O melhor acessório para o verão é também sinônimo de estilo. Além de proteger o couro cabeludo dos raios solares, o boné traz aquele toque que faltava no seu visual.

Portanto, nada melhor do que saber como combinar o acessório com seu guarda-roupa. Aproveite o clima quente e saiba como usar boné com estilo:

Quais os modelos de bonés mais conhecidos?

Antes de saber como usar boné, você precisa escolher o modelo que mais combina com seu estilo. Conheça alguns:

Snapback

Muito popular, o boné snapback possui regulagem traseira e fechamento de plástico. É ótimo para praticar esportes, porque fica preso do jeito que você preferir. Costuma ter aba reta.

Boné Snapback

Strapback

Da mesma forma que o snapback, o strapback também tem aba reta, regulagem e fechamento, mas de couro ou metal em vez de plástico.

Boné Strapback

Fechado

Também chamado de fitted, o modelo totalmente fechado não possui regulagem de tamanho. Portanto, compre-o de acordo com o tamanho da sua cabeça e use-o apenas como acessório de estilo.

Boné Fechado

De beisebol

Conhecido como dad hat por ser muito usado pelos pais norte-americanos, o boné de beisebol é um dos modelos mais tradicionais e populares no mundo. De aba bem curva, copa mais baixa e bordada, ele combina com vários estilos de roupa ― tanto formais quanto informais. A maioria é feita de algodão ou lona.

Dad Hat

O boné de beisebol fez muito sucesso nos anos 90 e continua firme e forte entre cantores e rappers internacionais. Portanto, é bem comum ver uma celebridade usando terno e dad hat no tapete vermelho. Mas você pode usá-lo com um visual mais street, com jeans destroyed, jaqueta bomber, tênis, moletom ou bermuda.

Trucker

Também chamado de boné de rede ou de tela, o trucker tem uma rede na parte traseira e pode ter a aba reta ou curva. Ele recebeu esse nome por ser um brinde comum dado a caminhoneiros e trabalhadores rurais. O acessório protegia o couro cabeludo e a tela o deixava respirar.

Boné Trucker

O modelo trucker fica ótimo com o estilo lumberjack, porque remete à sua origem. Use-o também com um visual mais rocker, com jeans surrado, jaqueta de couro e camisa de banda.

5 Painéis

O modelo 5-Painéis é mais baixo e achatado que os anteriores, tem aba reta e estampas mais modernas. Costuma ser de algodão, mais flexível e fino. É perfeito para quem deseja um estilo mais descolado. Você pode colocá-lo cobrindo a testa ou apenas no topo da cabeça, pois o seu tamanho menor permite esse uso.

Ele fica ótimo tanto com composições neutras quanto coloridas, mas funciona melhor em visuais mais modernos. Moletom, bermudas e calças com a barra dobrada, camisas “podrinhas” de algodão e estampas combinam perfeitamente com esse modelo.

Boné 5 painéis

Se você gosta de um visual mais discreto, pode equilibrá-lo seguindo a regrinha: caso o boné tenha uma estampa chamativa, a roupa deve ser neutra, e vice-versa.

Militar

Obviamente inspirado no acessório do exército, o boné estilo militar tem a aba menor e a modelagem mais baixa e achatada. Costuma variar entre o verde musgo e a estampa de camuflagem, mas você também o encontra em outras cores mais terrosas.

Boné Militar

Por ser mais discreto, ele combina tanto com visuais neutros, com azul-marinho, grafite e bordô, quanto coloridos e estampados.

Como usar boné com estilo?

Já escolheu o boné ideal para você? Vamos conhecer agora as melhores maneiras de usá-lo:

Combine com seu formato de rosto

Há modelos de boné e até maneiras de uso que favorecem determinados tipos de rosto.

A face redonda, por exemplo, costuma ser menor que os outros formatos. Portanto, é bom evitar o uso de bonés cobrindo a testa toda, para não deixá-la ainda menor. Prefira também os de aba reta, meio folgados e mais altos (como os strapbacks e os snapbacks), e deixe um pouco do cabelo para fora.

O estilo militar ou 5 painéis e a aba virada para trás levemente curvada para o lado fica melhor em rostos longos, pois equilibra as proporções. Já rostos quadrados e finos também ficam bem com bonés curvados ou virados para trás.

Lembre-se de que isso são só ideias para harmonia visual. Se você tem rosto redondo e quer usar um dad hat, vá em frente. O importante é que combine com seu estilo.

Para saber mais, veja esse vídeo do blog Macho Moda, que traz algumas dicas super legais de como usar os diferentes tipos de boné.

Use bonés do tamanho ideal

Apesar de parecer estiloso, o boné folgado e torto dá um ar mais imaturo, desequilibra o formato do seu rosto e não combina com todos os estilos. Além disso, não é funcional, já que as chances de que ele caia da sua cabeça são grandes.

No entanto, o boné aperto pode ser ainda pior: além de causar dor de cabeça, atrapalha a circulação no couro cabeludo.

Adapte o boné ao seu estilo

Se você gosta de um modelo de boné mais rapper mas costuma se vestir de um jeito mais formal, não deixe de usá-lo por isso. Além de fazer um contraste interessante ― a irreverência do acessório em contraponto com a sobriedade do visual ―, o estilo vai se tornar uma marca sua.

Estilo Boné

Você pode usar tipos mais novos e discretos para visuais mais arrumadinhos e bonés mais detonados para visuais streetwear. O importante é que, no fim, ele combine com sua personalidade.

Tire o adesivo frontal

Além de parecer que você vai devolver o boné à loja, o papel vai se desgastar e dar um ar de desleixo. Sem contar que vai ser uma propaganda gratuita. Evite.

Como fazer a limpeza do boné?

Assim como suas roupas, os acessórios também necessitam de limpeza ― e não seria diferente com o boné.

Não molhe demais ou deixe o boné debaixo d’água. Para limpá-lo corretamente, use um pano de algodão ou uma escova de cerdas macias levemente úmida com um pouquinho de detergente ou sabão neutro. Quer tirar os pelinhos que ficam grudados no boné? Use uma fita colante (durex, isolante), cole-a e descole-a com cuidado em cima da região.

Lembre-se de que o couro cabeludo precisa respirar, portanto não fique com o boné o dia inteiro, todos os dias. Usá-lo com cabelo molhado? Nem pensar! Abafar essa região ainda úmida deixa mau cheiro e pode causar caspas, queda e proliferar fungos.

Moderno, tradicional ou apenas útil, o boné é um acessório que deve fazer parte do seu dia a dia. Escolha os tipos que mais combinam com você e adapte-os ao seu guarda-roupa.

Gostou de saber como usar boné no dia a dia? Então confira nossa seleção e escolha o modelo ideal para você!