Quantas pessoas vegetarianas ou veganas você conhece? Aposto que pelo menos uma, certo? Isso se você não for a própria pessoa! Por isso, no post de hoje, vamos dar uma dica de 10 restaurantes veganos em São Paulo que você precisa conhecer.

O vegetarianismo e veganismo tem se popularizado cada vez mais, e ganhado novos adeptos ao redor do mundo. Aqui no Brasil, segundo pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência em abril de 2018, 14% da população se declara vegetariana. Nas metrópoles de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife essa porcentagem sobe para 16%. É um crescimento de 75% em relação a 2012, quando a mesma pesquisa resultou em 8% de brasileiros vegetarianos nas regiões metropolitanas.

Não há pesquisa sobre o número de veganos, mas pegando como base pesquisas realizadas em outros países, podemos considerar que 7 milhões de brasileiros não consomem produtos de origem animal. O que faz com que cresça a oferta no mercado e surja sempre um novo restaurante vegano por aí. Acompanhe a leitura para conhecer a nossa lista de indicações!

A causa Vegana

Ser vegano (a) vai muito além da definição simplista de que “são pessoas que não gostam de comer carne”. As motivações para abrir mão do consumo de produtos de origem animal podem ser diversas: a compaixão pelos animais, a preocupação com o meio ambiente, a preocupação com a saúde ou um ato político.

É muito comum as pessoas se sentirem mal informadas sobre o que consomem, e também sobre o impacto dos seus hábitos como um todo. Por isso, se você está acompanhando esta leitura porque considera uma mudança de atitude, indico aqui dois documentários veganos da Netflix: What the Health, para refletir sobre a sua saúde e Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade, para refletir sobre como ajudar a salvar o planeta.

What The Health – Official Trailer::

Cowspiracy – Official Trailer:

Se o acelerado desmatamento da Amazônia, o aquecimento global e todas as questões ambientais te preocupam, se informar e considerar uma vida vegana pode ser uma ótima ideia e o seu melhor ativismo. Go vegan!

O que o vegano come?

Essa é a clássica pergunta feita para todo mundo que abre mão dos ingredientes de origem animal na sua alimentação. E para ela, tem várias respostas.

A comida vegana é cheia de cores, texturas, muito sabor e criatividade, e é composta por verduras, legumes, frutas, grãos, algas e cogumelos.

Existe o mito de que veganos comem mal e ser vegano é caro. O que não passa de falta de informação, e o perfil Vegano Periférico do Instagram, prova a cada novo post que este estilo de vida é acessível para todos. Se você ainda não conhece, vale a pena seguir e acompanhar as dicas de lá.

View this post on Instagram

"O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade." Logo, pra ser vegano não precisa necessariamente meditar, praticar yoga, comer apenas frutas, legumes e vegetais. Muitos veganos consomem industrializados, refrigerantes, cervejas, frituras, pastéis, lanches, hot dog, pizzas, salgados, churros, bolos, sorvetes, tortas, pães e muito mais… é só verificar se não tem nada de origem animal no produto e também ver se a marca não está envolvida com algum tipo de exploração (vá de google). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O veganismo é uma conduta ética perante o sofrimento animal, é um posicionamento político, não uma parada de seres iluminados, com falso sentimento de superioridade, que tem uma espiritualidade elevada e muito menos uma religião ou seita. E que fique bem claro: não está relacionado apenas à comida, é muito mais amplo do que pensamos. É, de fato, um movimento anti-opressão, de libertação, que visa não só uma mudança individual mas também uma mudança sistêmica e coletiva. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Na humildade e com clareza é possível mostrar que o veganismo é acessível, barato e necessário. Sem estrelismo, raiva ou sentimento de superioridade, porque o nosso intuito é abraçar cada vez mais pessoas e mostrar que é possível ser ativo contra essa indústria violenta e anti-vida, seja elas vivendo numa quebrada ou num bairro privilegiado. A responsa de mudar como enxergam o veganismo é nossa (veganos).

A post shared by Vegano da Periferia (@veganoperiferico) on

Mas e comer fora, não é muito caro? Não, e vamos te mostrar agora!

10 restaurantes veganos em São Paulo para você conhecer

Nós amamos dar dicas sobre restaurantes veganos e vegetarianos. Já fizemos um post falando de pizzarias veganas e vegetarianas no Rio de Janeiro e um outro contando sobre hamburguerias vegetarianas e veganas que você precisa conhecer em São Paulo. O post de hoje está mais eclético. Vamos te dar 10 ótimas dicas de restaurantes veganos em São Paulo que você precisa conhecer!

