É difícil fazer qualquer lista de bares no Rio de Janeiro sem incomodar. Afinal, sempre vai ficar faltando o pé-sujo do coração de alguém. A verdade é que não falta lugar para beber uma cerveja na cidade maravilhosa — por mais que os preços e os serviços possam deixar a desejar de vez em quando. Mesmo assim, sem mais delongas, vamos partir para um breve tour por alguns dos bares mais carismáticos do Rio. A ideia é pincelar lugares bem diferentes entre si, e que agradariam qualquer forasteiro em busca do espírito das ruas cariocas. Ah, e se você também curte uma pizza, veja essa lista que fizemos com 5 pizzarias veganas e vegetarianas no Rio de Janeiro.

5 bares no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Bar Urca

No quesito vista, é complicado superar o Bar Urca. O tradicional bar fundado em 1939 fica de frente para a famosa mureta da Urca. Com ares de cidade do interior, o bairro vizinho a Botafogo possui um dos visuais mais estonteantes do Rio. Por isso, o pôr do sol é o horário predileto dos boêmios, que usam a mureta como mesa. O mais famoso da região, o Bar Urca conta com petiscos invejáveis. Se os preços turísticos assustarem, é possível beber logo adiante — na pobreta. Há bares e ambulantes com opções, digamos, low cost.

Café Lamas

Tivemos o prazer de receber a equipe do blog @rotaamada para um jantar delicioso. Voltem sempre pessoal! #Repost @rotaamada (@get_repost) ・・・ ?Ontem foi dia de jantar no @cafelamas, casa super tradicional do Rio e, simplesmente, o restaurante mais antigo do Brasil. . A casa mantém o mesmo padrão e decoração de quando nasceu, em 1874, mas não é só isso que mantém o @cafelamas no topo por tanto tempo: É a qualidade! Tanto no atendimento e mimo nos clientes, quanto nos pratos. Reparem a altura desse filé Oswaldo Aranha suculento… Sem dúvida o melhor que já provamos! E as sobremesas? (Vejam os stories ??) Sem comentários! ? . O lugar é tão fantástico e abriga tanta história, que não temos espaço pra descrever tudo aqui, mas vai sair um post no blog completo sobre ele! . ?Dica de ouro: Conheçam o restaurante e tenham uma experiência incrível. Simples assim ? . #rotaamada #cafelamas #comernorio #vejario #comidadibuteco #clkft01 #comerbem #tradicao #riodejaneiro #cariocagram #restaurante #toprestaurant #eatpraylove #ondecomernorio #foodporn #delicious #errejota #flamengo #instafood #dessert #cerveja #bier #cerveza #chopp #wanderlust #eat #food

A post shared by Restaurante Café Lamas (@cafelamas) on

O letreiro na Marquês de Abrantes, no bairro do Flamengo, já avisa: fundado em 1874. Poucos estabelecimentos no Rio de Janeiro são tão antigos como o Café Lamas. Com seus quase 150 anos de boemia, o Lamas ficava originalmente no Largo do Machado, até ter que se deslocar alguns metros por conta das obras do metrô em 1974. A mudança, no entanto, não fez com que o bar parasse de respirar história. Foi ali, por exemplo, que surgiram pratos como o filé a Oswaldo Aranha, segundo o historiador Milton Teixeira. Até hoje, o prato é um dos carros-chefe da casa.

Bar do Momo

Quer ser feliz? Já sabe… #vempromomo #bolovo #bolinhodebacalhau #bardomomo #melhordorio

A post shared by Ignácio (@ignaciopeixotoo) on

Se o que você procura é comida de boteco de altíssima qualidade, não há dúvidas: você precisa ir ao Bar do Momo. Localizado na Tijuca, o Bar do Momo foi fundado em 1972 — ou seja, também confere o quesito tradição. Com uma cozinha comandada por pai e filho, o estabelecimento tem colecionado prêmios por seus petiscos que saem do óbvio e saltam os olhos. E o melhor: os preços são bem convidativos. É preciso, no entanto, fazer um alerta: o bar não aceita cartões, então é bom encher a carteira antes de chegar lá.

Cachambeer

Outro gigante da Birosca. Palmito In Natura assado na casca com Camarão e Catupiry.

A post shared by Bar Cachambeer (@cachambeer) on

O nome do bar é um trocadilho com o bairro em que ele fica: localizado no Cachambi, o Cachambeer é um dos melhores lugares para comer e beber na Zona Norte do Rio. Orgulhoso da sua cultura de subúrbio, o bar não acredita em porções reduzidas. Tudo aqui é servido generosamente, e com direito a nomes hilários como “tábua hipertensão” ou “infarto completo” (se você ainda tem alguma dúvida, ambas opções são repletas de carne).

Nova Capela

Hora do almoço! No tradicional NOVA CAPELA, na Lapa – RJ.

A post shared by Jose Guilherme Magalhães (@zeguijf) on

Uma lista de bares do Rio de Janeiro não poderia ficar completa sem um representante do mais boêmio bairro carioca. Situado na Lapa, o Nova Capela é um dos mais famosos da cidade, com seus mais de cem anos de história. O prato imperdível é o cabrito assado com arroz de brócolis: um clássico que nunca envelhece. Nos últimos meses, no entanto, a notícia de que o bar estaria com problemas financeiros e poderia fechar em breve surpreendeu os cariocas. Mais um bom motivo para prestigiar enquanto ainda há tempo.

Você também vai gostar: