de desviar do trânsito loucos dos centros urbanos. Mas e onde guardá-la quando se mora num apartamento pequeno? E será que existem outras maneiras criativas de mostrar pras visitas sua paixão por bike? Veja ideias para fazer uma linda decoração com bicicleta.

Você vai perceber que nem todas as ideias deste post necessitam de um grande investimento. Muitas vezes, uma visita a um bom ferro velho ou bikeshop é tudo que você precisa, isso se não puder reaproveitar peças que já têm. Basta um pouco de criatividade e coragem para se aventurar no “faça você mesmo”. Quer ver?

Ideias para incorporar a decoração com bicicleta na sua casa:

1) Guarde a bicicleta onde possa ser vista

É claro que esta seria a primeira dica, porque é a mais popular e também a que as pessoas mais têm dificuldade de pôr em prática. Não é um objeto discreto, por isso, quem mora em apês pequenos pode não ter muitas ideias para incorporar a bicicleta na decoração. Porque não tem uma parede livre, porque a parede precisa ter muitas funções ou porque precisa de espaço de armazenamento. Mas existem soluções bonitas e funcionais!

Com uma marcenaria simples, você não precisa escolher entre bike na parede e prateleira de livros, tem os dois.

Suporte de parede para bike

Se realmente precisar de mais espaço ao alcance das mãos, um suporte de teto em cada roda é o melhor caminho. Pode ficar em cima do rack, de uma cômoda, do sofá, no cantinho da leitura… e os suportes você mesmo pode fazer com canos!

Rack de parede para bicicleta

E, com três nichos, você pode fazer o suporte de bike mais decorativo e funcional do universo. Que tal fazer um rack assim e colocar a TV na parede?

Se não tiver parede, até em frente à janela serve!

Com certeza você vai achar um cantinho para sua inseparável companheira, não importa o tamanho do ambiente.

2) Faça uma mesa com aros de bicicleta

E o mais legal é que o aro nem precisa estar novinho para render um móvel bacana. Se estiver torto ou com partes faltando, melhor ainda! Ficará bem claro que você deu vida nova a algo que iria para o lixo. Sem contar que essas peças são baratinhas no ferro velho. Você precisa de poucos materiais para ter uma mesinha lateral assim:

Mesa com aro de bicicleta
Foto e tutorial completo no site Joia de Casa

E mesas laterais não são a única opção. Quatro rodas juntas poderiam formar a base de uma mesa de jantar, enquanto dois guidões poderiam ser as pernas de uma mesa de centro. O que achou desta escrivaninha?

Bota essa criatividade pra funcionar!

3) Use peças menores para criar ganchos de parede

Seu pedal quebrou? Não jogue nada fora! Com uma lata de tinta spray e alguns parafusos, você descola um gancho de parede muito legal:

Aqui uma ideia de porta-chaves feito com coroa de bicicleta:

E até seu suporte de papel higiênico pode ser descolado com um pequeno Frankenstein de peças. Sem contar que deve ser divertido montar, né?

4) Crie objetos decorativos sem esforço reaproveitando peças

Acha demais aquelas esculturas que imitam chifres de veado ou crânios de animais, mas não con$egue ter? Ora, você tem bike! Com uma base ornamentada de MDF e um guidão, seu “troféu de caça” será barato, sustentável e ainda a sua cara.

Esse acima é feito com um banco sem estofamento, mas também fica legal com um banquinho inteiro (sem contar que também pode servir de suporte para a bike):

Ah, e lembra dos aros velhos? Fazer um mural de fotos com um deles nem precisa custar dinheiro!

Mural Fotos com Aro de Bicicleta

5) Faça você mesmo luminárias com peças de bicicleta

Esta sem dúvida é minha ideia preferida. Primeiro porque é simples de executar, segundo porque iluminação é o segredo de qualquer ambiente aconchegante. Um ou alguns aros presos na parede, luzinhas de LED e pronto!

Ou você pode fazer uma luminária de teto, furando o pneu da roda e passando o fio por dentro dele. Prender no alto não é tão difícil, na verdade, pode ser até divertido bolar uma maneira de executar tudo. Este parece ter sido preso com braçadeira de aço e arame:

Como já dissemos neste post de decoração DIY, uma boa dica é levar o projeto (foto ou desenho) até a loja. Sem dúvida algum vendedor terá boas soluções para indicar de acordo com os materiais disponíveis por lá.

Se seu conhecimento de elétrica for ok, pode passar para projetos mais complexos, como este abajur!

[easy-tweet tweet=”Veja como incorporar a bicicleta na decoração da sua casa!”]

Você tem bike? Onde guarda? Já encontrou alguma solução criativa para deixá-la fazer parte da sua decoração? Se sim, compartilha sua ideia aqui nos comentários e como como fez sua decoração com bicicleta.