1) Madruguinha Vegan

Só pelo nome já dá para virar fã, né? A inspiração vem do cachorro adotado por um dos donos. O Madruguinha Vegan é um café e restaurante petfriendly, que serve refeições, pizzas e hambúrgueres. Além disso, também é um pequeno empório de produtos veganos, onde você pode aproveitar a visita e abastecer a dispensa de casa.

Onde fica? Rua Niterói, 183. Centro, São Caetano.

Quando ir? Seg. a Qui. 11:30 às 17:00 hrs/ Sex. 11:30 às 17:00 – 18:00 às 22:30 hrs/ Sáb. 12:00 às 15:30 – 18:00 às 22:30 hrs/ Dom. 12 às 15:30 hrs.

Faixa de preço: $$
Conheça:  https://www.facebook.com/madruguinhavegan/

2) Animal Chef

Essa opção é para você que gosta de uma boa junk food vegan.

A Animal Chef é uma hamburgueria artesanal pensada para agradar o paladar de veganos e não-veganos. Seu cardápio possui cinco opções fixas e uma da semana. O hamburguer é feito de arroz 7 grãos, lentilha vermelha, cenoura, beterraba, farinha de mandioca, especiarias e sal rosa. Aposto que te deu água na boca!

Onde fica? Rua Augusta, 1036.

Quando ir? Ter. a Sex. 12:00 às 15:00 hrs – 18:00 às 22:00 hrs./ Sáb. e Dom. 12:00 às 22:00 hrs.

Faixa de preço: $
Conheça: http://animalchef.com.br/

3) Novos Veganos

Mais uma opção para ficar fã logo de cara e para quem gosta de junk food.

A Novos Veganos é uma hamburgueria vegana que além desse nome sensacional, também batizou os lanches com muita criatividade, se inspirando em astros da música que não comem carne. Dá uma olhada no que você vai encontrar no cardápio: Paul Semcarney, BNegrão de Bico, Shita Lee, Eddie Vegger, Live Fish, Falalf e Offspig. Demais, né?

Onde fica? Rua Icobé, 3. Penha/ Rua Fidalga, 73. Vl. Madalena.

Quando ir? Unidade Penha: Seg a Sex. 18:00 às 23:00 hrs/ Sáb. e Dom. 12:00 às 23:00. Unidade Vl. Madalena: Todos os dias das 12:00 às 23:00.

Faixa de preço: $

Conheça:  https://www.facebook.com/hamburguerianovosveganos/

View this post on Instagram

Hoje é dia de Eddie Vegger por R$15 ?

A post shared by Novos Veganos Penha (@novosveganos) on

4) Prime Dog

Queridinho entre os vegetarianos e veganos, o Prime Dog é um fast food com opções de refeições, hambúrgueres e lanches. Essa é uma boa opção para os baladeiros, já que fica aberta até de madrugada.

Onde fica? Rua Vergueiro, 1960. Vl. Mariana/ Av. Brigadeiro Faria Lima, 1814. Jd. Paulistano.

Quando ir? Seg. e Ter. 11:30 às 03:00 hrs/ Qua. e Qui. 11:30 às 04:00 hrs/ Sex. e Sáb. 11:30 às 06:00 hrs/ Dom. 11:30 às 04:00

Faixa de preço: $$

Conheça: https://www.facebook.com/Primedoglanchonete/

5) That Vegan Brand Comedoria Vegana

Com um ambiente acolhedor, o That Vegan Brand é uma ótima pedida para almoço e jantar. Entre opções fixas e prato do dia, servem refeições, lanches, porções e sobremesas maravilhosas.

Onde fica: Rua Aimberê, 91. Perdizes.

Quando ir: Seg. 12:00 às 15:00 hrs/ Ter. a Sex. 12:00 às 24:00 hrs/ Sáb. 12:00 às 01:00 hrs/ Dom. 12:00 às 22:00 hrs.

Faixa de preço: $$

Conheça: http://thatveganbrand.com.br/

6) Central Panelaço

Localizado em cima da Barbearia Cavalera, o Central Panelaço é o restaurante multifuncional do João Gordo, líder do Ratos de Porão e ícone do punk brasileiro. No ambiente autêntico, além do restaurante vegano, você também encontra produtos de decoração, camisetas, discos e produtos veggies. Sempre rola alguma programação por lá, como o Comédia Panelaço. Para não perder, é só ficar de olho nas redes sociais.

Onde fica? Rua Conselheiro Carrão, 451. Bixiga.

