5 bares que resumem o espírito carioca

É difícil fazer qualquer lista de bares no Rio de Janeiro sem incomodar. Afinal, sempre vai ficar faltando o pé-sujo do coração de alguém. A verdade é que não falta lugar para beber uma cerveja na cidade maravilhosa — por mais que os preços e os serviços possam deixar a desejar de vez em quando. Mesmo assim, sem mais delongas, vamos partir para um breve tour por alguns dos bares mais carismáticos do Rio. A ideia é pincelar lugares bem diferentes entre si, e que agradariam qualquer forasteiro em busca do espírito das ruas cariocas. Ah, e se você também curte uma pizza, veja essa lista que fizemos com 5 pizzarias veganas e vegetarianas no Rio de Janeiro.

5 bares no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Bar Urca

https://www.instagram.com/p/BYadMmCgbvp/?hl=pt&taken-by=barurca

No quesito vista, é complicado superar o Bar Urca. O tradicional bar fundado em 1939 fica de frente para a famosa mureta da Urca. Com ares de cidade do interior, o bairro vizinho a Botafogo possui um dos visuais mais estonteantes do Rio. Por isso, o pôr do sol é o horário predileto dos boêmios, que usam a mureta como mesa. O mais famoso da região, o Bar Urca conta com petiscos invejáveis. Se os preços turísticos assustarem, é possível beber logo adiante — na pobreta. Há bares e ambulantes com opções, digamos, low cost.

Café Lamas

https://www.instagram.com/p/BXsmhcJhkEM/?taken-by=cafelamas

O letreiro na Marquês de Abrantes, no bairro do Flamengo, já avisa: fundado em 1874. Poucos estabelecimentos no Rio de Janeiro são tão antigos como o Café Lamas. Com seus quase 150 anos de boemia, o Lamas ficava originalmente no Largo do Machado, até ter que se deslocar alguns metros por conta das obras do metrô em 1974. A mudança, no entanto, não fez com que o bar parasse de respirar história. Foi ali, por exemplo, que surgiram pratos como o filé a Oswaldo Aranha, segundo o historiador Milton Teixeira. Até hoje, o prato é um dos carros-chefe da casa.

Bar do Momo

https://www.instagram.com/p/BOiQ7VvBCJi/?tagged=bardomomo

Se o que você procura é comida de boteco de altíssima qualidade, não há dúvidas: você precisa ir ao Bar do Momo. Localizado na Tijuca, o Bar do Momo foi fundado em 1972 — ou seja, também confere o quesito tradição. Com uma cozinha comandada por pai e filho, o estabelecimento tem colecionado prêmios por seus petiscos que saem do óbvio e saltam os olhos. E o melhor: os preços são bem convidativos. É preciso, no entanto, fazer um alerta: o bar não aceita cartões, então é bom encher a carteira antes de chegar lá.

Cachambeer

https://www.instagram.com/p/BYv1jvEFKVx/?taken-by=cachambeer

O nome do bar é um trocadilho com o bairro em que ele fica: localizado no Cachambi, o Cachambeer é um dos melhores lugares para comer e beber na Zona Norte do Rio. Orgulhoso da sua cultura de subúrbio, o bar não acredita em porções reduzidas. Tudo aqui é servido generosamente, e com direito a nomes hilários como “tábua hipertensão” ou “infarto completo” (se você ainda tem alguma dúvida, ambas opções são repletas de carne).

Nova Capela

https://www.instagram.com/p/BTwZRjWh-5g/?taken-at=243908067

Uma lista de bares do Rio de Janeiro não poderia ficar completa sem um representante do mais boêmio bairro carioca. Situado na Lapa, o Nova Capela é um dos mais famosos da cidade, com seus mais de cem anos de história. O prato imperdível é o cabrito assado com arroz de brócolis: um clássico que nunca envelhece. Nos últimos meses, no entanto, a notícia de que o bar estaria com problemas financeiros e poderia fechar em breve surpreendeu os cariocas. Mais um bom motivo para prestigiar enquanto ainda há tempo.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Plata o Plomo Blog
Logo