Não existe essa coisa de tatuagem para homem e para mulher, mas existe uma procura maior ou menor por determinado estilo. Muito disso tem a ver com influências da própria moda, que vem abrindo caminhos libertadores para as mulheres nos últimos anos. Vem comigo ter um papo muito legal sobre as maiores tendências de tatuagem entre as mulheres em 2017!

Existe gênero na tatuagem?

Tenho uma tatuagem steampunk no braço, cheia de engrenagens, coisas maneiras de metal etc. Embora a maior parte das pessoas só elogie, sempre tem aqueles 3% de neandertais que dizem: “suas tatuagens são incríveis, muito masculinas” ou “suas tattoos são bem diferentes, não são de mulherzinha”.

Pera, gente, oi?

Vamos identificar a diferença entre as expressões abaixo com a ajuda do dicionário:

– Maiores tendências de tatuagem entre as mulheres em 2017

Entre (prep.): indica no meio de múltiplas coisas ou pessoas”.

– Maiores tendências de tatuagem para mulheres em 2017

Para (prep.): Que determina a designação, a classificação; Apropriado a.”

É uma questão de semântica: “maiores tendências de tatuagem entre as mulheres em 2017” significa APENAS conversar sobre quais estilos um grande número de mulheres anda preferindo. Mas nenhuma grande parte, por maior que seja, caracteriza o todo.

Depois não vai dizer que descobriu no meu texto que tatuagens pequenas são para mulheres. Não seja essa pessoa.

Uma lista como esta pode ajudar mulheres que se identificam com esse perfil a procurar referências para suas próximas tattoos. E é só pra isso que meu post serve mesmo (além de mais um motivo pra falar de tatuagem, que é muito legal).

Isto posto, vamos ao que interessa.

Maiores tendências de tatuagem entre as mulheres em 2017

1) Tatuagens mínimas

Eu já falei neste post aqui quanto o minimalismo está em alta na decoração, agora venho dizer que nas tatuagens também.

Lembro que, há alguns anos, era considerado café com leite quem não tivesse tattoo de pelo menos um palmo. Agora, a maior procura é por tatuagens pequenas e daqueles tão finos que você nem acredita.

1

2

3

Parte disso se deve à valorização da qualidade do trabalho. A arte se popularizou muito, a ponto do diferencial não ser apenas ter uma tattoo, e sim o valor artístico dela.

Imagino que você saiba quanto é desafiador fazer uma tattoo com traço fino e linhas contínuas, sem falhas. (Se não sabe, fique de olho no blog que tenho planos para explicar).

1

Apenas a título de manifesto: eu gostaria que os caras tivessem menos preconceito contra tattoos pequenas e delicadas. Fica incrível em todo mundo:

1

2) Tatuagens hiper-realistas

Talvez pelo mesmo motivo citado acima, o hiper-realismo é outra das maiores tendências de tatuagem entre as mulheres em 2017.

1

1

1


Essa tendência está ganhando espaço no coração de todos, na verdade. Há poucos anos, a moda predominante eram as tattoos orientais, new e old school.


1

1

1

1

Cada vez mais o hiper-realismo ganha espaço, disputando até com as queridinhas tattoos geométricas (moda que segue firme desde o ano passado). Aliás, isso nos leva a uma outra tendência:

3) Fusão de estilos: geométrico e realista

Hiper-realista ou geométrica? Geométrica ou orgânica? Está super na moda agora ser as duas coisas ao mesmo tempo!

1

1

1

Particularmente, amo esse estilo de tatuagem, embora sempre opte pelo realismo na hora do “sim, essa é minha tattoo ideal”. Mas ela fica sempre muito limpa na pele, sem abrir mão do detalhamento que joga a qualidade artística do desenho lá em cima.

1

1

1

Sem contar que as formas geométricas de fundo fazem um fechamento perfeito para o desenho que, antes, ficaria “voando” na pele (tipo quando você não fazia o chão do bonequinho palito na 4ª série).

Moderno, simples, bem trabalhado, tudo isso ao mesmo tempo.

4) Tatuagens no quadril

Como eu falei lá em cima, percebi que a moda influencia bastante nas tendências de tatuagem também. Os croppeds estão com tudo, cheios de influências da moda hippie, então o número de barrigas à mostra aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Tatuagem no Quadril

Tatuagem no Quadril

Talvez por isso JonBoy (um dos tatuadores mais famosos de Nova York) aposte na hip tattoo como uma das maiores tendências de tatuagem entre as mulheres em 2017.

(Ao menos foi o que ele disse nesta matéria em inglês aqui).

É uma área onde você pode facilmente esconder a tatuagem ou exibi-la.

Notei que a moda também favoreceu o aumento das tatuagens no peito e em torno dos seios (underboob tattoo), porém, o especialista em questão não citou nada. Quem sou eu pra afirmar que já é tendência? (Sinto no meu coração que é).

Dá uma olhada nestas hip tattoos para se inspirar:

Tatuagem no Peito

Tatuagem em torno do Seio

Tatuagem Unverboob

5) Palavras, frases e letterings

Não é um estilo novo, até porque é complicado falar de algo novo quando se trata de tatuagem, uma coisa que os egípcios já faziam 4.000 a.C. Porém, o estilo foi e voltou com tudo, apresentando algumas tendências novas de traço.

Por exemplo, as pessoas sempre escreveram frases pelo corpo, mas só agora conseguimos identificar as fontes cursivas, fluidas, como uma tendência real.

1

1

1

1

Assim como as famosas “old typewriter“:

1

1

1

1

E, claro, não vamos nos esquecer dos letterings, que estão pulando dos quadros na parede direto para a pele com uma delicadeza impressionante:

1

1

1

1

Essas tattoos escritas pegam muita onda nas tendências que comentamos: traços finos, delicados, fluidos, contínuos, que demonstrem qualidade técnica além da pura necessidade de expressar personalidade. Por isso, se você deseja mesmo fazer uma tattoo de um dos estilos acima, se liga nestas dicas finais:

  • Busque muitas referências. O Pinterest está aí para isso
  • Procure, pergunte, se esforce para encontrar um bom profissional
  • Antes de escolher o tatuador, analise criticamente o trabalho dele. Tem fotos de tattoos com o mesmo traço que você quer? Esse traço está da espessura que você deseja? Está firme, contínuo, fluido ou tremido e com falhas?
  • Pense no custo x benefício. Se você optar por um profissional que não é especializado no traço que você quer, mas é mais barato, lembre-se de que tatuagem é pra sempre. Às vezes, é melhor juntar mais grana e ir direto no que você confia, ou pode acabar gastando mais dinheiro depois para cobrir.

E aí, tem mais algum estilo que você goste e queira ver aqui? Tem alguma tattoo maneira para mostrar? Curtiu as dicas? Se sim, comente aí e compartilhe pros amigos verem!