Quando ir? Seg. a Sáb. 12:00 às 20:00 hrs/ Almoço das 12:00 às 16:00.

Faixa de preço: $$

Conheça: https://www.facebook.com/centralpanelaco/

7) Vaca Verde

O Vaca Verde é aquele lugar para você sair satisfeito. O buffet self-service possui 10 opções de pratos quentes e 10 de saladas, e você pode comer à vontade por 18,00. Maravilhoso, né?

Onde fica? Rua Alvorada, 457. Vl. Olímpia.

Quando ir? Seg. a Sex. 11:30 às 15:30 hrs/ Sáb. 12:00 às 16:00 hrs.

Faixa de preço: $

Conheça: http://vacaverde.com.br/

8) Loving Hut

A rede internacional Loving Hut é muito querida entre os veganos. Tem opção de buffet por quilo ou livre com preço fixo, incluindo sobremesa e bebida. Para quem gosta da culinária oriental, é o lugar certo. Além disso, a unidade Jardins conta também com uma gelateria vegana que tem 12 sabores de sorvetes artesanais, feitos a base de leite de castanhas. Deu água na boca por aí?

Onde fica? Rua Augusta, 1961. Jardins.

Quando ir? Seg. a Sex. 11:30 às 15:00/ Sáb. Dom. e Feriados 12:00 às 16:00.

Faixa de preço: $$

Conheça: https://www.facebook.com/lovinghutjardins/

9) Vita Natural

Opção perfeita  de restaurantes veganos em São Paulo para aquele dia que você estiver passeando pela Avenida Paulista, o Vita Natural é um self-service completo com valor fixo de 29,00 durante a semana, e 31.90 aos sábados, domingos e feriados. O valor inclui sucos e sobremesas, e você pode repetir quantas vezes quiser!

Onde fica? Alameda Campinas, 244.

Quando ir? Todos os dias as 11:30 às 15:30.

Faixa de preço: $$

Conheça: https://www.facebook.com/vitanatural.vegano/

View this post on Instagram

Hoje é dia de AcaraJah no Vita Natural!! ? . ?CARDÁPIO ? Feijoada Moqueca de banana da terra Hamburguinho de aveia com proteína Acarajah Homus Macarrão com chimichurri e calabresa Escondidinho Macaxeira frita Caldo de lentilha Farofa Couve Arroz branco Arroz integral Arroz Vita Maionese de legumes Moyashi . ?SOBREMESAS ? Pudim de leite vegano Banana assada com canela Creme de papaia Sagu de chia Salada de fruta Bolo de chocolate Bolo de maracujá . . . ? Al. Campinas, 244. ? Pertinho da estação Trianon Masp do metrô. ? Todos os dias, das 11h30 às 15h30. ? R$29 (seg-sex) // R$31,90 (finais de semana e feriados) // R$27,50 Sócios SVB // R$27,50 para Empresas Parceiras. ✅ O valor inclui pratos quentes, saladas, sucos e sobremesas. Tudo À VONTADE e sem limite de repetição! ? Aceitamos dinheiro, crédito, débito e VR (todos). . ? TEMOS OPÇÃO DE MARMITEX! Marmitex por R$19 (você escolhe o que tem!), sobremesa por R$5 e suco por R$5. . #VitaNatural #VitaNaturalVegano #Masp #trianonmasp #sescpaulista #alamedacampinas #alcampinas #almoçovegano #almoçonatural #govegan #veganfortheanimals #burgervegano #30vegandays #21DiasSemCarne #veggie #youvegan #foodporn #vegetariano #vegetarian #spvegana #spvegan #BuffetVegano #veganlife @foodprijin

A post shared by Vita Natural Restaurante (@vitanatural.vegano) on

10) Purana.Co

Para aqueles dias em que você quer uma refeição sofisticada, a dica é o Purana.Co, o café e restaurante da apresentadora e autora Alana Rox, do Diário de uma Vegana. Localizado em Pinheiros, é uma opção petfriendly, 100% vegana e orgânica, com receitas desenvolvidas pela própria Alana.

Onde fica? Rua Cônego Eugênio Leite, 840. Pinheiros.

Quando ir? Seg. 12:00 às 20:00/ Ter. 09:00 às 20:00

Faixa de preço: $$$

Conheça: https://www.facebook.com/purana.co/

E aí, ficou com fome depois de todas essas opções de restaurantes veganos em São Paulo? Conta nos comentários se algum desses lugares é o seu preferido, e indique outros que não estão na lista e que também são livres de sofrimento animal.

Você também vai gostar: