A moda é um eterno ciclo, sempre revisitando e remodelando o passado. Foi assim que os vestidos da década de 20 voltaram com tudo nos anos 60, o estilo hip hop oitentista influenciou fortemente a partir de 2010 e, hoje, vemos adolescentes usando quase as mesmas peças que víamos pelas ruas quando crianças. Sim, a moda dos anos 90 veio para ficar.

Conheça mais sobre suas características e as principais tendências inspiradas nessa época:

Como era a moda dos anos 90?

A década noventista teve vários estilos em alta. Relembre alguns:

Anos 70 revisitados

A moda costuma voltar ao passado a cada 20 anos (isso explica, em parte, a atual influência noventista). Calças boca de sino, blusas tie dye e sapatos plataforma eram vistos em diversas tribos, principalmente nas que tentavam simular o estilo hippie.

Estilo Hippie

Havia também uma forte influência da Jamaica e de tudo o que remetesse a Bob Marley.

Grunge

Era o auge de bandas como Pearl Jam, Nirvana e Soundgarden, e o estilo saiu dos palcos e foi diretamente às ruas. O grunge surge no final dos anos 80 como uma antítese do glam metal e com muita influência do punk.

Blusas de flanela, calças surradas, bermudas largas e tênis de lona ou de skate são as peças básicas do estilo simples, mas marcante. O grunge mudou completamente a moda masculina e trouxe a informalidade vista até hoje.

Estilo Grunge

As mulheres tinham duas vertentes no grunge: o unissex e o kindewhore, que misturava elementos femininos e até um pouco infantis ― vestidos florais, sapatos mary jane, coroas ― com outros mais agressivos, como meia arrastão, espartilhos, maquiagem pesada e coturnos. Ficou muito popular graças a Kat Bjelland (Babes in Toyland) e Courtney Love (Hole).

Minimalismo

Entre tantas tendências, o minimalismo foi uma das mais marcantes. Conjuntos monocromáticos, cores neutras e um look beirando o andrógino eram algumas das características.
O visual mais sóbrio também veio como um contraponto à extravagância da década anterior. Na moda, Calvin Klein reinou absoluto como representante do estilo.

Jovens Bruxas

O filme de 1996, hoje considerado cult, foi uma grande influência entre as jovens da época. Ele trazia um pouco da wicca (religião popular na época) e, portanto, seu ar místico ajudou a angariar fãs.

Jovens Bruxas

As quatro protagonistas misturavam maquiagens fortes, elementos góticos e cores escuras a peças colegiais, delicadas e com estampas de flores.

Quais as principais tendências da época vistas hoje?

Sem percebermos, muitos estilos da moda dos anos 90 foram revisitados e trazidos novamente à tona. Confira quais são os mais populares:

Box braids

As tranças fininhas de material sintético (na maioria das vezes, kanekalon) eram chamadas de rastafári e foram muito vistas durante toda a década. Elas remetiam a um visual praiano ou “riponga”, também muito inspirado na Jamaica.

Atualmente, as box braids são bem coloridas, mais grossas e costumam ser de lã, pouco lembrando o visual noventista.

Box Braids

Cintura alta

Nos anos 90, raras eram as peças que não tinham cintura alta. Confortável, ela ainda ajudava a modelar o corpo, pois ficava um pouco acima do umbigo. E como uma década costuma renegar as tendências da anterior, nos anos 2000 a cintura baixa reinou absoluta.

Hoje, as mulheres costumam priorizar calças com cintura no lugar, na linha do umbigo. Elas desenham a silhueta, são elegantes, não caem com facilidade nem mostram demais.

Corte pixie

Uma das vertentes da moda noventista era o minimalismo. Com ele, veio o pixie (ainda chamado de “joãozinho” aqui no Brasil). Ele variava do corte “tigelinha”, copiando o tradicional corte infantil masculino, até o estilizado com gel ou cera, como o usado por Wynona Rider na época.

Hoje, o cabelo pixie continua tendo diversas variações, principalmente com a nuca aparada e um franjão lateral, deixando o corte assimétrico.

Gargantilha

Em 2015, a clássica gargantilha preta de plástico, que emulava uma tatuagem de henna, retornou no mesmo modelo que usamos em 1997 e com o nome de choker. Agora, ela já traz variações e modelos mais refinados, feitos em prata e ouro.

Gostou de saber mais sobre a moda dos anos 90? Quais tendências da época você costuma usar ainda hoje? Deixe seu comentário aqui no post!

Você também vai gostar: